1. Início
  2. / Curiosidades
  3. / Depois de mais de um século no fundo do mar, submarino de Guerra americano é encontrado intacto há mais de 400m de profundidade!
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Depois de mais de um século no fundo do mar, submarino de Guerra americano é encontrado intacto há mais de 400m de profundidade!

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 17/06/2025 às 15:59
Submarino, militar, marinha
Foto: IA
  • Reação
  • Reação
  • Reação
6 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Na mesma expedição que localizou o submarino, equipe localiza avião militar desaparecido desde os anos 1950

No silêncio escuro do oceano, onde nem se imagina estar, Pesquisadores da Marinha dos Estados Unidos e do Instituto Oceanográfico Woods Hole (WHOI) conseguiram encontrar restos de um submarino americano que afundou em 1917 durante um acidente de treinamento em plena Primeira Guerra Mundial.

O submarino USS F-1, que havia desaparecido durante um exercício militar e foi localizado — inteiro — na costa da Califórnia, a mais de 400 metros de profundidade.

Colisão fatal e um século de mistério

De acordo com informações, o submarino afundou em dezembro de 1917, após colidir com o USS F-3 durante um treinamento. Na tragédia, 19 tripulantes morreram e três conseguiram sobreviver. Desde então, a área passou a ser tratada como uma “sepultura de guerra” e, por isso, os destroços não foram tocados. O casco, tombado de lado, continua surpreendentemente intacto!

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Nos anos 1970, a Marinha chegou a estimar a localização geral do acidente, mas só agora a tecnologia permitiu identificar o ponto exato com precisão.

Missão delicada, resultado histórico

Usando tecnologia de ponta, como os submersíveis Alvin e Sentry, a equipe formada pela Marinha dos Estados Unidos e o Instituto Oceanográfico Woods Hole (WHOI), conseguiram mapear a área em altíssima resolução e confirmar a identidade da embarcação tombada. .

“Quando os mergulhadores desceram e viram a estrutura com tanta clareza, foi como voltar no tempo”, contou Bruce Strickrott, líder do Grupo Alvin. “Ninguém esperava que estivesse tão bem preservado.”

Outro achado inesperado: um avião militar perdido

Durante a mesma expedição, a equipe também se deparou com os restos de um Grumman TBF Avenger, avião usado pela Marinha em treinamentos, que caiu em 1950. Apesar de já se saber sobre o acidente, a posição exata da aeronave permanecia desconhecida.

Dessa vez, o final foi menos trágico: todos os ocupantes do avião sobreviveram. E um detalhe curioso chamou atenção — o número “13” ainda visível na fuselagem, alimentando velhas superstições militares que, apesar de tudo, parecem não ter se confirmado neste caso.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x