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Empresa desenvolve bicicleta movida a hidrogênio com autonomia de 150 km que pode ser abastecida em menos de dois minutos

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 04/12/2022 às 01:59
Atualizado em 21/12/2022 às 09:56
Empresa desenvolve bicicleta movida a hidrogênio com autonomia de 150 km, que pode ser abastecida em menos de dois minutos
Foto: Pragma Mobility/Divulgação

Pragma Mobility, empresa da França, desenvolveu uma bicicleta movida a hidrogênio capaz de entregar uma autonomia de 150 km.

Antes da chegada das bicicletas elétricas atuais, outra solução de mobilidade sustentável surgiu em 2007, com o desenvolvimento de uma bicicleta movida por célula de combustível de hidrogênio, uma espécie de veículo híbrido que fica no meio-termo entre uma motocicleta e uma bicicleta. Mais de dez anos depois, a empresa francesa Pragma Mobility tenta reviver a ideia. Um dos seus projetos mais recentes é a Alpha, uma bicicleta que, de acordo com a produtora, disponibiliza cerca de três vezes a autonomia média de uma bicicleta elétrica, sem contar o fato de não ter que esperar horas carregando.

Bicicleta movida a hidrogênio conta com autonomia de 150 km

Bicicleta a hidrogênio – Alpha Neo – YouTube

A novidade acabou de chegar ao mercado como o modelo Alpha Neo. O modelo parece uma bicicleta elétrica e vem equipado com uma célula de hidrogênio no lugar de uma bateria. De acordo com a empresa francesa, o veículo pode ser reabastecido em menos de dois minutos.

A bicicleta movida a hidrogênio é impulsionada por um motor elétrico de 250 Watts com potência de pico de 350 W. A velocidade máxima, por sua vez, é limitada a 25 km/h para suprir os requisitos de bicicletas elétricas na Europa. Quanto à fonte de energia, sua pequena célula de combustível de hidrogênio disponibiliza um alcance estimado de até 150 km. A Alpha Neo conta com um preço de 5.690 euros, pouco mais de R$ 31 mil na cotação atual.

Para tornar a compra da bicicleta movida a hidrogênio mais fácil, a empresa está disponibilizando a bicicleta por meio de um esquema de aluguel de longo prazo. Dessa forma, os clientes pagam uma entrada de 1.700 euros, o equivalente a R$ 9,3 mil e o restante é dividido em parcelas de 79 euros por mês.

Por fim, o bom funcionamento do veículo também depende de mais postos de hidrogênio. Desta forma, pode ser uma nova tendência do Velho Continente com o avanço e mais estações de reabastecimento.

StudioMom desenvolve bicicleta a hidrogênio com autonomia de 300 km

O escritório de design holandês StudioMom desenvolveu a bicicleta LAVO, um conceito de transporte a hidrogênio. Encomendado pelo Providence Asset Group e em colaboração com a Universidade de New South Wales Sydney, Hyper Kid e Elian Steering, o design do modelo utiliza a tecnologia de armazenamento de hidrogênio, desenvolvida na Austrália.

De acordo com o escritório, no lançamento do conceito, a tecnologia de hidrogênio é a promessa de energia livre de emissões e torna possível transportar três vezes mais energia se comparado com uma bateria de última geração.

O transporte em pequena escala em combinação com o hidrogênio está finalmente resolvendo o problema do raio de ação curto. Como resultado, a bicicleta de carga pode servir como uma alternativa aos carros para transportar cargas em maiores distâncias.

Hidrogênio verde pode ser o futuro dos combustíveis

O hidrogênio é o elemento químico que mais existe na natureza e sua relação com a indústria já vem de longe. Este gás foi utilizado como combustível desde o começo do século XIX em carros, naves espaciais e dirigíveis.

A descarbonização da economia mundial, um processo inadiável, lhe dará mais destaque e, se sua produção reduzir seu preço em 50% até 2030, estaremos diante de um dos combustíveis do futuro. Essa fonte de energia conta com pontos a favor essenciais, entre eles, é ser totalmente sustentável, não emitindo gases poluentes nem durante a combustão, nem sua produção.

O hidrogênio é fácil de se armazenar, permitindo sua utilização posterior em outros usos e em momentos diversos ao de sua produção.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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