1. Início
  2. / Construção
  3. / Avanço significativo na nova ponte Brasil e Paraguai: 45% da construção da Ponte Bioceânica concluída
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Avanço significativo na nova ponte Brasil e Paraguai: 45% da construção da Ponte Bioceânica concluída

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 29/01/2024 às 17:02
Avanço significativo na nova ponte Brasil e Paraguai: 45% da construção da Ponte Bioceânica concluída
Foto: Divulgação/Ponte Bioceânica
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

As obras da Ponte Bioceânica, uma iniciativa chave para fortalecer o comércio entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, alcançaram um marco importante com 45% de sua construção concluída. Este projeto intercontinental promete impulsionar significativamente o comércio e a logística na América do Sul.

A construção da Ponte Bioceânica, que liga o Brasil ao Paraguai sobre o Rio Paraguai, está progredindo rapidamente. Esta ponte, parte de uma rota maior que conecta quatro países sul-americanos, é uma estrutura estaiada de 1.294 metros de comprimento, sendo um dos projetos de infraestrutura mais ambiciosos da região.

Detalhes da construção da Ponte Bioceânica

YouTube Video

A ponte possui um trecho estaiado de 630 metros com um vão livre de 350 metros no centro, facilitando a navegabilidade do Rio Paraguai. Sua construção incorpora tecnologias modernas e design inovador, visando não apenas a eficiência logística, mas também a estética e a integração ambiental.

Até o momento, 45% da obra foi concluída, com previsão de entrega para o primeiro trimestre de 2025. O progresso inclui a finalização de pilares chave e a instalação de vigas longarinas protendidas, cruciais para a estrutura da ponte.

Impacto econômico e logístico da Rota Bioceânica

A rota bioceânica é estratégica para o desenvolvimento econômico de Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. Para o Brasil, facilitará as exportações da região Centro-Oeste, enquanto o Paraguai, sem acesso direto ao oceano, se beneficiará enormemente deste corredor logístico. Argentina e Chile também verão melhorias significativas no comércio e na atividade portuária.

O projeto, com um custo estimado de 85 milhões de dólares, é financiado pela Itaipu Binacional do lado paraguaio, refletindo o compromisso com o avanço da infraestrutura regional.

Desenvolvimentos complementares e futuros planos

Além da ponte, estão sendo realizadas obras complementares em ambos os países. No Paraguai, está prevista a pavimentação do último trecho da rota bioceânica. No Brasil, estão em andamento as obras de acesso à ponte em Porto Murtinho, incluindo a construção de alfândegas e melhorias nas vias de transporte.

Com a conclusão da ponte e das obras associadas, espera-se um aumento significativo na eficiência do comércio e na integração econômica entre os países da América do Sul. Este projeto não só fortalece as relações bilaterais, mas também promove um crescimento econômico sustentável na região.

Banner quadrado em fundo preto com gradiente, destacando a frase “Acesse o CPG Click Petróleo e Gás com menos anúncios” em letras brancas e vermelhas. Abaixo, texto informativo: “App leve, notícias personalizadas, comentários, currículos e muito mais”. No rodapé, ícones da Google Play e App Store indicam a disponibilidade do aplicativo.
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x