Início Quais são os biocombustíveis mais usados nas indústrias brasileiras?

Quais são os biocombustíveis mais usados nas indústrias brasileiras?

29 de setembro de 2022 às 18:05
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Quais são os biocombustíveis mais usados nas indústrias brasileiras
Quais são os biocombustíveis mais usados nas indústrias brasileiras (Foto/divulgação)

Atualmente, os biocombustíveis são apontados como uma alternativa para a utilização de combustíveis fósseis, derivados do petróleo. Embora estes possuam um alto potencial energético, também possuem uma taxa de poluição elevada, e ainda são esgotáveis. Devido ao aumento do consumo, uma pergunta surgiu: quais são os biocombustíveis mais usados nas indústrias brasileiras?

Hoje, o Brasil estuda ser líder na produção de biocombustíveis. Isso porque o país possui um grande número de matérias-primas, além de condições climáticas e geográficas ideais para uma produção em larga escala. Dessa forma, nada mais natural do que investir seus recursos em combustíveis renováveis e potencialmente ecológicos.

Quais são os biocombustíveis mais usados nas indústrias brasileiras?

Quais são os biocombustíveis mais usados nas indústrias brasileiras / Canal Instituto Senai de Tecnologia MT

As indústrias brasileiras produzem diversos tipos de materiais, exportados para todo o mundo. Neste sentido, é característico que elas precisem de diversos materiais para sua produção, e um deles é o combustível. Dessa forma, os biocombustíveis ganharam espaço em diversas áreas brasileiras, especialmente nas automobilísticas. Sendo assim, confira quais são os biocombustíveis mais usados nas indústrias brasileiras:

Biodiesel

O biodiesel é o biocombustível mais produzido no Brasil. Ele é feito a partir de óleos vegetais extraídos da soja e do amendoim. Geralmente, o biodiesel substitui o óleo diesel em automóveis, caminhões, tratores e até mesmo em geradores de energia elétrica. 

Por outro lado, vale mencionar que o biodiesel não é tóxico, sendo efetivamente seguro, além de contribuir com a redução de emissões de gases poluentes na atmosfera. Dessa forma, o biodiesel beneficia o meio ambiente e permite maior pureza do ar nas cidades brasileiras.

Biogás

O biogás surgiu através de uma mistura de gases oriundos da decomposição biológica da matéria orgânica. Para dar certo, essa decomposição deve ocorrer com ausência de oxigênio. Sendo assim, essa fonte de energia renovável é obtida em pântanos, aterros sanitários, corpos de animais, entre outros.|

Paralelamente, como o Brasil possui um problema crônico relacionado a destinação do lixo, o biogás se tornou uma opção bastante interessante para aproveitar as matérias presentes em lixões e aterros sanitários. Além disso, ele é uma das opções mais ecológicas dentro dos biocombustíveis.

Bioetanol

O bioetanol é produzido através da extração do etanol de plantas como a cana-de-açúcar, o milho e a celulose. No Brasil, a cana-de-açúcar é a planta mais utilizada para produção de bioetanol. Além disso, para garantir uma melhor produção, o álcool é extraído da celulose das plantas, garantindo assim um maior potencial energético.

Biometanol

O bioetanol é um metanol criado a partir da biomassa. Normalmente, ele é usado em indústrias, mas também pode ser usado na produção de plástico. Diferente de outros biocombustíveis, ele apresenta sua maior característica o fato de ser bastante inflamável, o que torna seu manuseio perigoso para certos usos. Para sua produção, o eucalipto é a matéria-prima mais utilizada.

Óleo Vegetal Puro

O óleo vegetal puro é o último da lista. Ele é feito a partir da gordura de plantas oleaginosas. Entretanto, por ter um alto custo de produção, o óleo vegetal ainda é um biocombustível com pouca utilização, mas que apresenta um grande potencial de crescimento no futuro. Hoje, ele é usado em diversas ocasiões, desde aplicações pelas indústrias a uso doméstico.

Quais os benefícios dos biocombustíveis?

Agora que você já descobriu quais são os biocombustíveis mais usados nas indústrias brasileiras, podemos falar de alguns benefícios que eles possuem. Primeiramente, eles são criados a partir da energia renovável, pois a matéria-prima para sua concepção é as plantas, ou seja, não irão acabar, como pode acontecer com o petróleo.

Além disso, os biocombustíveis podem favorecer as indústrias de países menos desenvolvidos, pois dependem apenas de plantas e outros elementos orgânicos para serem produzidos. Neste sentido, a produção de biocombustíveis favorece a geração de empregos e, consequentemente, maior renda para um país.

Relacionados
Mais recentes
Fechar