Início Quais são os tipos de biocombustíveis?

Quais são os tipos de biocombustíveis?

29 de setembro de 2022 às 18:44
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Quais são os tipos de biocombustíveis
Quais são os tipos de biocombustíveis (Foto/divulgação)

Em suma, podemos definir biocombustível como todo combustível feito de biomassa, sendo de origem orgânica, natureza e não fossilizada. Neste sentido, a matéria-prima também pode vir de um animal, mas, geralmente, é feita a partir de vegetais. Dessa forma, vamos te mostrar quais são os tipos de biocombustíveis!

Primeiramente, vale citar que os biocombustíveis são fontes de energia renovável, por isso, também são chamados de fontes alternativas. Uma vez que a biomassa é consumida, é possível produzir mais matéria-prima em um curto período. Além disso, uma das vantagens do uso de biocombustíveis é a redução de gases poluentes na atmosfera.

Como o biocombustível é produzido?

Quais são os tipos de biocombustíveis / Canal Probex Renováveis

Como mencionamos, os biocombustíveis são produzidos a partir da biomassa, o qual é uma matéria orgânica. Entretanto, ainda existe a possibilidade deles serem produzidos a partir de bactérias de origem animal, mas, na produção atual global, a origem vegetal é a mais comum. Dessa forma, os biocombustíveis são feitos especialmente com plantas oleaginosas, sendo as principais delas:

  • Cana-de-açúcar;
  • Milho;
  • Mamona;
  • Soja;
  • Dendê;
  • Canola;
  • Palma;
  • Madeira;
  • Pinhão;
  • Semente de girassol;
  • Babaçu;
  • Trigo;
  • Celulose.

Dessa forma, dependendo do tipo de tratamento que essas plantas recebem, elas podem gerar óleos, gerar álcool, sofrer fermentação, produzir etanol, gases e diversos outros compostos. Sendo assim, a biomassa e os biocombustíveis são normalmente produzidos em usinas termelétricas.

Quais são os tipos de biocombustíveis?

Além dos tipos de plantas usados para a sua produção, os biocombustíveis também recebem nomes pelos seus processos. Por outro lado, os tipos de biocombustíveis também são classificados de outra forma, através de 4 gerações. Para isso, é avaliado o nível de “pureza”, além da química envolvida no processo de fabricação. Por isso, para saber quais são os tipos de biocombustíveis, temos as seguintes gerações:

Primeira geração

Os biocombustíveis da primeira geração são produzidos a partir dos vegetais oriundos da agricultura. Neste caso, eles são fabricados a partir da cana-de-açúcar, do trigo, da beterraba e do milho. São os biocombustíveis mais conhecidos, como o etanol, o biogás, o biodiesel e o bio-álcool. Hoje, eles apresentam um problema considerável para a sociedade, pois acabam entrando em concorrência com a produção de alimentos. Dessa forma, no futuro, é possível que a fabricação dos biocombustíveis da primeira geração afetem a oferta de comida no mercado.

Segunda geração

Os biocombustíveis da segunda geração são caracterizados como o combustível de biomassa, oriundo das fibras vegetais e da celulose. Geralmente, eles podem vir tanto da madeira como de outras partes não comestíveis dos vegetais. Para produzir o combustível, essas fibras são convertidas em consumíveis por usinas termo-químicas ou bioquímicas. Atualmente, a exploração da segunda geração está em constante crescimento, buscando utilizar resíduos agrícolas e até industriais para a produção de combustível.

Terceira geração

Quando perguntamos quais são os tipos de biocombustíveis, podemos dizer que poucas pessoas conhecem os pertencentes à terceira geração. Basicamente, eles são combustíveis criados a partir das espécies vegetais, como as algas pequenas.

Quarta geração

Atualmente, os biocombustíveis da quarta geração possuem um caráter ecológico. Isso porque ele é fabricado a partir da modificação genética das árvores. Em suma, ele tem como missão fornecer biomassa de alta qualidade, que funcione como filtradora de dióxido de carbono da atmosfera.

Além de colaborar com a qualidade do ar, o dióxido de carbono presente na biomassa consegue capturá-lo em algum momento do processo de bioconversão. Dessa forma, ele seria armazenado em campos de óleo e gás, valas de retirada de carvão e aquíferos salinos. Por fim, agora que você já descobriu quais são os tipos de biocombustíveis, fica mais fácil entender qual é a missão desses combustíveis na batalha contra as mudanças climáticas, e como eles podem contribuir na vida da população do planeta.

Relacionados
Mais recentes
Fechar