1. Início
  2. / Curiosidades
  3. / Depois de mais de um século no fundo do mar, submarino de Guerra americano é encontrado intacto há mais de 400m de profundidade!
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Depois de mais de um século no fundo do mar, submarino de Guerra americano é encontrado intacto há mais de 400m de profundidade!

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 17/06/2025 às 15:59
Submarino, militar, marinha
Foto: IA
  • Reação
  • Reação
  • Reação
6 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Na mesma expedição que localizou o submarino, equipe localiza avião militar desaparecido desde os anos 1950

No silêncio escuro do oceano, onde nem se imagina estar, Pesquisadores da Marinha dos Estados Unidos e do Instituto Oceanográfico Woods Hole (WHOI) conseguiram encontrar restos de um submarino americano que afundou em 1917 durante um acidente de treinamento em plena Primeira Guerra Mundial.

O submarino USS F-1, que havia desaparecido durante um exercício militar e foi localizado — inteiro — na costa da Califórnia, a mais de 400 metros de profundidade.

Colisão fatal e um século de mistério

De acordo com informações, o submarino afundou em dezembro de 1917, após colidir com o USS F-3 durante um treinamento. Na tragédia, 19 tripulantes morreram e três conseguiram sobreviver. Desde então, a área passou a ser tratada como uma “sepultura de guerra” e, por isso, os destroços não foram tocados. O casco, tombado de lado, continua surpreendentemente intacto!

Nos anos 1970, a Marinha chegou a estimar a localização geral do acidente, mas só agora a tecnologia permitiu identificar o ponto exato com precisão.

Missão delicada, resultado histórico

Usando tecnologia de ponta, como os submersíveis Alvin e Sentry, a equipe formada pela Marinha dos Estados Unidos e o Instituto Oceanográfico Woods Hole (WHOI), conseguiram mapear a área em altíssima resolução e confirmar a identidade da embarcação tombada. .

“Quando os mergulhadores desceram e viram a estrutura com tanta clareza, foi como voltar no tempo”, contou Bruce Strickrott, líder do Grupo Alvin. “Ninguém esperava que estivesse tão bem preservado.”

Outro achado inesperado: um avião militar perdido

Durante a mesma expedição, a equipe também se deparou com os restos de um Grumman TBF Avenger, avião usado pela Marinha em treinamentos, que caiu em 1950. Apesar de já se saber sobre o acidente, a posição exata da aeronave permanecia desconhecida.

Dessa vez, o final foi menos trágico: todos os ocupantes do avião sobreviveram. E um detalhe curioso chamou atenção — o número “13” ainda visível na fuselagem, alimentando velhas superstições militares que, apesar de tudo, parecem não ter se confirmado neste caso.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x