1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Biogás – Alternativa para geração de energia elétrica em substituição ao gás natural e novos empreendimentos
Tempo de leitura 2 min de leitura

Biogás – Alternativa para geração de energia elétrica em substituição ao gás natural e novos empreendimentos

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 05/02/2021 às 19:52
Biogás, energia elétrica energia
Usina de biogás
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

As usinas de biogás são uma alternativa de geração de energia e não gera tantos impactos socioambientais quanto o gás natural

O uso do biogás produzido como subproduto de aterros sanitários é um elo importante entre os projetos de saneamento e o setor de energia. Segundo dados do Siga – Sistema de Informação de Geração de Energia, da ANEEL, existem atualmente 21 projetos de geração de energia a biogás de RSU – resíduos sólidos urbanos, em oito estados, representando 174 MW de energia elétrica autorizada.

Veja ainda outras notícias do dia:

Formas para utilizar o biogás como fonte de energia:

Existem três maneiras de usar o biogás como fonte energética: a primeira é por combustão direta, a segunda é a gaseificação e a terceira é a reprodução de processos naturais. Nos processos naturais, a ação de microrganismos em um ambiente anaeróbio fará com que a matéria orgânica se decomponha e, assim, emita biogás.

Projetos eficientes e sustentáveis:

Um projeto de aterro sanitário pode incluir uma solução para usar o biogás para gerar eletricidade. Nesse caso, é possível prever a energia elétrica gerada pelo mesmo operador do aterro (desde que devidamente autorizado pela ANEEL) e a venda do biogás para outra geradora de energia. Dessas duas opções, a comercialização da energia gerada ou biogás pode trazer maior sustentabilidade financeira ao projeto final de tratamento de resíduos.

Na segunda possibilidade, o biogás pode ser considerado para a produção de energia, principalmente vinda de aterros cujas atividades estão prestes a ser encerradas. Um método é transferir o direito de manutenção do aterro para um agente privado, que tem o direito de usar o biogás gerado para geração direta, ou vendê-lo para um agente licenciado que usa o material para geração.

Desafios do uso de biogás:

O potencial de geração de energia com biogás em aterros enfrenta obstáculos como dificuldades operacionais, custo de conexão das usinas à rede e os custos associados à compra e manutenção de equipamentos, na maioria importados e, portanto, atrelados ao dólar, variação da geração do biogás e imprevisibilidades do preço da energia.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos