A gigante chinesa de tecnologia e líder global em carros elétricos, BYD, anunciou a segunda geração da bateria, Blade V2. Essa nova tecnologia promete ser um grande avanço em termos de autonomia, desempenho e custo.
A revelação foi feita pelo próprio CEO da BYD, Wang Chanfu, durante uma reunião de resultados financeiros. A nova bateria, chamada Blade V2, está prevista para ser lançada em agosto de 2024. A BYD, fundada em 1995, inicialmente fabricava baterias recarregáveis para celulares.
Desde então, a empresa se tornou líder nos setores automotivo, de eletrônicos, energia renovável e ferroviário. Entre suas inovações mais notáveis está a bateria Blade, apresentada pela primeira vez em março de 2020. Essas baterias são feitas de fosfato de ferro-lítio (LFP), que dispensa o uso de níquel, cobalto e manganês, materiais comuns em outras baterias de íons de lítio.
As baterias LFP têm densidade energética menor que as baterias NMC (níquel-manganês-cobalto), mas oferecem várias vantagens
Elas são mais baratas, têm um ciclo de vida mais longo (até 5.000 ciclos de carga e descarga) e uma maior capacidade de carregamento. A estrutura das células da bateria Blade é composta por longas lâminas alinhadas transversalmente, otimizando o espaço em mais de 50% em comparação com as baterias convencionais.
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As células da bateria Blade têm superfícies largas que liberam e geram calor mais lentamente, ajudando na dissipação de calor. A forma retangular plana melhora o resfriamento e o desempenho em pré-aquecimento. Além disso, a bateria Blade não libera oxigênio durante a fuga térmica, ao contrário das baterias NMC, tornando-a menos suscetível a incêndios.
A BYD já submeteu a bateria Blade V2 a testes rigorosos de resistência
Em um teste de penetração com prego, a bateria não emitiu fumaça nem pegou fogo, atingindo uma temperatura de 30 a 60 °C. Em comparação, uma bateria NMC nas mesmas condições excedeu os 500 °C e pegou fogo instantaneamente.
Com a nova geração de baterias, os carros elétricos da BYD poderão ter uma autonomia de até 1.000 km com uma única carga. A densidade de energia será elevada de 140 Wh/kg para 190 Wh/kg, um salto significativo que permitirá esse aumento de autonomia.
Atualmente, os carros elétricos da BYD vendidos no Brasil têm uma autonomia entre 350 e 400 km
A nova bateria Blade permitirá um interior de carro mais espaçoso, pois ocupará menos espaço. Além disso, baterias menores e mais leves significam menos material utilizado e custos de produção mais baixos, o que pode tornar os carros elétricos mais acessíveis para os consumidores. O lançamento da Blade V2 está previsto para agosto de 2024, marcando um avanço significativo para a BYD e para o mercado de veículos elétricos.