Em uma chamada global voltada para empreendedores, as mineradoras têm pretensões de desenvolver soluções de eletrificação em caminhões utilizados nas minas
As três maiores mineradoras do mundo BHP Billiton, Rio Tinto e a Vale informaram, na última quinta-feira (13/05), em uma teleconferência global para empresários, fornecedores e start-ups que pretendem desenvolver soluções para a eletrificação de grandes caminhões usados em minas. As mineradoras explicaram em comunicado conjunto, que o objetivo é fornecer uma solução que não apenas melhore a segurança e a eficiência da produção das baterias, mas também substitua o diesel por baterias, reduzindo, significativamente, as emissões durante as operações.
- Brasileiro abre estaleiro nos Estados Unidos e se torna um dos maiores Centros Náuticos para construção de catamarã
- Imetame pode ter descoberto petróleo em poço na parte terrestre da Bacia do Espírito Santo
- Privatização da Eletrobras pode afetar bolso do consumidor, deixando conta de luz mais cara pelos próximos 30 anos segundo dados da Aesel
- Petroleira Total convoca candidatos sem experiência para vagas em São Paulo no seu Programa Trainee 2021
- Volvo anuncia encerramento da produção de motores a combustão a gasolina e a diesel no Brasil
O plano das mineradoras para desenvolver os caminhões elétricos
Este plano das maiores mineradoras foi apresentado em um momento em que os metais básicos se tornaram cada vez mais importantes, como uma importante matéria-prima para a produção de baterias. O Desafio de Inovação Charge On, como foi denominado o programa das mineradoras Vale, BHP e Rio Tinto, possui como objetivo gerar soluções para realizar a substituição do diesel por baterias nos grandes caminhões.
Por se tratarem de grandes caminhões, o desafio do programa será diminuir o tempo de carregamento dos veículos, que, atualmente, é muito longo e prejudica a produtividade. As mineradoras precisam de tecnologias de carga rápida e em escala, capazes de fornecer cerca de 400 kWh para carregar e impulsionar um caminhão dentro do ciclo de transporte, que envolve carga, deslocamento, despejo, retorno e fila.
- Histórico! Peru fecha acordo para fabricar parte do KF-21 e pode operar caça de 5ª geração antes de toda a América Latina!
- Com investimento superior a R$ 20 BILHÕES, nova fábrica de celulose no Brasil irá gerar 10 mil empregos durante obra e terá uma produção astronômica de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano!
- A MAIOR obra de infraestrutura ferroviária no Brasil alcança 68% de conclusão e já conta com mais de 243 km de trilhos instalados!
- Inovação Tecnológica: Impulsionando o Futuro do Setor de Transportes
A eletrificação dos grandes caminhões no setor mineral
Carlos Mello, diretor de Engenharia de Ferrosos da Vale, diz que a eletrificação das minas requer uma integração considerável entre o planejamento e as operações das mineradoras, necessitando desenvolver novas soluções de carregamento que possam ser incorporadas nas operações, em paralelo ao desenvolvimento de caminhões a bateria, para garantir a criação de um sistema de transporte elétrico verdadeiramente sustentável em todos os aspectos: limpo, competitivo e flexível.
Edgar Basto, presidente da BHP Minerals Austrália, disse que as ideias inovadoras que surgirem do projeto também poderão ser aplicadas imediatamente em equipamentos diesel-elétricos já existentes. Edgar ainda ressalta que esses desafios de eletrificar os caminhões não serão resolvidos da noite para o dia, porém, destaca que as mineradoras podem encontrar os melhores conceitos que podem ser aplicados em toda a indústria.
Já Mark Davies, executivo de Projetos do Grupo Rio Tinto, espera que a iniciativa de eletrificar os grandes caminhões gerem benefícios de longo prazo para a indústria de mineração e o meio ambiente. Mark ainda diz que tal projeto das mineradoras tem um apelo global aos inovadores para mudar a forma como os sistemas de caminhões de transporte operam no setor de mineração.
O projeto de eletrificação das mineradoras
Este desafio de conseguir eletrificar os caminhões das mineradoras está sendo conduzido pela Austmine (associação de equipamentos, tecnologia e serviços de mineração da Austrália). Recentemente, as três mineradoras anunciaram a intenção de se tornarem carbono neutro até o ano de 2050.
As inscrições para a iniciativa, chamada “Desafio de Inovação Charge On”, foram abertas ontem (18/05), e os candidatos interessados nos planos das mineradoras poderão apresentar seus projetos durante este ano.
Na mesma linha para a redução das emissões, a mineradora Vale anunciou, na última quinta-feira, que irá receber nos próximos dias o primeiro navio mineraleiro do mundo, equipado com velas rotativas, que visam aumentar a eficiência e reduzir o consumo de combustíveis fósseis.