SUV Audi Q3 usado ainda vale a pena? Saiba tudo sobre o SUV usado que entrega autonomia de 614 km e vem chamando a atenção do mercado automotivo em 2024.
O sucesso do Audi Q3 no mercado automotivo é um dos responsáveis pela popularidade atual dos SUVs, tendo em vista que a geração anterior fez a lição de casa ao combinar luxo, desempenho e boa capacidade para percorrer caminhos difíceis e chegou a ser líder do seu segmento. Neste artigo vamos saber se ainda vale a pena comprar o SUV Audi Q3 usado em 2024.
O que o SUV usado Audi Q3 entrega?
Grande parte dos SUV Audi Q3 vendidos no Brasil tem o motor 2.0 TFSI de 170 cavalos na versão Ambiente, que traz de série o famoso teto solar panorâmico Open Sky, de acionamento elétrico. O câmbio S Tronic de dupla embreagem e sete marchas faz um belo conjunto com a tração integral Quattro, levando-o de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos.
Aqueles que não fazem questão do teto solar deve ver a versão Attraction: apesar de mais simples, traz bancos de couro sintético, ar digital, volante multifuncional com borboletas para trocas de marcha, computador de bordo, freio de estacionamento elétrico e pneus 235/55 montados em rodas de liga leve de 17 polegadas.
-
Com motor exclusivo no mundo, Toyota Corolla Cross conquista os brasileiros, bate recorde de vendas e supera VW T-Cross, Hyundai Creta, Chevrolet Tracker e outros SUVs rivais
-
Na casa dos R$ 30 mil, Yamaha MT-03 2025 tem motor bicilíndrico de 321 cc, embreagem assistida, painel conectado com celular, iluminação full LED e ainda visual renovado
-
Fuja dos 1.0: 6 carros usados 1.4 acessíveis para comprar em 2025 e ter mais potência sem gastar muito
-
A lenda evoluiu: a Yamaha YZF R3 2026 chega com novo visual, 41,3 cv e embreagem deslizante, mas por um preço a partir de R$ 36.990
Mais rápida é a topo, Ambition, com 211 cv, que vai de 0 a 100 km/h em 7s sem abrir mão do bom consumo de 9 km/l na cidade e 13,8 na estrada. Entre os destaques do Audi Q3 usado, há acabamento interno de alumínio, bancos com ajuste elétrico e rodas de liga aro 18 e pneus 235/50.
Todo 2.0 TFSI Quattro tem o Drive Select, com modos de condução específicos para conforto, esportividade ou economia. Agradam pelo elevado padrão do acabamento interno, com materiais de primeira linha e notável qualidade de construção.
O que notar na hora da compra do SUV usado?
No SUV Audi Q3 usado 1.4 TFSI, os discos de embreagem devem ser trocados por desgaste natural das peças, indicado por ruídos anormais de funcionamento. Já nos motores 2.0 TFSI, que utilizam a caixa banhada a óleo, o lubrificante deve ser substituído a cada 60 mil km.
A injeção direta dos motores Audi/VW é notória pela carbonização nas válvulas de admissão, resultante da recirculação de gases da queima de gasolina com alto teor de enxofre. Também exige cuidados com o tensionador da corrente de acionamento dos comandos, para evitar choques entre válvulas e pistões.
Já a direção do SUV Audi Q3 usado conta com folga excessiva nos mancais da caixa de direção, que são a origem de ruídos indesejados no sistema. Para solucionar o problema, basta reapertar os parafusos de fixação, mas em casos extremos vale a pena orçar a troca completa da caixa.
Já em relação ao recall do SUV usado, houve apenas um, relacionado ao acionamento das luzes de freio pela alavanca do freio de estacionamento. Envolve os modelos 2016 e 2017 fabricados entre março de 2015 e dezembro de 2016.
Opinião do dono de um SUV Audi Q3 usado
Segundo o empresário Thiago Marinho, que reside na cidade de São Bernardo do Campo (SP), o SUV usado é um automóvel adequado a qualquer situação. Na estrada, o SUV Audi Q3 usado é rápido e veloz, com consumo reduzido frente ao desempenho. A elevada altura do solo também faz dele uma das melhores opções para a cidade.
Contudo, segundo ele, o sistema de injeção direta exige manutenção frequente para evitar a temida carbonização das válvulas. Os valores cobrados na rede autorizada são bem acima da qualidade dos serviços prestados.