1. Início
  2. Automotivo
  3. Base da nova VW Amarok ganha versões a diesel na China com 224 cv, 53 kgfm e tração 4×4, enquanto Volkswagen mantém em segredo os motores da picape que chega ao Brasil em 2027
Faça um comentário 5 min de leitura

Base da nova VW Amarok ganha versões a diesel na China com 224 cv, 53 kgfm e tração 4×4, enquanto Volkswagen mantém em segredo os motores da picape que chega ao Brasil em 2027

Imagem de perfil do autor Carla Teles
Escrito por Carla Teles Publicado em 25/09/2026 às 12:27 Atualizado em 25/09/2026 às 12:30
Google News
Base da nova VW Amarok ganha versões a diesel na China com 224 cv, 53 kgfm e tração 4x4, enquanto Volkswagen mantém em segredo os motores da picape que chega ao Brasil em 2027 (4)
A nova VW Amarok divide base com Maxus Interstellar X, que usa motor 2.5 turbodiesel e tração 4×4; versão eletrificada chega em 2027. Imagem: Divulgação.
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Prefira o CPG no Google

Nova VW Amarok usa base da Maxus Interstellar X, que ganhou versões diesel de 224 cv, enquanto Volkswagen mantém motores da picape ainda sob sigilo.

A nova VW Amarok, prevista para chegar ao Brasil em 2027, voltou ao centro das atenções após a Maxus Interstellar X, picape que compartilha sua base, ampliar na China a oferta de versões equipadas com motor 2.5 turbodiesel. O conjunto entrega 224 cv, 520 Nm, equivalentes a cerca de 53 kgfm, e pode trabalhar com tração 4×4 e câmbio automático de oito marchas.

Segundo informações publicadas pelo Motor1 em 24 de setembro de 2026, a estreia dessas novas configurações da Maxus não significa que o mesmo motor será usado pela Volkswagen. A fabricante alemã ainda não revelou os conjuntos mecânicos da Amarok que será produzida em General Pacheco, na Argentina, embora já tenha confirmado que a nova geração terá uma versão eletrificada e será a Amarok mais potente já oferecida.

Motor 2.5 turbodiesel entrega 224 cv e 53 kgfm na Maxus Interstellar X

A nova VW Amarok divide base com Maxus Interstellar X, que usa motor 2.5 turbodiesel e tração 4x4; versão eletrificada chega em 2027.
Picape chinesa que serve de base da nova VW Amarok estreia versões a diesel. Imagem: Divulgação

A Maxus Interstellar X utiliza um motor 2.5 turbodiesel de quatro cilindros com 224 cv e 520 Nm de torque, ou aproximadamente 53 kgfm. A transmissão é automática de oito marchas fornecida pela ZF. O propulsor diesel não é uma estreia absoluta na gama da picape chinesa; a novidade está na ampliação das configurações oferecidas com esse conjunto.

Em potência, o motor fica abaixo do V6 3.0 turbodiesel utilizado atualmente pela Amarok vendida no Brasil, que desenvolve 258 cv. Essa comparação, porém, não confirma que a nova VW Amarok trocará o V6 pelo quatro-cilindros chinês. Até o momento, a Volkswagen não informou oficialmente qual motor a diesel, caso exista um, fará parte da linha sul-americana da nova geração.

Tração 4×4 inclui bloqueios eletrônicos e recursos para uso fora de estrada

A nova VW Amarok divide base com Maxus Interstellar X, que usa motor 2.5 turbodiesel e tração 4x4; versão eletrificada chega em 2027.
Picape chinesa que serve de base da nova VW Amarok estreia versões a diesel. Imagem: Divulgação

A configuração chinesa oferece sistema Super Select 4WD e bloqueios eletrônicos para os diferenciais dianteiro, traseiro e central. A Maxus também equipa a Interstellar X com Modo Especialista Off-Road e assistência ao reboque. A distância livre do solo informada é de 240 milímetros, característica ligada à proposta de uso em terrenos fora de estrada.

Outro número divulgado pela fabricante chinesa é a capacidade de rebocar até 3,5 toneladas. O conjunto ajuda a posicionar a Interstellar X tanto para atividades de trabalho quanto para utilização fora do asfalto. Ainda assim, esses números pertencem à Maxus vendida na China e não devem ser tratados automaticamente como especificações da nova VW Amarok destinada à América do Sul.

Plataforma da nova VW Amarok permite diferentes tipos de motorização

Interstellar X e Amarok compartilham a plataforma chamada Star Bridge. A arquitetura combina características de carroceria monobloco com uma estrutura inferior reforçada e foi projetada para aceitar diferentes conjuntos mecânicos. A suspensão é independente nos dois eixos e utiliza braços duplos sobrepostos, solução diferente da configuração encontrada em diversas picapes médias tradicionais.

A Interstellar X mede aproximadamente 5,50 metros de comprimento e 3,30 metros de distância entre eixos, dimensões superiores às da Amarok atualmente comercializada no Brasil. O compartilhamento da plataforma fornece pistas sobre a arquitetura da futura Volkswagen, mas a picape alemã receberá desenho próprio e ajustes de engenharia desenvolvidos para o mercado sul-americano.

Maxus oferece cabine com duas telas e bancos com ventilação e massagem

A nova VW Amarok divide base com Maxus Interstellar X, que usa motor 2.5 turbodiesel e tração 4x4; versão eletrificada chega em 2027.
Picape chinesa que serve de base da nova VW Amarok estreia versões a diesel. Imagem: Divulgação

Nas versões mais equipadas, a picape chinesa tem duas telas de 12,3 polegadas: uma utilizada como quadro de instrumentos e outra destinada à central multimídia. A lista informada inclui sistema de áudio JBL com oito alto-falantes, câmeras com visão de 360 graus, teto solar panorâmico e recursos de assistência à condução de nível 2.

Os bancos dianteiros podem ter ajustes elétricos e ventilação, enquanto o assento do motorista pode receber função de massagem. A Volkswagen ainda não confirmou quais desses equipamentos estarão presentes na nova VW Amarok. Portanto, a lista da Interstellar X serve apenas como referência sobre as possibilidades da plataforma e não como antecipação da configuração brasileira.

SAIC também desenvolveu diesel biturbo de 286 cv e 61,7 kgfm

A atual unidade de 224 cv não é o único motor diesel desenvolvido pela SAIC para sua plataforma de picapes. A empresa chinesa anunciou também um 2.5 turbodiesel com dois turbocompressores, capaz de entregar 210 kW, equivalentes a 286 cv, e 605 Nm de torque, ou aproximadamente 61,7 kgfm.

Esse conjunto superaria em potência e torque o V6 utilizado na geração atual da Amarok brasileira. A SAIC informou que o motor entraria em produção, mas não anunciou uma data nem confirmou sua aplicação na picape da Volkswagen. Tanto o diesel de 224 cv quanto o biturbo de 286 cv permanecem sem confirmação para a Amarok sul-americana.

Volkswagen ainda mantém motores da nova Amarok em segredo

A nova VW Amarok divide base com Maxus Interstellar X, que usa motor 2.5 turbodiesel e tração 4x4; versão eletrificada chega em 2027.
Nova Amarok. Imagem: Volkswagen.

A Volkswagen já mostrou uma unidade camuflada da nova Amarok durante a Festa do Peão de Barretos, em agosto de 2026. A aparição permitiu observar proporções e parte da carroceria, mas manteve escondidos detalhes do desenho final. A marca confirmou que a picape terá uma versão eletrificada e que essa configuração será a mais potente já oferecida na história do modelo.

Informações ainda não oficiais publicadas pelo Motor1 apontam para uma possível configuração híbrida plug-in, mas a Volkswagen não detalhou oficialmente potência, torque ou nome dessa versão. O que está previsto é a fabricação em General Pacheco, na Argentina, e a chegada ao mercado brasileiro no primeiro semestre de 2027.

Nova VW Amarok terá produção argentina e lançamento brasileiro em 2027

Os preços das novas configurações da Maxus Interstellar X na China variam de 185.800 a 219.800 yuans, valores equivalentes a aproximadamente R$ 142,3 mil e R$ 168,3 mil em conversão direta citada pela fonte. Esses números são exclusivos do mercado chinês, sem impostos ou custos brasileiros, e não servem como referência de preço para a futura Amarok.

Até que a Volkswagen apresente oficialmente os motores da nova VW Amarok, as especificações da Maxus mostram apenas o que a plataforma compartilhada é capaz de receber. A chegada brasileira está prevista para 2027, enquanto diesel, versão eletrificada e demais configurações ainda aguardam detalhamento da fabricante. Você preferiria a próxima Amarok com um novo motor 2.5 diesel, com o V6 atual ou apostaria na versão eletrificada? Deixe sua opinião nos comentários.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Carla Teles

Produzo conteúdos diários sobre economia, curiosidades, setor automotivo, tecnologia, inovação, construção e setor de petróleo e gás, com foco no que realmente importa para o mercado brasileiro. Aqui, você encontra oportunidades de trabalho atualizadas e as principais movimentações da indústria. Tem uma sugestão de pauta ou quer divulgar sua vaga? Fale comigo: carlatdl016@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
Baixar aplicativo
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x