1. Início
  2. / Construção
  3. / Arcelormittal e USP estão desenvolvendo uma nova espécie de vergalhão de alta resistência que pode revolucionar a construção civil
Tempo de leitura 3 min de leitura

Arcelormittal e USP estão desenvolvendo uma nova espécie de vergalhão de alta resistência que pode revolucionar a construção civil

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 14/07/2021 às 12:16
Arcelormittal - USP - construção civil - vergalhão -
Colaboradores da Arcelormittal – créditos: cimm

A Arcelormittal em um convênio com USP, estão desenvolvendo um vergalhão para a construção civil. O produto promete ofertar uma melhor utilização do aço e uma redução no uso de concreto

Alguns dias após a Câmara Brasileira de Construção ter anunciado uma grande importação de aço de siderúrgicas de outros países, com o objetivo de equilibrar os preços no mercado nacional, a Arcelormittal anunciou que está desenvolvendo um novo vergalhão para o setor de construção civil ao lado da Universidade de São Paulo (USP).

Leia também

Expandindo os limites da construção civil

Em conjunto com a área de Inovação e Desenvolvimento de Produtos para Construção Civil do segmento de Aços Longos da ArcelorMittal, a Cátedra Construindo o Amanhã (união entre a ArcelorMitall e a USP) e o Centro de Inovação e Construção Sustentável (CICS/USP), o time opera no lançamento de um novo vergalhão que será responsável por expandir limites na Construção civil, permitindo que projetos sejam criados de forma mais segura.

O vergalhão CA50/S-AR é uma solução com uma resistência surpreendente e um limite de escoamento de pelo menos 700 Mpa. O novo produto, feito em parceria com a USP, propiciará, em algumas operações uma melhor taxa de utilização do aço e uma grande redução no uso de concreto.

Palavras do coordenador do CICS/USP

O desafio do projeto para a construção civil foi criar um vergalhão com alta competência técnica, focado em operações especiais e que atendesse à norma ABNT NBER 7480.

De acordo com o professor Vanderley John, Coordenador do CICS/USP, as obras de grande porte possuem dificuldades nas grandes taxas do material, limitando a passagem do concreto.

Segundo o coordenador, isso gera um maior número de vazios, ou seja, uma perda de aderência do aço ao concreto. Com o aumento de resistência do concreto, o aço do vergalhão necessita acompanhar esses desenvolvimentos.

Edifício do Campus da USP testará o novo produto

O novo produto da ArcelorMittal será utilizada no edifício experimental CICS Living Lab, situado no Campus da USP. De acordo com o Gerente Geral de Desenvolvimento de Produtos e Serviços ArcelorMittal, Joaquim Burrel, o CICS está em construção no Campus e o comportamento do vergalhão será medido no longo prazo.

Segundo Burrel, por meio do convenio, não apenas esse, mas outros produtos com propriedades especiais estão sendo analisados e prometem inovar no setor de construção civil.

O professor Vanderley John ressalta que em construções de grande porte onde há uma grande utilização do aço por metro cúbico, essa solução poderá promover a desmaterialização da construção através do uso de vergalhões de alto desempenho.  

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos