1. Início
  2. / Economia
  3. / Avança Moçambique: Empresa brasileira desenvolve programa para reduzir taxa de desemprego em indústrias moçambicanas
Tempo de leitura 3 min de leitura

Avança Moçambique: Empresa brasileira desenvolve programa para reduzir taxa de desemprego em indústrias moçambicanas

Escrito por Junior Aguiar
Publicado em 11/04/2022 às 18:11
diplomatas e representantes da icro group no lançamento do programa avança moçambique
Lançamento do programa Avança Moçambique contou com membros da Embaixada do Brasil em Maputo, do CE-CPLP e das 10 maiores indústrias do país – Imagem: Divulgação

Projeto tem o objetivo de evitar a rotatividade no setor industrial na Vale e no Porto de Nacala, visando reduzir a taxa de desemprego e fortalecer a economia do país africano.

A empresa brasileira Icro Group acaba de lançar o programa Avança Moçambique, destinado a fortalecer as indústrias do país africano. A empresa – que lá atua na Vale e no Porto de Nacala – entende que os moçambicanos têm um grande potencial no setor de manutenção industrial e por isso está desenvolvendo o projeto dentro das empresas daquele país, valorizando e fazendo com que a carreira profissional do trabalhador moçambicano progrida.

O programa Avança Moçambique envolve a gestão de competência e a proposta de educação continuada, desde o diagnóstico das empresas, com a amostra do setor onde há maior incidência de rotatividade de trabalhadores, até as demandas que exigem formação técnica dos profissionais, para que consigam manter a operação de fábricas. A partir disso, o projeto elabora uma estrutura de plano de carreira para as organizações de Moçambique que aderirem o projeto.

A partir da identificação da necessidade de formação ou melhoria técnica, a Icro Group apresenta uma proposta de conteúdo programático customizado para atender as necessidades específicas do cliente. Assim, os profissionais treinados passam a contribuir de forma mais efetiva para atingir os resultados para o crescimento das companhias de Moçambique.

“Já verificamos que a rotatividade profissional é alta no país. Por isso, o Avança Moçambique, além de focar na qualificação profissional do trabalhador, também dará suporte para que as empresas coloquem em prática o desenvolvimento de carreira. Não é um curso de formação isolado, mas sim um programa completo de desenvolvimento profissional, que tem foco em reduzir a taxa de desemprego no país“. Armando Marsarioli – Diretor de Desenvolvimento, Estratégia e Inovação da Icro Group

Programa brasileiro foi apresentado à Embaixada de Moçambique

Diplomatas da Embaixada do Brasil em Moçambique participaram do lançamento do Avança Moçambique. Na oportunidade foram disponibilizados os contatos de grandes empresários moçambicanos. O chefe do setor econômico e de promoção comercial da Embaixada brasileira em Maputo (capital moçambicana), Davi Bonavides, se mostrou bastante favorável à ideia.

“Em relação à economia, com a capacitação proposta pelo programa, teremos mão de obra qualificada o que é fundamental para que as empresas possam manter suas atividades. Além disso, beneficia muito o trabalhador, abrindo uma nova perspectiva profissional para ele. A expectativa é de que o programa se consolide, se torne referência em capacitação e contribua ainda mais para o desenvolvimento do país e das relações entre o Brasil e Moçambique”.

Davi Bonavides – Chefe do setor econômico e de promoção comercial da Embaixada do Brasil em Maputo

Junior Aguiar

Jornalista, formado pela Universidade Católica de Pernambuco | Produtor de conteúdo web, analista, estrategista e entusiasta em comunicação.

Compartilhar em aplicativos