Projeto tem o objetivo de evitar a rotatividade no setor industrial na Vale e no Porto de Nacala, visando reduzir a taxa de desemprego e fortalecer a economia do país africano.
A empresa brasileira Icro Group acaba de lançar o programa Avança Moçambique, destinado a fortalecer as indústrias do país africano. A empresa – que lá atua na Vale e no Porto de Nacala – entende que os moçambicanos têm um grande potencial no setor de manutenção industrial e por isso está desenvolvendo o projeto dentro das empresas daquele país, valorizando e fazendo com que a carreira profissional do trabalhador moçambicano progrida.
O programa Avança Moçambique envolve a gestão de competência e a proposta de educação continuada, desde o diagnóstico das empresas, com a amostra do setor onde há maior incidência de rotatividade de trabalhadores, até as demandas que exigem formação técnica dos profissionais, para que consigam manter a operação de fábricas. A partir disso, o projeto elabora uma estrutura de plano de carreira para as organizações de Moçambique que aderirem o projeto.
A partir da identificação da necessidade de formação ou melhoria técnica, a Icro Group apresenta uma proposta de conteúdo programático customizado para atender as necessidades específicas do cliente. Assim, os profissionais treinados passam a contribuir de forma mais efetiva para atingir os resultados para o crescimento das companhias de Moçambique.
- Justiça dos EUA quer que Google venda o Chrome e abala o futuro do mercado de buscas
- Rompimento de cabo submarino deixa Finlândia e Alemanha em alerta e levanta suspeitas de sabotagem no Mar Báltico
- Governo federal projeta salário mínimo mais alto em 2025 e deixa milhares de brasileiros felizes
- Governo Lula estuda colocar fim à pensão para militares que foram expulsos do Exército para economizar R$ 25 MILHÕES por ano
“Já verificamos que a rotatividade profissional é alta no país. Por isso, o Avança Moçambique, além de focar na qualificação profissional do trabalhador, também dará suporte para que as empresas coloquem em prática o desenvolvimento de carreira. Não é um curso de formação isolado, mas sim um programa completo de desenvolvimento profissional, que tem foco em reduzir a taxa de desemprego no país“. Armando Marsarioli – Diretor de Desenvolvimento, Estratégia e Inovação da Icro Group
Programa brasileiro foi apresentado à Embaixada de Moçambique
Diplomatas da Embaixada do Brasil em Moçambique participaram do lançamento do Avança Moçambique. Na oportunidade foram disponibilizados os contatos de grandes empresários moçambicanos. O chefe do setor econômico e de promoção comercial da Embaixada brasileira em Maputo (capital moçambicana), Davi Bonavides, se mostrou bastante favorável à ideia.
“Em relação à economia, com a capacitação proposta pelo programa, teremos mão de obra qualificada o que é fundamental para que as empresas possam manter suas atividades. Além disso, beneficia muito o trabalhador, abrindo uma nova perspectiva profissional para ele. A expectativa é de que o programa se consolide, se torne referência em capacitação e contribua ainda mais para o desenvolvimento do país e das relações entre o Brasil e Moçambique”.
Davi Bonavides – Chefe do setor econômico e de promoção comercial da Embaixada do Brasil em Maputo