Bateria de lítio sólido: Recarga rápida e durabilidade excepcional transformam a indústria automotiva
Segundo o site Olhar Digital, recentemente, a Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas de Harvard realizou uma pesquisa inovadora prestes a revolucionar a indústria automotiva de veículos elétricos. Os renomados cientistas da instituição desenvolveram uma bateria de lítio sólido com a incrível capacidade de ser recarregada e descarregada até seis mil vezes em apenas dez minutos.
Essa descoberta promissora, que promete transformar o futuro dos veículos elétricos, abre novas possibilidades para a eficiência e durabilidade das baterias nesse setor.
Desafios superados: Harvard enfrenta obstáculos para criar bateria de lítio mais eficiente
A jornada rumo à criação da bateria de lítio sólido foi repleta de desafios para os pesquisadores da Harvard. Enfrentando obstáculos, principalmente ligados à formação de dendritos na superfície do ânodo, a equipe não se deixou deter. Utilizando partículas de silício, conseguiram superar esses entraves, alcançando uma bateria notavelmente mais durável e eficiente. Explore como esse avanço tecnológico pode ter impactos positivos significativos na indústria automotiva de veículos elétricos.
-
Quer uma moto nova e barata? Essas 6 motos 0 km são confiáveis, econômicas, oferecem bom desempenho e tecnologia; modelos como Honda CG 160 e Biz, Yamaha Fluo ABS e Factor DX, Bajaj Pulsar N150 e Dominar NS 160
-
Automotivo histórico: Skoda Superb a diesel roda quase 3.000 km e entra para o Guinness
-
2 carros ‘inquebráveis’ da Toyota e Honda que o brasileiro ama e continuam valorizados mesmo anos após o uso
-
Moto da Honda faz 45 km/l, tem sistema que desliga sozinha no trânsito e custa menos que muita bicicleta elétrica no Brasil; conheça a Honda Elite 125
Durabilidade excepcional: Bateria de lítio sólido mantém alto desempenho
A bateria de lítio sólido desenvolvida pela Harvard demonstrou um desempenho excepcional. Com o uso de partículas de silício no polo negativo para evitar a formação de dendritos, a bateria manteve 80% de sua capacidade original após seis mil ciclos de descarga e recarga. Esse resultado não apenas supera outras baterias sólidas existentes, mas também abre portas para a criação de baterias do tamanho de smartphones. Explore as possibilidades dessa invenção revolucionária.
A durabilidade é uma preocupação central no desenvolvimento de baterias para veículos elétricos, e a pesquisa da Harvard oferece uma solução promissora. Com o uso de partículas de silício no polo negativo, a bateria manteve 80% de sua capacidade original após seis mil ciclos de descarga e recarga.
Essa descoberta não apenas supera outras baterias sólidas existentes, mas também aponta para a possibilidade de desenvolver baterias do tamanho de smartphones no futuro. Descubra como esse desenvolvimento pode influenciar o cenário automotivo de veículos elétricos nos próximos anos.