A Arcelormittal em um convênio com USP, estão desenvolvendo um vergalhão para a construção civil. O produto promete ofertar uma melhor utilização do aço e uma redução no uso de concreto
Alguns dias após a Câmara Brasileira de Construção ter anunciado uma grande importação de aço de siderúrgicas de outros países, com o objetivo de equilibrar os preços no mercado nacional, a Arcelormittal anunciou que está desenvolvendo um novo vergalhão para o setor de construção civil ao lado da Universidade de São Paulo (USP).
Leia também
Expandindo os limites da construção civil
Em conjunto com a área de Inovação e Desenvolvimento de Produtos para Construção Civil do segmento de Aços Longos da ArcelorMittal, a Cátedra Construindo o Amanhã (união entre a ArcelorMitall e a USP) e o Centro de Inovação e Construção Sustentável (CICS/USP), o time opera no lançamento de um novo vergalhão que será responsável por expandir limites na Construção civil, permitindo que projetos sejam criados de forma mais segura.
O vergalhão CA50/S-AR é uma solução com uma resistência surpreendente e um limite de escoamento de pelo menos 700 Mpa. O novo produto, feito em parceria com a USP, propiciará, em algumas operações uma melhor taxa de utilização do aço e uma grande redução no uso de concreto.
- Uma empresa inovadora do setor da construção civil planeja investir R$ 80 milhões em nova fábrica no Sul do Brasil — Muitos empregos gerados
- Histórico! Peru fecha acordo para fabricar parte do KF-21 e pode operar caça de 5ª geração antes de toda a América Latina!
- Com investimento superior a R$ 20 BILHÕES, nova fábrica de celulose no Brasil irá gerar 10 mil empregos durante obra e terá uma produção astronômica de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano!
- A MAIOR obra de infraestrutura ferroviária no Brasil alcança 68% de conclusão e já conta com mais de 243 km de trilhos instalados!
Palavras do coordenador do CICS/USP
O desafio do projeto para a construção civil foi criar um vergalhão com alta competência técnica, focado em operações especiais e que atendesse à norma ABNT NBER 7480.
De acordo com o professor Vanderley John, Coordenador do CICS/USP, as obras de grande porte possuem dificuldades nas grandes taxas do material, limitando a passagem do concreto.
Segundo o coordenador, isso gera um maior número de vazios, ou seja, uma perda de aderência do aço ao concreto. Com o aumento de resistência do concreto, o aço do vergalhão necessita acompanhar esses desenvolvimentos.
Edifício do Campus da USP testará o novo produto
O novo produto da ArcelorMittal será utilizada no edifício experimental CICS Living Lab, situado no Campus da USP. De acordo com o Gerente Geral de Desenvolvimento de Produtos e Serviços ArcelorMittal, Joaquim Burrel, o CICS está em construção no Campus e o comportamento do vergalhão será medido no longo prazo.
Segundo Burrel, por meio do convenio, não apenas esse, mas outros produtos com propriedades especiais estão sendo analisados e prometem inovar no setor de construção civil.
O professor Vanderley John ressalta que em construções de grande porte onde há uma grande utilização do aço por metro cúbico, essa solução poderá promover a desmaterialização da construção através do uso de vergalhões de alto desempenho.