Renault Captur 2025 estreia com atualizações significativas em design, tecnologia e sustentabilidade, incluindo um novo sistema híbrido iTech Full Hybrid, mantendo as dimensões clássicas mas com uma revisão completa em estilo e funcionalidades.
O mercado automotivo acolhe a mais recente novidade da Renault, o Captur 2025, prometendo mais do que apenas um upgrade visual. O modelo, um dos mais celebrados da última década na Europa e outros mercados como o Brasil, traz inovações substanciais que vão além da estética, mergulhando em melhorias técnicas e de software.
Externamente, o Captur 2025 tem 4,23 metros de comprimento e 1,79 metros de largura, ancorado na já conhecida plataforma CMF-B, compartilhada com a Nissan. A novidade estética fica por conta da assinatura de design liderada por Gilles Vidal, refletindo um novo direcionamento visível principalmente na frente do veículo. Com faróis de LED e uma nova grade, o carro exibe um visual mais moderno e agressivo. Curta a propaganda que eles liberaram no Youtube, veja abaixo.
Motor do novo Renault Captur
O Renault Captur 2025 é equipado com uma gama variada de opções de motorização, destacando-se pela inclusão do novo sistema iTech Full Hybrid, um passo importante da Renault em direção à eficiência energética e sustentabilidade. O modelo base apresenta um motor de 1000cc com três cilindros, gerando 90 cavalos de potência, uma escolha ideal para quem busca eficiência no consumo de combustível para uso diário.
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O Captur 2025 mantém a opção de um motor adaptado para gás liquefeito de petróleo (GPL), que agora vem com um tanque maior, combinando economia e menor impacto ambiental. Uma das novidades é o motor 1.6 TC de 160 cavalos com tecnologia mild hybrid, que integra um sistema elétrico auxiliar para reduzir o consumo e as emissões em momentos de arranque e desaceleração.
O grande destaque, porém, é o sistema iTech Full Hybrid, que oferece um desempenho de 145 cavalos e combina um motor térmico de 94 cavalos com dois motores elétricos — um principal de 36 kW e um secundário de 18 kW. Este arranjo permite não apenas uma condução predominantemente elétrica em baixas velocidades, mas também uma assistência elétrica durante acelerações. A transmissão automática sem embreagem, com uma combinação de 14 velocidades (quatro para o motor térmico e duas para o elétrico), facilita uma troca de marchas suave, melhorando a experiência de condução e a eficiência energética.
Qual a desvantagem?
O sistema iTech Full Hybrid do Renault Captur 2025, apesar de trazer inúmeras vantagens em termos de eficiência e sustentabilidade, não está livre de críticas. Uma das principais reservas está na complexidade do sistema híbrido, que pode levar a custos de manutenção mais elevados no longo prazo, especialmente quando os componentes elétricos começam a exigir substituições, como as baterias de alto custo.
Outro ponto que pode ser visto como uma desvantagem é a ausência de uma opção plug-in hybrid, que ofereceria maior flexibilidade e autonomia elétrica. Essa escolha de design limita o Captur 2025 a um sistema híbrido mais convencional, que, embora eficiente, não permite o mesmo nível de independência energética que os modelos plug-in oferecem, algo que poderia ser mais atraente para consumidores preocupados com a sustentabilidade e o consumo de combustível.
Interior e segurança
O modelo também conta com atualizações no sistema de amortecimento, buscando maior conforto de condução, além de uma nova configuração dos sistemas de frenagem e aerodinâmica, aprimorando tanto o desempenho quanto a eficiência do veículo.
Internamente, a Renault fez questão de atualizar o sistema de infotainment para o Android Automotive 12, oferecendo uma interface mais intuitiva e moderna. Os assentos e revestimentos seguem uma política ambiental consciente, evitando materiais de origem animal e optando por alternativas sustentáveis.
Novo Renault Captur no Brasil?
O lançamento do novo Renault Captur 2025 tem gerado expectativas em diversos mercados ao redor do mundo, mas, para o público brasileiro, a situação é diferente. A Renault decidiu não introduzir o modelo atualizado no Brasil, uma escolha influenciada pelo desempenho de vendas anterior do Captur no país.
Desde seu lançamento no Brasil em 2017 até 2023, o Renault Captur enfrentou desafios significativos no mercado local. Apesar de sua popularidade em regiões como a Europa, o SUV não conseguiu replicar esse sucesso em território brasileiro, com números de vendas que não atenderam às expectativas. Essa realidade levou a montadora francesa a reavaliar sua estratégia para o mercado brasileiro, optando por não disponibilizar a versão 2025 do Captur, focando possivelmente em outros modelos que possam ter um desempenho comercial mais forte. Atualmente a versão 2025 é vendida na Europa a partir de 24 mil euros.