Início Quais são os impactos ambientais provocados pelos biocombustíveis?

Quais são os impactos ambientais provocados pelos biocombustíveis?

28 de setembro de 2022 às 22:08
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Quais são os impactos ambientais provocados pelos biocombustíveis
Quais são os impactos ambientais provocados pelos biocombustíveis (Foto/divulgação)

A princípio, muitas pessoas acreditam que os biocombustíveis oferecem somente vantagens ao meio ambiente. Mas, quais são os impactos ambientais provocados pelos biocombustíveis? Iremos te mostrar! Afinal, é importante conhecer os impactos de combustíveis tão utilizados em todo o mundo, e que possuem demanda crescente na sociedade.

Atualmente, o Brasil aumentou a sua participação no cenário internacional de exportação e utilização de biocombustíveis, especialmente o biodiesel. Isso ocorreu devido ao programa Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), que visa investir em projetos alternativos, especialmente por não concordarem com as normas do protocolo de Quito, onde o Brasil está inserido.

A missão do projeto é contribuir para a redução global de emissões dos gases, garantindo sustentabilidade e diminuição nas taxas de CO2. Hoje, o Brasil possui relação direta com o projeto, mas, também se destaca no mercado de biocombustíveis devido a sua grande capacidade de matérias-primas, como a cana-de-açúcar, mamona, girassol, soja, amendoim, babaçu, entre outros.

Quais as desvantagens dos biocombustíveis?

Hoje, a poluição ambiental é a maior desvantagem do uso de combustíveis fósseis. Isso porque o dióxido de carbono, o gás liberado durante a queima desse tipo de combustível, é o grande responsável pelo aquecimento global.

Dessa forma, os biocombustíveis surgiram como uma opção para reverter essa situação, mas, diferente do que muitos pensam, eles também contribuem para o aquecimento global, embora seja numa escala menor. Isso porque alguns gases são liberados na sua produção, aumentando o efeito estufa e, eventualmente, causando também o aparecimento de chuva ácida.

Paralelamente, a produção de biocombustíveis também afeta a cadeia alimentar, pois é necessário um grande número de matéria-prima para sua produção, como soja ou milho, por exemplo. Dessa forma, devido à escassez, o valor a mais é repassado para o consumidor, que paga mais nos alimentos por conta da produção de biocombustíveis.

Outro ponto que deve ser considerado sobre biocombustíveis é a questão dos fertilizantes. Devido ao alto número de plantações, os fertilizantes liberam gases tóxicos, e ainda afetam diretamente alguns ecossistemas. Além disso, o descarte de dejetos e outros componentes também é realizado inadequadamente, ou seja, por mais “limpo” que os biocombustíveis sejam, ainda apresentam riscos ao meio ambiente.

Quais são os impactos ambientais provocados pelos biocombustíveis?

Atualmente, os combustíveis fósseis, como petróleo, gás natural e carvão mineral, são os principais causadores das mudanças climáticas e sua aceleração. Dessa forma, é necessário parar com sua exploração, e apostar em uma transição energética eficiente, baseada em energias renováveis, para substituir totalmente os combustíveis fósseis temporalmente.

Neste sentido, os biocombustíveis aparecem como uma opção de energia renovável e eficiente, mas, diferente do que muitos pensam, eles ainda apresentam algumas desvantagens, especialmente devido à concorrência com o mercado de alimentos. Entre as principais desvantagens dos biocombustíveis, temos:

  • Produção acentuada que produz gases que intensificam o efeito estufa, mesmo que em menor proporção que os combustíveis fóssil;
  • Desmatamento contínuo de áreas florestais para novas áreas de cultivo.
  • Aumento do número de chuvas ácidas;
  • Uso exacerbado de água durante a sua produção;
  • Redução da diversidade agrícola devido às plantações monocultoras;
  • Aumento do preço dos alimentos devido à competição do mercado pelas matérias-primas.

Neste sentido, a produção de bicombustíveis oferece a possibilidade de substituir os combustíveis fósseis, mas, no futuro, é possível que a escassez de matéria-prima resulte numa alta competição por alimentos, especialmente grãos, e a população deverá ser bastante prejudicada.

Por fim, agora que você já descobriu quais são os impactos ambientais provocados pelos biocombustíveis, é necessário mencionar que o uso de biocombustíveis ainda não é tão forte em alguns países, especialmente os de baixa renda. Portanto, caso não haja uma forma de suprir toda a demanda, é possível que o preço seja elevado futuramente, sendo um novo problema em um combustível que deveria resolver a situação ambiental. 

Relacionados
Mais recentes
Fechar