1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Bioenergia do Brasil, gigante em energia renovável, deverá ser leiloada nos próximos devido à altos prejuízos
Tempo de leitura 4 min de leitura

Bioenergia do Brasil, gigante em energia renovável, deverá ser leiloada nos próximos devido à altos prejuízos

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 23/08/2021 às 20:20
Mesmo sendo uma empresa bastante conceituada em energia renovável, a Bioenergia do Brasil não conseguiu faturar o suficiente para sair da crise.
Mesmo sendo uma empresa bastante conceituada em energia renovável, a Bioenergia do Brasil não conseguiu faturar o suficiente para sair da crise. Fonte: Divulgação

Mesmo sendo uma empresa bastante conceituada em energia renovável, a Bioenergia do Brasil não conseguiu faturar o suficiente para sair da crise.

Na última sexta-feira, (20), a consultoria Datagro anunciou que em breve, a usina Bioenergia do Brasil será disponibilizada no mercado para que quem possui interesse, possa comprá-la. Até o momento, não há mais informações pertinentes acerca de quanto custará ou quais seriam as condições de compra. Pelo fato de ser uma empresa conceituada no ramo de cana-de-açúcar, combustível e energia renovável, o valor poderá ser na casa dos milhões.

No entanto, a usina ainda está passando por uma série de trâmites legais até que possa ser leiloada. A situação atual é que, um plano de recuperação judicial está aguardando um veredito da justiça para dar prosseguimento com as negociações. Após a homologação da justiça, um edital será pulicado, para aqueles que possuem interesse possam se preparar. No documento, constará explicações acerca dos os termos, condições, valores e quando a venda será realizada.

Artigos que podem ser interessantes:

Bioenergia do Brasil, empresa no ramo de energia renovável será leiloada devido a prejuízos

Desde 2003, a empresa vem registrando consecutivos prejuízos. Para se ter uma noção, somente no ano passado, a Bioenergia do Brasil obteve como resultado líquido, um valor bem abaixo do esperado, perfazendo um total de somente, R$ 42,87 milhões. Para tentar salvar o empreendimento, diversos empréstimos e outros tipos de financiamentos foram realizados. No entanto, isso só contribuiu para que a dívida crescesse e ficasse acumulada em R$ 295,16 milhões.

Portanto, a situação de uma das maiores empresas no setor de energia renovável no Brasil está alarmante. Dessa forma, após tantas tentativas para salvá-la, a única opção encontrada está sendo vendê-la. O valor descrito acima, foi obtido em 31 de dezembro, e nesses últimos 8 meses, um acréscimo poderá ter acontecido nos prejuízos. Mesmo estando bastante endividada, a empresa consegue ter um bom desempenho.

Por exemplo, em relação a cana-de-açúcar, a unidade consegue moer diariamente, cerca de 10 mil toneladas. Suas outras produções diárias são: 400 milhões de litros de anidro, 600 milhões de litros de etanol hidratado e 700 toneladas de açúcar VHP. Já em relação a sua contribuição com a energia renovável, a Bioenergia do Brasil consegue gerar diariamente, até 165 MWh. Mas, somente para essa nova safra, a expectativa é que a sucroenergética consiga obter um total de 1 milhão de toneladas em moagem.

É vantajoso comprar a Bioenergia do Brasil?

Quando questionado, o advogado que está a frente do caso, Jorge Mattar, revela que, devido a crise que se instalou com a chegada da pandemia, foi um grande contribuinte para que essa situação pudesse estar acontecendo agora. Para ele, “Com a pandemia, a negociação com os credores acabou se estendendo por período maior que o previsto, mas o plano de recuperação judicial foi aprovado em assembleia geral de credores no final de junho de 2021”.

A partir do momento em que a empresa for colocada para leilão, o valor arrecadado será utilizado para quitar as suas dívidas. E o valor que sobrar, será utilizado para impulsionar as demais empresas que constituem o grupo, sendo essas voltadas para o setor agrícola. No entanto, a companhia conseguiu efetuar algumas vendas de etanol no início do ano, que estão previstas para serem entreguem no decorrer dos próximos meses.

Sendo assim, quem adquirir a Bioenergia do Brasil, não terá que arcar com seus contratos ou dívidas pendentes. Porém, há somente um contrato ativo com a usina Floralco, em Flórida Paulista (SP). Esse está previsto para encerrar somente em 2038. Caso quem arremate a empresa que está sendo leiloada, poderá optar por continuar ou pedir a rescisão do contrato.

No entanto, é válido ressaltar que, a Bioenergia do Brasil e a Floralco, conseguem moer diariamente, cerca de 22 mil toneladas de cana, 1,2 bilhão de litros de etanol e 1,3 mil toneladas de açúcar VHP. Sendo no final do dia, uma empresa no setor de energia renovável, liberando energia limpa no ambiente.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos