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Bateria de lítio desenvolvida por Harvard pode ser recarregada 6.000 vezes em 10 minutos para veículos elétricos

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 12/01/2024 às 15:25
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Foto: Reprodução Olhar Digital

Bateria de lítio sólido: Recarga rápida e durabilidade excepcional transformam a indústria automotiva

Segundo o site Olhar Digital, recentemente, a Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas de Harvard realizou uma pesquisa inovadora prestes a revolucionar a indústria automotiva de veículos elétricos. Os renomados cientistas da instituição desenvolveram uma bateria de lítio sólido com a incrível capacidade de ser recarregada e descarregada até seis mil vezes em apenas dez minutos. 

Essa descoberta promissora, que promete transformar o futuro dos veículos elétricos, abre novas possibilidades para a eficiência e durabilidade das baterias nesse setor.

Desafios superados: Harvard enfrenta obstáculos para criar bateria de lítio mais eficiente

A jornada rumo à criação da bateria de lítio sólido foi repleta de desafios para os pesquisadores da Harvard. Enfrentando obstáculos, principalmente ligados à formação de dendritos na superfície do ânodo, a equipe não se deixou deter. Utilizando partículas de silício, conseguiram superar esses entraves, alcançando uma bateria notavelmente mais durável e eficiente. Explore como esse avanço tecnológico pode ter impactos positivos significativos na indústria automotiva de veículos elétricos.

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Foto: Reprodução Blog do Vabo

Durabilidade excepcional: Bateria de lítio sólido mantém alto desempenho

A bateria de lítio sólido desenvolvida pela Harvard demonstrou um desempenho excepcional. Com o uso de partículas de silício no polo negativo para evitar a formação de dendritos, a bateria manteve 80% de sua capacidade original após seis mil ciclos de descarga e recarga. Esse resultado não apenas supera outras baterias sólidas existentes, mas também abre portas para a criação de baterias do tamanho de smartphones. Explore as possibilidades dessa invenção revolucionária.

A durabilidade é uma preocupação central no desenvolvimento de baterias para veículos elétricos, e a pesquisa da Harvard oferece uma solução promissora. Com o uso de partículas de silício no polo negativo, a bateria manteve 80% de sua capacidade original após seis mil ciclos de descarga e recarga.

Essa descoberta não apenas supera outras baterias sólidas existentes, mas também aponta para a possibilidade de desenvolver baterias do tamanho de smartphones no futuro. Descubra como esse desenvolvimento pode influenciar o cenário automotivo de veículos elétricos nos próximos anos.

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Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

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