Cristiane Fiorezzi é Diretora de Recursos Humanos para a América Latina da Otis, empresa líder mundial em fabricação, instalação e serviços de elevadores e escadas rolantes
Há muitos fatores que contribuem para atrair e engajar talentos. Para alguns, é o trabalho que fazem e, para outros, é a cultura e o propósito. Embora esses fatores sejam importantes, uma tendência emergente em um mundo pós-COVID é a importância de oferecer programas robustos de bem-estar.
Estudos da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, relatam que um trabalhador feliz é 31% mais produtivo e 300% mais criativo. Chegar em resultados como esses demanda alta dedicação e uma jornada de alta complexidade por parte de Recursos Humanos e de toda a alta liderança da empresa. E acredito que o melhor ponto de partida é aprender o máximo possível sobre como é fazer parte de sua organização: programas e ações só serão eficazes se se escutarmos ativamente as percepções e expectativas dos nossos colegas.
- PETRONAS Brasil fortalece educação e cultura com iniciativas em sustentabilidade e inclusão social
- Guia Completo da Arval: Dicas Incríveis para Maximizar a Vida e Desempenho dos Seus Carros Elétricos
- Impulsionando o Futuro: MTR Solar Revoluciona o Setor com Complexo Inovador e Soluções Verdes
- Sil Fios e Cabos Elétricos: Vencedor do Prêmio Anamaco 2024 pelos 50 Anos de Excelência em Condutores Elétricos.
Na Otis, por exemplo, temos uma força de trabalho composta por profissionais que atuam em nosso escritório administrativo, na fábrica, nas filiais e em campo fazendo a manutenção de elevadores e escadas rolantes, espalhados por todo o país. Ou seja, o que oferecemos tem que ser inclusivo e acessível do ponto de vista geográfico.
Para construir nosso Programa de Assistência ao Empregado (EAP), levamos a sério as soluções que implementamos, adotamos parceiros estrategicamente escolhidos para que tenham aderência com esse público tão diverso, com cobertura nacional e regional. Assim, nossos colegas podem utilizar os serviços e os programas oferecidos pela empresa independentemente de onde se encontram. A flexibilidade nos horários também é um ponto fundamental e, portanto, também adotamos serviços on-line, que permitam autonomia e que sejam fáceis de ativar.
Ao mesmo tempo, nos orgulhamos por ser uma empresa com presença global e, consequentemente, seguimos uma estratégia global e bem definida de pessoas. Orquestramos as esferas globais e regionais, e nos esforçamos para oferecer oportunidades iguais para que todos possam crescer e contribuir. Como exemplo, uma das nossas metas globais de ESG é expandir a disponibilidade de serviços de bem-estar e resiliência para todos os colegas no mundo por meio do EAP até 2023, e essa meta já foi atingida no ano passado.
Pensando na saúde de forma integral, reforçamos nossos programas com telemedicina de alta qualidade, central clínica, coach nutricional, coach esportivo e acompanhamento de gestantes, que funciona via aplicativo ou por telefone, e alguns serviços são presenciais na nossa matriz onde temos a fábrica Otis para a América Latina.
Engajar a família nos programas, aliás, é uma ótima estratégia para valorizar ainda mais as iniciativas implementadas, seja custeando o serviço ou facilitando a entrada com baixo custo. Embora a inclusão de membros da família possa aumentar o custo total para a empresa, o aumento do engajamento da equipe comprova que vale a pena. Um dos benefícios que oferecemos para atividade física teve 25% de aumento na adesão em menos de 1 ano, sendo que os familiares representam 1/3 do total de pessoas que aderiu.
E o básico também não deve ser esquecido: incentivamos que nossas pessoas tirem seus 30 dias de férias, para que nossas equipes possam disfrutar de suas famílias, recarregarem as energias e estarem prontas para mais meses de dedicação e foco no cliente.
São as pessoas que tornam cada empresa única e, como profissionais de RH, temos a nobre missão de cuidar de nossos talentos e fidelizá-los. Cada desafio superado pode ser recompensado com o sucesso das iniciativas e o progresso de indicadores de produtividade, saúde, turnover e engajamento. Cuidar das pessoas faz a diferença!