Nova bicicleta elétrica da Yamaha entrega até 25 km/h e possui 12 marchas automáticas que auxiliam o ciclista a focar na pedalada.
A Yamaha se uniu à empresa sueca Husqvarna para lançar uma nova bicicleta elétrica versátil com capacidade de rodar tanto nas grandes cidades quanto em terrenos mais acidentados. A bicicleta elétrica da Yamaha, que recebeu o nome de Grand Pather 2024 ainda conta com tecnologia para deixar o usuário concentrado em apenas pedalar.
Nova bicicleta elétrica da Yamaha alcança até 25 km/h
A Grand Pather 2024 foi descrita como a bicicleta elétrica de turismo mais adaptável e inovadora, ideal tanto para pedalar até o trabalho quanto para enfrentar terrenos complexos. A nova linha da bicicleta elétrica da Yamaha conta com três versões, sendo elas GP6, GP5 e GP4, cada uma com um quadro mais baixo ou alto, cabeamento e ajustes personalizáveis diferentes.
As duas primeiras versões contam com motor Yamaha PW-X3 de 85 Nm de torque e bateria de 720 Wh. A velocidade máxima é de 25 km/h e conta com cinco níveis de assistência ao pedal. Ela também é tecnológica e vem com modo automático, que possibilita aos usuários se concentrarem na pedalada e não na troca de marchas, além de 12 velocidades.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
Já a versão GP4 conta com o motor PW-S2 com 75 Nm de torque e bateria de 630 Wh, com 11 velocidades. Todas as versões da bicicleta elétrica da Yamaha contam com rodas de 28 polegadas ou 29 polegadas, com pneu personalizado para maior tração e aderência. De acordo com o New Atlas, a versão GP6 ainda é equipada com sistema de freios hidráulicos. Os modelos contam com farol dianteiro e lanterna traseira de LED, para-lama, acessórios para prender equipamentos e até mesmo um assento infantil.
Quanto custa a nova bicicleta elétrica da Yamaha?
A bicicleta elétrica da Yamaha está prevista para chegar ao mercado no primeiro trimestre deste ano e começam a ser vendidas por 3.999 euros, algo em torno de R$ 21,5 mil em conversão direta, sem levar em conta o frete para o Brasil ou eventuais impostos. É importante destacar que além dessa e-bike, a Yamaha apresentou no último ano dois novos conceitos de bicicletas elétricas que foram apresentadas oficialmente durante a convenção Japan Mobility Show 2023.
O modelo Y-01W AWD conta com dois motores elétricos e tração nas quatro rodas, enquanto o Y-00Z MTB conta com sistema de direção hidráulica eletrônica.
De acordo com dados da mídia, o conceito Y-01 AWD conta com dois motores elétricos, sendo um em cada roda, sendo classificado como bicicleta elétrica de tração nas duas rodas. Além disso, a bicicleta elétrica da Yamaha conta com duas baterias que prometem proporcionar viagens mais longas. O segundo modelo é o Y-00Z MTB, uma mountain bike elétrica equipada com sofisticado sistema de direção hidráulica eletrônica.
Vantagens de ter uma bicicleta elétrica
Uma bicicleta elétrica, também conhecida como e-bike, é uma bicicleta equipada com um motor elétrico que oferece assistência ao pedalar. Esse motor auxilia o ciclista, tornando a pedalada mais fácil e permitindo alcançar velocidades maiores.
As vantagens de ter uma bicicleta elétrica incluem assistência ao pedalar, facilitando o esforço físico, aumento da velocidade média em comparação com bicicletas convencionais, facilidade em subir ladeiras e terrenos íngremes. Opção de escolher entre modos de pedal assistido ou totalmente elétrico.
Também entram nos benefícios o maior alcance e autonomia com as baterias. Acessibilidade para diferentes perfis de ciclistas, redução de esforço físico durante as pedaladas, economia de tempo e energia em deslocamentos diários, contribuição para a sustentabilidade ao evitar veículos motorizados, maior uso para atividades recreativas, entre outros.