1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Após contrato com a Galp e PetroReconcavo, distribuidora Potigás firma novo acordo com a Petrobras para o fornecimento de gás natural pelos próximos oito anos
Localização RN Tempo de leitura 3 min de leitura

Após contrato com a Galp e PetroReconcavo, distribuidora Potigás firma novo acordo com a Petrobras para o fornecimento de gás natural pelos próximos oito anos

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 10/03/2023 às 16:24
A Petrobras havia reduzido a sua presença no fornecimento do combustível no Rio Grande do Norte em 2021. Agora, com o novo contrato com a distribuidora Potigás, ela passará a fornecer 40 mil m³/dia de gás natural somente em 2023, seguindo acordo nos próximos anos.
Foto: Elisa Elsie
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A Petrobras havia reduzido a sua presença no fornecimento do combustível no Rio Grande do Norte em 2021. Agora, com o novo contrato com a distribuidora Potigás, ela passará a fornecer 40 mil m³/dia de gás natural somente em 2023, seguindo acordo nos próximos anos.

A distribuidora de gás natural do Rio Grande do Norte, Potigás, retomou a parceria com a Petrobras após a assinatura de um novo contrato com a petroleira estatal. O acordo prevê o fornecimento do combustível pelos próximos oito anos, com previsão de 40 mil m³/dia entregues à empresa potiguar somente em 2023. Para os próximos anos, a expectativa é que o volume suba consideravelmente, expandindo assim a presença da estatal no estado.

Petrobras retoma aproximação com a distribuidora potiguar Potigás após assinatura de contrato de fornecimento de gás natural pelos próximos oito anos

A Petrobras retomou sua aproximação com a distribuidora de gás natural potiguar Potigás após uma nova assinatura de contrato com a empresa.

O acordo prevê o fornecimento do combustível à empresa pelos próximos oito anos, expandindo assim a presença da petroleira no segmento de gás potiguar.

Inicialmente, o contrato determina o fornecimento de 40 mil m³/dia à distribuidora potiguar. E, a partir de 2024, esse volume sobe para 100 mil m³/dia. Dessa forma, a Potigás expande a segurança no abastecimento do combustível, ao passo em que a Petrobras se torna ainda mais relevante no Nordeste brasileiro.

Em 2021, a petroleira estatal havia reduzido a sua presença no estado potiguar, principalmente em relação aos contratos com a distribuidora.

Agora, ela retoma a aproximação com a Potigás em um novo contexto, após a chegada do terceiro Governo Lula ao poder, que visa contribuir com os investimentos na estatal ao longo dos próximos anos.

A chegada de Jean Paul Prates à presidência da estatal também é um fator determinante na retomada de acordos da empresa em todo o país.

Potigás havia firmado acordos de fornecimento de gás natural com a Galp e PetroReconcavo. Petrobras recorre agora a contrato de longo prazo no RN

Após a diminuição da presença da Petrobras na distribuição de gás natural do Rio Grande do Norte em 2021, a Potigás firmou outros contratos no setor.

Entre eles, ela fechou contrato com a PetroReconcavo, para suprimento de 236 mil m³/dia até o fim de 2023.

Além disso, ela também possui um acordo em andamento com a Galp, para um volume de 1 mil m³/dia até o fim do ano.

Agora, ela retomou os acordos com a Petrobras, sob os termos da petroleira. O novo contrato da estatal com a distribuidora potiguar reforça a posição da empresa atualmente, que recorre a acordos de longo prazo.

Além desse em andamento, ela está com projetos em previsão com a Gasmig (MG), Compagas (PR) e Sulgás (RS), bem como a Cegás (CE), ES Gás (ES), SCGás (SC).

Dessa forma, a Petrobras retoma sua posição no RN com a distribuidora Potigás e se mantém no cenário nacional de gás natural com os demais contratos.

Conheça a Potigás

A Companhia Potiguar de Gás, sociedade de economia mista que tem como sócios o Estado do Rio Grande do Norte e a Petrobras Gás S/A — Gaspetro, é responsável exclusiva pela distribuição de gás canalizado no Rio Grande do Norte.

YouTube Video
Fonte: Potigás

Foi fundada em novembro de 1993 através da Lei Estadual n.º 6502, de 26 de novembro de 1993, e as operações tiveram início em 8 de março de 1995.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos