A ExxonMobil, maior petrolífera dos EUA, atualizou seus planos de crescimento e espera que o potencial de ganhos anuais aumente em mais de 140% até 2025 em relação aos lucros ajustados de 2017, assumindo um preço de petróleo de US $ 60 por barril e com base nas margens de 2017.
“Dado o sucesso que experimentamos no ano passado e o progresso que estamos fazendo em nossos planos, temos uma confiança ainda maior em nossa capacidade de aumentar o valor para nossos acionistas”, disse Darren W. Woods, presidente e diretor executivo da empresa – Dia anual do investidor na Bolsa de Valores de Nova York.
“Estamos superando o ritmo esperado da nossa estratégia de crescimento agressivo que definimos no ano passado”, disse Woods.
- Escassez de mão de obra: Finlândia, país MAIS feliz do mundo, está com 5.300 MIL vagas de empregos para diferentes cargos como garçons, soldadores, pintores, operadores de máquinas, dobradeiras, engenheiros e muito mais
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Estudo chocante: Descubra qual tamanho de carro é o menos seguro em acidentes de trânsito
- China choca o mundo criando o MENOR DRONE do mundo! Com apenas 4,2 gramas e movido a energia solar
A projeção atualizada de ganhos da ExxonMobil se compara ao aumento estimado de 135% no ano passado entre 2017 e 2025, com base nos ganhos ajustados de 2017. O potencial de ganhos cumulativos de 2019 a 2025 aumentou em cerca de US $ 9 bilhões, apoiado por novas melhorias nos planos de investimento e desinvestimento da empresa.
A ExxonMobil espera que o fluxo de caixa anual das operações chegue a US $ 60 bilhões em 2025, considerando os preços do petróleo em US $ 60 por barril e as margens de 2017. O fluxo de caixa acumulado de operações e vendas de ativos no período de 2019 a 2025 é US $ 24 bilhões maior do que o comunicado na reunião de analistas do ano passado, incluindo US $ 15 bilhões de vendas antecipadas de ativos de 2019 a 2021.
A empresa espera dobrar o retorno sobre o capital empregado até 2025, abaixo do cenário de preço de US $ 60 por barril descrito durante o dia do investidor do ano passado.
No Brasil
No upstream, o crescimento se beneficiará do sucesso de exploração da ExxonMobil e do progresso nos planos de desenvolvimento. Em 2018, a empresa acrescentou 1,3 bilhão de barris equivalentes de petróleo à sua base de recursos, que incluiu adições de novas descobertas e aquisições estratégicas, principalmente na Guiana e no Brasil.
Na Guiana, o recurso recuperável bruto estimado do Bloco de Stabroek é de aproximadamente 5,5 bilhões de barris equivalentes de petróleo. Isso se compara à estimativa atualizada de recursos no final do ano passado de mais de 5 bilhões de barris equivalentes de petróleo.
No Brasil, a ExxonMobil construiu uma área de 2,3 milhões de acres, adicionando 800.000 acres em 2018.
Um importante projecto de gás natural liquefeito (GNL) em Moçambique está no bom caminho para a decisão final de investimento este ano.
O projeto de LNG da Papua Nova Guiné está progredindo. Em fevereiro de 2019, a empresa sancionou o projeto Golden Pass LNG para capitalizar o fornecimento de baixo custo do gás natural dos EUA e o crescimento esperado na demanda global de GNL.