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Baterias que carregam em até 7 minutos em carro elétrico 50% mais barato é o novo projeto da montadora Nissan

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 15/02/2023 às 17:01
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Foto: Reprodução autoesporte.globo

O preço e o tempo de recarga dos carros elétricos não serão mais um problema para a Nissan

A Nissan está disposta a resolver os dois grandes problemas dos carros elétricos, que impedem muitas pessoas de adquiri-los. Nos próximos anos, a montadora planeja encarar os obstáculos de preço e tempo de recarga com o seu protótipo 50% mais barato, que carrega em até 7 minutos. Essa aposta surpreendente da marca japonesa conta com baterias de estado sólido.

Baterias de estado sólido e densidade energética das células

Durante uma entrevista para a revista britânica Autocar, o vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da Nissan afirmou que as baterias de estado sólido carregam três vezes mais rápido, chegando a 400 kW. Sendo assim, um carro elétrico com 50 kW de capacidade de bateria pode ser carregado em apenas sete minutos e meio.

As baterias de estado sólido utilizam eletrólitos (minerais que carregam uma carga elétrica) sólidos no lugar dos eletrólitos líquidos das baterias de íon-lítio. Assim, elas permitem uma maior densidade energética, o que garante o uso de menos matéria prima para que a mesma autonomia seja alcançada.

De acordo com o AutoEsporte, a Nissan está buscando formas de dobrar a densidade energética das células, para que na fase de produção as células tenham o mesmo tamanho de um notebook. Para completar, a montadora japonesa também tenta reduzir o custo do carro elétrico em 50%, a fim de torná-lo acessível a um maior número de pessoas.

Previsões para a chegada do novo carro elétrico no mercado

O primeiro modelo comercial com esse tipo de tecnologia da Nissan está previsto para chegar ao mercado em 2028. Entretanto, os testes e experimentos com o novo carro elétrico já devem começar em 2025, e o trabalho de engenharia está previsto para acabar em 2026.

O grande desafio para a utilização da tecnologia das baterias de estado sólido pela montadora está associado aos custos, à sensibilidade à pressão e à temperatura e aos detritos de lítio, que podem superaquecer a bateria e causar incêndios.

Para finalizar, o vice-presidente garantiu a presença das atuais baterias, que terão uma nova geração em 2025 e versões em cobalto em 2028. Enquanto isso, os motores a combustão continuarão relevantes, especialmente em países como o Brasil, mas não serão atualizados para atender a norma de emissões Euro7.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

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