A corrida para desenvolver baterias de estado sólido que possa desbancar as atuais células de íon de lítio está ficando cada vez mais acirrada. Diversas empresas no mundo todo correm contra o tempo no intuito de desenvolver uma bateria de estado sólido que seja comercialmente viável.
Existem baterias de íon de lítio em seu telefone, seu veículo, sua câmera e muitos outros dispositivos eletrônicos. Elas ficaram populares na década de 1990 e desde então se estabeleceram como líderes de mercado na área de armazenamento de energia. No entanto, há um grande problema com sua segurança. Quando danificadas ou submetidas a altas temperaturas, as baterias de íons de lítio têm propensão a entrar em combustão espontânea.
As baterias de estado sólido prometem ser muito mais seguras além de ter uma potência maior
O eletrólito líquido inflamável é substituído por um sólido mais estável nas baterias de estado sólido, o que resulta em maior segurança. Além disso, eles podem ter uma maior potência, uma taxa de carregamento mais rápida e uma vida útil mais longa.
- Uma empresa revelou a primeira turbina a gás 100% movida a hidrogênio, inspirada no design de motores de aeronaves
- Um raro “Peixe do Juízo Final” de 3 metros, conhecido por supostamente prever terremotos, foi encontrado em costa dos EUA
- Super ímã 100.000x mais forte que o campo magnético da Terra pode revolucionar a energia nuclear
- Dessalinizador manual transforma água do mar em potável: equipamento dessaliniza até 8 litros por hora
Muitas empresas estão trabalhando duro agora para tirar suas primeiras baterias do laboratório e colocá-las em produção, com o objetivo final de demonstrar que as baterias de estado sólido podem ser lucrativas em nível comercial.
Empresa da Califórnia pretende desenvolver uma bateria de estado sólido que pode ser impressa em impressora 3D
Uma startup conhecida como Sakuu, localizada na Califórnia, EUA, está desenvolvendo um projeto ainda mais ambicioso na área, a impressão 3D dessas baterias de estado sólido de ponta. De acordo com Sakuu, a impressão 3D permite embalar mais camadas de bateria na mesma área, o que resulta em um aumento na capacidade de carga armazenada em comparação com aquelas que são fabricadas por métodos convencionais.
Em princípio, as baterias podem assumir designs mais especializados, o que resultaria em uma mudança na maneira como os designers de produtos usam as baterias em seu trabalho. No entanto, a empresa ainda não conseguiu imprimir em 3D uma bateria totalmente funcional usando seu protótipo. Assista ao vídeo a seguir, para entender melhor como essa tecnologia de ponta pode revolucionar a produção de baterias.