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Após vencer leilão de área do Estaleiro Atlântico Sul, Maersk espera gerar 1.600 vagas de emprego e trazer mais concorrência para a região nordeste

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 18/08/2022 às 17:50
Maersk - Hyundai - navio - conteiner - combustível - preço
Maersk anuncia 1600 vagas de emprego no Estaleiro Atlântico Sul – Imagem EAS

Maersk confirma investimentos e espera gerar 1.600 empregos em novo terminal de contêineres e carga geral em área do Estaleiro Atlantico Sul!

A Justiça de Ipojuca confirmou que a APM Terminals, empresa do grupo Maersk, é a vencedora oficial do leilão judicial para a aquisição de uma Unidade Produtiva Isolada (UPI-B Cais Sul) do Estaleiro Atlântico Sul (EAS), no Porto de Suape, Pernambuco. A APM Terminals apresentou a proposta vencedora em 26 de Julho de 2022  para a aquisição da área, no contexto da sua recuperação judicial do EAS, para desenvolver e operar um terminal de contêineres e carga geral.

“Suape tem um grande potencial de crescimento, e nossa visão é investir em um terminal que agregará oportunidades de crescimento para o Nordeste do Brasil. Nós acreditamos que mais concorrência na região irá gerar valor para os exportadores/importadores e atrair novos fluxos de carga, ajudando o Porto de Suape a crescer em um ritmo mais rápido” disse Leo Huisman, diretor executivo da APM Terminals para a região das Américas. 

Maersk planeja investir R$2.6 bilhões e gerar quase 2000 vagas de emprego!

A APM Terminals planeja investir cerca de R$2.6 bilhões no novo terminal de contêineres e iniciar as operações com capacidade inicial de 400 mil TEUs, agregando 55% mais capacidade ao complexo portuário. Uma vez obtidas todas as aprovações regulatórias e emitidas as licenças necessárias para a construção o terminal, a APM Terminals planeja finalizar a construção em até 24 meses e espera que o terminal esteja totalmente operacional até o final de 2025, para quando também está prevista a conclusão da dragagem do canal de acesso e da bacia de evolução pelo Porto de Suape.

Leonardo Levy, Diretor de Expansão da APM Terminals para as Américas, espera que  “que o mercado se beneficie dessa capacidade adicional, potencialmente transformando Suape em um ‘hub’ para o Nordeste, gerando em torno de 338 empregos diretos e 1.300 indiretos, aumentando a competitividade e, potencialmente, atraindo novos serviços para o Extremo Oriente e a Europa.

Além disso, a APM Terminals também está comprometida em zerar suas emissões de gases do efeito estufa até 2040, e isso será considerado no projeto do terminal.

Porto de Suape,situado no Nordeste, desempenha um papel vital na logística brasileira.

O Porto de Suape está situado em uma localização altamente estratégica no Nordeste e desempenha um papel vital na logística brasileira. Para carga conteinerizada, Suape está entre os 10 maiores portos do Brasil, sendo o 8º em termos de volume movimentado.

“A APM Terminals está comprometida com Suape, com o crescimento da região e com o mercado brasileiro. Nós agradecemos o forte apoio dado ao nosso projeto por parte do governo de Pernambuco, da comunidade local, investidores e clientes, e gostaríamos de reafirmar nosso compromisso de seguir investindo em tecnologia, novos negócios e maior crescimento da região” disse Santi Casciano, head de expansão da APM Terminals para a região das Américas.

Maersk divulga a imagem da primeira frota de navios porta-contêineres movidos a combustível verde do mundo, cuja operação está programada para o início de 2024

O design do primeiro navio neutro em carbono do mundo com operação prevista para 2024, foi divulgado pela Maersk. Esta é a primeira vez que a empresa divulga uma imagem do projeto da frota composta por oito navios porta-contêineres movidos a combustível verde.  “Ao projetá-los, nossa ambição era garantir que os novos navios pudessem atender nossos clientes de maneira mais inteligente, além de contribuir para seus objetivos de transporte neutro em carbono”, destaca a empresa, em um comunicado global. 

Os navios terão 350 metros de comprimento, 53,5 metros de largura e serão significativamente diferentes do que foi visto antes para quaisquer navios porta-contêineres maiores. A acomodação da tripulação e a ponte estarão localizadas na proa para permitir o aumento da capacidade do contêiner. O funil ficará na popa e apenas em um dos lados da embarcação, proporcionando mais espaço para a carga. Essa separação entre acomodação e funil também melhora a eficiência no porto.

A série, construída pela Hyundai Heavy Industries, vem com uma configuração inovadora de motor bicombustível que pode operar com metanol e combustível convencional com baixo teor de enxofre. Com capacidade de combustível, as embarcações poderão fazer uma viagem completa de ida e volta, a exemplo da rota Ásia-Europa, com metanol verde. 

A primeira embarcação está programada para entrar em operação no início de 2024. “Esperamos levar essas embarcações pelos oceanos do mundo e continuar nosso trabalho na criação de novas soluções para melhorar a eficiência da futura cadeia de abastecimento de nossos clientes”, destaca Maersk.

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

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