Aquisições da ExxonMobil no Brasil e em outros países podem fazer a operadora ter lucro de 140% até 2025

ExxonMobil Brasil negocios
 

A ExxonMobil, maior petrolífera dos EUA, atualizou seus planos de crescimento e espera que o potencial de ganhos anuais aumente em mais de 140% até 2025 em relação aos lucros ajustados de 2017, assumindo um preço de petróleo de US $ 60 por barril e com base nas margens de 2017.

“Dado o sucesso que experimentamos no ano passado e o progresso que estamos fazendo em nossos planos, temos uma confiança ainda maior em nossa capacidade de aumentar o valor para nossos acionistas”, disse Darren W. Woods, presidente e diretor executivo da empresa – Dia anual do investidor na Bolsa de Valores de Nova York.

“Estamos superando o ritmo esperado da nossa estratégia de crescimento agressivo que definimos no ano passado”, disse Woods.

A projeção atualizada de ganhos da ExxonMobil se compara ao aumento estimado de 135% no ano passado entre 2017 e 2025, com base nos ganhos ajustados de 2017. O potencial de ganhos cumulativos de 2019 a 2025 aumentou em cerca de US $ 9 bilhões, apoiado por novas melhorias nos planos de investimento e desinvestimento da empresa.

A ExxonMobil espera que o fluxo de caixa anual das operações chegue a US $ 60 bilhões em 2025, considerando os preços do petróleo em US $ 60 por barril e as margens de 2017. O fluxo de caixa acumulado de operações e vendas de ativos no período de 2019 a 2025 é US $ 24 bilhões maior do que o comunicado na reunião de analistas do ano passado, incluindo US $ 15 bilhões de vendas antecipadas de ativos de 2019 a 2021.

A empresa espera dobrar o retorno sobre o capital empregado até 2025, abaixo do cenário de preço de US $ 60 por barril descrito durante o dia do investidor do ano passado.

No Brasil

No upstream, o crescimento se beneficiará do sucesso de exploração da ExxonMobil e do progresso nos planos de desenvolvimento. Em 2018, a empresa acrescentou 1,3 bilhão de barris equivalentes de petróleo à sua base de recursos, que incluiu adições de novas descobertas e aquisições estratégicas, principalmente na Guiana e no Brasil.

Na Guiana, o recurso recuperável bruto estimado do Bloco de Stabroek é de aproximadamente 5,5 bilhões de barris equivalentes de petróleo. Isso se compara à estimativa atualizada de recursos no final do ano passado de mais de 5 bilhões de barris equivalentes de petróleo.

No Brasil, a ExxonMobil construiu uma área de 2,3 milhões de acres, adicionando 800.000 acres em 2018.

Um importante projecto de gás natural liquefeito (GNL) em Moçambique está no bom caminho para a decisão final de investimento este ano.

O projeto de LNG da Papua Nova Guiné está progredindo. Em fevereiro de 2019, a empresa sancionou o projeto Golden Pass LNG para capitalizar o fornecimento de baixo custo do gás natural dos EUA e o crescimento esperado na demanda global de GNL.

Sobre Paulo Nogueira

Formado em Eletrotécnica e entusiasta do setor de tecnologia, já atuei em empresas do ramo de energia, óleo e gás em operações de completação, perfuração e produção em empresas em parceria com grandes empresas multinacionais do setor.