A embarcação Biomar, entregue na Índia, reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a eficiência energética na navegação de curta distância na Europa.
A AtoB@C Shipping, subsidiária sueca da empresa finlandesa ESL Shipping, recebeu seu sétimo novo navio híbrido plug-in. A embarcação de carga geral, chamada Biomar, tem 5.400 dwt e foi entregue na Índia em 16 de junho de 2025. A entrega marca mais um passo significativo na jornada da empresa rumo a uma frota mais sustentável e eficiente.
Um marco na jornada por uma frota sustentável
O navio Biomar é o sétimo de uma série encomendada pela companhia. Sua chegada fortalece a frota da AtoB@C Shipping, que continua a se modernizar. A entrega anterior, do sexto navio da série, o Terramar, ocorreu em meados de março de 2025, também em Goa, na Índia.
Compromisso com um futuro mais verde na navegação
A empresa celebra cada nova adição como um avanço em direção aos seus objetivos de sustentabilidade. “Estamos entusiasmados em receber a Biomar em nossa frota. Com cada novo navio, estamos construindo um futuro mais verde para o transporte marítimo de curta distância na Europa”, comentou Frida Rowland, Diretora Comercial da AtoB@C Shipping.
-
Do diesel ao combustível limpo: Porto do Açu começa fase de testes com biocombustíveis em embarcações e vira exemplo de descarbonização no setor marítimo brasileiro
-
Com parceria que dura quase 20 anos, Damen e Serco se unem novamente para fornecer 24 embarcações à Royal Navy, no Reino Unido
-
Nova fábrica da SIATT, em São José dos Campos, gera expectativa de vagas de emprego na região e reforça segmento da indústria de defesa no Brasil
-
Conheça o novo navio de Guerra da Marinha do Brasil: 710 militares, convés para helicópteros, 176 metros, 12.800 km de alcance e 18.500 toneladas
O avanço da construção dos doze navios
A AtoB@C Shipping encomendou um total de doze navios híbridos plug-in ao estaleiro indiano Chowgule & Company. Enquanto o sétimo navio é entregue, a produção continua. A construção do último navio da série, o Luxomar, começou em 17 de junho com uma cerimônia de corte de aço. Além disso, o oitavo navio, Ventumar, foi lançado em 30 de maio e atualmente passa por equipamentos, com entrega prevista para o terceiro trimestre de 2025. As entregas ocorrerão a cada trimestre até o outono de 2026.
Tecnologia híbrida para operações portuárias sem emissões
Toda a série de doze navios, da classe de gelo 1A, é equipada com baterias e conexão de energia em terra. Essa tecnologia avançada permite que cada navio híbrido realize visitas aos portos sem gerar emissões e sem produzir ruídos, contribuindo para operações portuárias mais limpas e silenciosas.