O asteroide 2024 ON, do tamanho de um edifício de 60 andares, está em rota de aproximação com a Terra, levantando preocupações sobre um possível impacto
Um asteroide do tamanho de um prédio de 60 andares, denominado 2024 ON, está se aproximando da Terra a uma velocidade alarmante de 40.235 quilômetros por hora, segundo alertas da NASA. Descoberto em 5 de setembro de 2024 pelo astrônomo G. Borisov, o asteroide tem gerado grande interesse tanto na comunidade científica quanto entre os entusiastas do espaço, devido à sua enorme dimensão e à proximidade com que passará do nosso planeta.
Com aproximadamente 720 pés de diâmetro, equivalente a dois campos de futebol, o 2024 ON deve fazer sua maior aproximação à Terra em 15 de setembro de 2024.
A NASA informou que o asteroide passará a cerca de 620.000 milhas de distância, o que representa mais de duas vezes e meia a distância entre a Terra e a Lua. Embora essa proximidade cause apreensão, a agência espacial norte-americana destaca que a chance de colisão com o nosso planeta é baixa.
- Explorador encontra antiga base da OTAN que foi construída em 1956 e está completamente abandonada a décadas
- Adeus ao hidrogênio? EUA testam o combustível do futuro: É extremamente poderoso, porém tóxico!
- Descoberta pré-histórica: Descoberta do fundo do oceano da era dos dinossauros pode reescrever toda a história da Terra
- INCRÍVEL: Tapetes de cabelo humano estão sendo usados para limpar derramamentos de óleo; podendo absorver cinco vezes seu peso em petróleo
O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em Pasadena, Califórnia, está liderando os esforços para monitorar a trajetória do asteroide e garantir que ele não represente uma ameaça. Outras instituições ao redor do mundo, como a Agência Espacial Europeia (ESA) e várias universidades, também estão envolvidas na análise da composição do 2024 ON. O objetivo é não só garantir a segurança da Terra, mas também estudar a formação do asteroide para entender melhor a composição dos corpos celestes e obter novos dados sobre o início do sistema solar.
NASA detectou outro grande asteroide recentemente
Esta não é a primeira vez que um objeto próximo à Terra gera comoção. Em junho de 2024, o asteroide 2024 RR3 passou a apenas 360.000 km do planeta, ou cerca de 93% da distância entre a Terra e a Lua. Apesar da proximidade, o Virtual Telescope Project, que monitora asteroides, tranquilizou o público, informando que ambos os asteroides passarão de forma segura.
A aproximação de objetos como o 2024 ON relembra a importância dos programas de monitoramento e estudo de asteroides. Esses esforços internacionais continuam a fornecer informações cruciais para garantir a segurança da Terra e ampliar o conhecimento sobre o nosso sistema solar.