Uma das consequรชncias da atual pandemia รฉ a baixa demanda por produtos oriundos de refinarias, que podem fechar as portas, a maioria na China e Oriente Mรฉdio
Segundo o Goldman Sachs, a indรบstria global de refino estรก entrando em uma fase de consolidaรงรฃo, pois a desaceleraรงรฃo do crescimento da demanda por petrรณleo deve ocorrer simultaneamente com projetos de grande escala que iniciarรฃo suas operaรงรตes em 2021.
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Segundo relatรณrio do banco, o impacto da pandemia na demanda ainda รฉ presente, provocando atrasos em vรกrios megaprojetos do setor de refino, a maioria na China e Oriente Mรฉdio, que iniciarรฃo as operaรงรตes entre 2021 e 2024. Em comparaรงรฃo com 2019, a taxa geral de utilizaรงรฃo nesse perรญodo deverรก ser reduzida em 3%.
โEsperamos que a concorrรชncia se intensifique, levando a margens de refino abaixo do consenso โ e ciclo mรฉdio โ ao longo de 2021-22 e a possรญveis fechamentos de refinarias em mercados desenvolvidosโ, disseram analistas do relatรณrio. De acordo com a equipe do Goldman, a projeรงรฃo รฉ que a demanda por petrรณleo mundial voltarรก aos nรญveis prรฉ-pandemia somente em 2022.
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O Goldman Sachs disse que os mercados emergentes deverรฃo responder pela maior parte do aumento no consumo de petrรณleo na primeira metade desta dรฉcada, e novas grandes refinarias estarรฃo localizadas perto da demanda. Isso significa que as refinarias de petrรณleo nos paรญses desenvolvidos terรฃo mais chances de fechar.
Analistas do banco disseram que o consumo de gasolina e diesel retornarรก aos nรญveis de 2019 no prรณximo ano, e รฉ improvรกvel que o combustรญvel para aviaรงรฃo atinja o nรญvel do ano passado antes de 2023. Eles disseram ainda que, devido ao aumento no consumo de produtos petroquรญmicos, espera-se que o GLP e a nafta impulsionem o crescimento a longo prazo, e a demanda geral por petrรณleo nรฃo atingirรก o pico antes de 2030.