1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Aumento da demanda coloca mais pressão sobre empresas petrolíferas durante a crise de abastecimento de combustíveis na Argentina
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Aumento da demanda coloca mais pressão sobre empresas petrolíferas durante a crise de abastecimento de combustíveis na Argentina

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 31/10/2023 às 05:28
Atualizado em 01/11/2023 às 04:48
Aumento da demanda coloca mais pressão sobre empresas petrolíferas durante a crise de abastecimento de combustíveis na Argentina
23/01/2023 REUTERS/Agustin Marcarian

O Ministro da Economia da Argentina destaca que a indústria do petróleo é um dos setores em maior expansão no país e reforça a importância de valorizar o “ouro negro” argentino para o povo argentino.

O ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa, fez um alerta às petroleiras do país sobre o abastecimento de combustíveis nos postos. Ele afirmou que essa questão precisa ser resolvida até à meia-noite da terça-feira, 31.

Caso contrário, a partir de quarta-feira, as empresas não poderão embarcar navios de exportação. Massa ressaltou que o petróleo argentino é para os argentinos e que ele irá defender o abastecimento interno e o consumo dos argentinos.

Mas por que a Argentina está batendo recordes de produção de petróleo?

Durante uma coletiva de imprensa, Sergio Massa também destacou que o setor de petróleo da Argentina está batendo recordes de produção. Após o primeiro turno das eleições, algumas empresas decidiram estocar sua produção, levando em consideração uma possível desvalorização do peso argentino. O ministro explicou que essas empresas esperavam um aumento nos preços entre 20% e 40%, por isso decidiram guardar a produção.

Ele também mencionou que o setor de petróleo argentino é um dos que mais cresce no mundo. Além disso, possui um câmbio especial, cortes de impostos e preços congelados.

No entanto, um dia após as eleições, os preços da gasolina e do diesel nas bombas da empresa estatal YPF aumentaram 3%, mesmo com um acordo de congelamento de preços entre as petroleiras e o governo. Esse aumento resultou em um desabastecimento de combustíveis no interior do país, principalmente no norte.

O petróleo argentino deve ser utilizado para beneficiar a população do país, segundo Massa

Diante dessa situação, o ministro Sergio Massa reforçou seu compromisso em defender o abastecimento interno e o consumo dos argentinos. Ele ressaltou que o petróleo argentino deve ser utilizado para beneficiar a população do país. Além disso, ele destacou que o setor de petróleo está em constante crescimento e que medidas devem ser tomadas para garantir a estabilidade do abastecimento de combustíveis.

Nesse contexto, é fundamental que as petroleiras atuem de forma responsável e cumpram os prazos estabelecidos pelo governo para resolver o abastecimento nos postos. A exportação de petróleo é importante, mas não pode prejudicar o abastecimento interno e o consumo dos argentinos.

  • Papel Vital do Setor Petrolífero:
    • Crescimento econômico e geração de empregos.
    • Redução da dependência das importações de combustíveis.
    • Desenvolvimento sustentável do setor energético.

O governo está atento a essa questão e tomará as medidas necessárias para garantir que o petróleo argentino beneficie o país como um todo.

É importante ressaltar que o setor de petróleo argentino tem um papel fundamental na economia do país. Além de gerar empregos e impulsionar o crescimento econômico, ele contribui para a redução da dependência de importações de combustíveis. Portanto, é fundamental que haja uma cooperação entre as petroleiras e o governo para garantir a estabilidade do abastecimento de combustíveis e o desenvolvimento sustentável do setor.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais votado
Mais recente Mais antigos
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x