Vulcão Kilauea lança lava a mais de 300 metros de altura, cria espetáculo visual no Parque Nacional do Havaí
Nesta sexta-feira (20), o vulcão Kilauea, no Havaí, entrou novamente em erupção, lançando jatos de lava com até 305 metros de altura.
A atividade começou ainda na noite de quinta-feira (19), por volta das 23h30 no horário local, e rapidamente aumentou de intensidade. As informações são do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
As imagens divulgadas pelo USGS mostram fontes incandescentes saindo da abertura norte do Kilauea. O ponto de erupção está localizado dentro da caldeira Halema’uma’u, uma cratera no topo do vulcão. Por volta da 1h40 da madrugada, algumas dessas fontes chegaram a ultrapassar os 300 metros de altura.
-
A menor cidade do Brasil tem só 3,5 km², mas reúne 8 mil moradores e economia vibrante
-
Maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil guarda 31 mil hectares preservados
-
Pix errado de R$ 3.885,84 provoca confusão: homem vai cobrar em frente à casa e PM intervém para resolver
-
A fortaleza de luxo em SP: condomínio de 12 milhões de m² tem 4 mil funcionários, hotel 5 estrelas, 2 campos de golfe e heliponto com lounge VIP
A força da erupção criou um espetáculo visual impressionante no Parque Nacional dos Vulcões do Havaí. O USGS compartilhou uma transmissão ao vivo mostrando em tempo real o movimento da lava e os efeitos da atividade vulcânica.
Apesar da intensidade dos jatos de lava, o fluxo permaneceu contido dentro da caldeira. Segundo as autoridades locais, até o momento não há risco direto para as comunidades próximas da Big Island, a maior ilha do arquipélago havaiano.
A erupção também liberou uma nuvem vulcânica que alcançou aproximadamente 4.500 metros de altura. Essa nuvem contém gases, fragmentos de rocha e fibras de vidro vulcânico, que podem ser perigosos para pessoas que estejam na direção dos ventos ao sul da região.
Desde dezembro de 2024, o Kilauea já entrou em erupção 26 vezes. A maioria dos episódios foi curta, durando geralmente menos de um dia, com alguns dias de intervalo entre uma atividade e outra.
O Kilauea é um dos vulcões mais ativos do mundo e segue sob constante monitoramento. Autoridades locais pedem que visitantes respeitem as áreas restritas e acompanhem as atualizações oficiais para garantir a segurança de todos.
Com informações de Canal Tech.