Com seis décadas de atividade, a primeira fábrica da Toyota fora de seu país natal encerrará suas produções. A unidade de São Bernardo do Campo (SP) começará o encerramento das atividades ainda em 2022
Nesta terça-feira (5), a Toyota anunciou que encerrará as atividades da fábrica de São Bernardo do Campo (SP) até o fim do próximo ano. O fechamento da unidade é um marco histórico para a fabricante japonesa no país, pois é a primeira fábrica construída fora do seu país de origem. De acordo com a Toyota, a produção da fábrica de São Bernardo do Campo (SP) será transferida para outras unidades também situadas no estado de São Paulo. A mudança acontecerá gradualmente, e a estimativa é de que seja iniciada no início de novembro deste ano e concluída em novembro do próximo ano.
Fábrica da Toyota em São Bernardo do Campo possui seis décadas de história
A fábrica da montadora japonesa foi inaugurada em 1962, há 60 anos, sendo a primeira da montadora fora do Japão. No início de sua jornada, a unidade era utilizada para a produção do modelo off-road Bandeirantes, mas atualmente é utilizada apenas para a produção de componentes da Hilux, do Corolla e de outros modelos que já saíram de linha no Brasil.
Os atuais 550 colaboradores da fábrica de São Bernardo do Campo (SP) serão remanejados para outras unidades no estado e não haverá nenhuma demissão. Em nota, a montadora japonesa informou que o fechamento da unidade faz parte do plano da empresa para aumentar sua competitividade no mercado nacional. Com o fechamento da unidade de São Bernardo do Campo, a empresa fica apenas com três unidades no país (Porto Feliz, Indaiatuba e Sorocaba).
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Vale ressaltar que os componentes que são produzidos na fábrica fechada também serão transferidos para as outras unidades brasileiras e para fábricas nos Estados Unidos e na Argentina. Além disso, a empresa anunciou recentemente um investimento de 50 milhões de reais em Indaiatuba, também no estado de São Paulo, para que a linha do Corolla seja modernizada.
Toyota ajudou Volkswagen com pintura de fuscas
Um incêndio na fábrica da Volkswagen, em São Bernardo do Campo (SP), mudou o destino da japonesa no Brasil, tendo em vista que foi uma das empresas que contribuíram com a alemã a lidar com a perda da ala de pintura.
Aplicar o primer em 20 carrocerias de fuscas por dia tornou a operação brasileira bastante rentável e ainda foi muito além disso, pois deu sobrevida à fábrica que estava na iminência de fechar. Apesar da capacidade da fábrica, na sua inauguração, de produzir 300 Bandeirantes por mês, foram montados apenas 627 no primeiro ano, chegando ao pico de 2.200 carros em 1964.
Entretanto, a média dos anos seguintes foi desanimadora, não passando dos 700 carros por ano. A prestação de serviço de pintura para a Volkswagen pode ter evitado que a japonesa encerrasse a produção do Bandeirantes no Brasil ainda na década de 70, mas não evitou que a Toyota adiasse para os anos 90 a fabricação de veículos no Brasil, com o Corolla.
Conheça a fábrica da Toyota no Brasil
A fábrica da Toyota foi inaugurada em 1962, sendo a primeira da empresa no país, e tem uma grande importância para a montadora pois marcou o início de sua expansão industrial.
Na época, a montadora decidiu que fabricaria o jipe Land Cruiser, que ficou popularmente conhecido em todo o Brasil como Bandeirantes. Durante vários anos, esse foi o único modelo produzido pela Toyota nacional, até que na década de 90 a empresa decidiu construir uma nova fábrica e passar a produzir o Corolla no país.