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As vendas da Jaguar caíram 98% após a reformulação da marca

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 02/07/2025 às 08:25
Jaguar
Foto: Reprodução
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Após campanha polêmica e retirada de modelos a combustão, Jaguar registra queda de 97,5% nas vendas na Europa e enfrenta críticas do setor.

A Jaguar, tradicional marca britânica de carros de luxo, viu suas vendas despencarem de forma dramática na Europa.

Em abril, apenas 49 veículos foram registrados no continente, uma queda de 97,5% em comparação ao mesmo mês do ano anterior, quando o número foi de 1.961 unidades.

O resultado é parte de um cenário mais amplo: entre janeiro e abril, as vendas caíram 75,1%, totalizando apenas 2.665 carros.

Campanha publicitária polêmica e ausência de novos modelos

O colapso nas vendas ocorreu após uma reformulação da marca que incluiu um comercial lançado em novembro passado.

A peça publicitária mostrava modelos não binários com roupas coloridas e slogans como “Não copie nada” e “Viva vividamente”. No entanto, nenhum carro foi exibido na campanha.

A ação buscava marcar a transição da Jaguar para uma montadora exclusivamente elétrica e ultraluxuosa.

No entanto, a falta de imagens dos automóveis e a abordagem considerada “woke” por parte de críticos geraram controvérsia.

Concessionárias vazias e atrasos no novo elétrico

Apesar do foco em veículos elétricos, a Jaguar não lançou ainda nenhum modelo de sua nova linha.

O principal lançamento previsto, um GT elétrico de quatro portas com preço estimado em US$ 200 mil, só deve chegar ao mercado no fim de 2025.

Até lá, concessionárias enfrentam escassez de produtos, já que a montadora retirou do mercado seus modelos a gasolina e diesel.

Segundo a Bloomberg, isso deixou a empresa praticamente sem veículos para oferecer em 2024. Os outros modelos elétricos da marca devem ser lançados apenas no próximo verão, ainda sem data exata confirmada.

Críticas e queda contínua no mercado global

A mudança de estratégia teve como objetivo atrair um público mais jovem, mas acabou gerando críticas de especialistas, concessionárias e clientes fiéis.

A marca, que já vendeu mais de 180 mil unidades em 2018, viu esse número cair para menos de 27 mil no ano passado.

A Jaguar, que pertence à indiana Tata Motors desde 2008, ainda não se pronunciou oficialmente sobre os resultados recentes.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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