1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Após 55 anos, a NASA prepara novos astronautas na Lua, mas primeiro pouso agora só em 2027
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Após 55 anos, a NASA prepara novos astronautas na Lua, mas primeiro pouso agora só em 2027

Escrito por Rafaela Fabris
Publicado em 09/12/2024 às 22:40
Após 55 anos, a NASA prepara novos astronautas na Lua, mas primeiro pouso agora só em 2027
Sem um humano na Lua há 55 anos, a NASA adia as missões Artemis 2 e Artemis 3; primeiros novos astronautas na Lua, incluindo mulheres e pessoas negras, só devem chegar ao satélite em 2027. (Imagem: Reprodução)

Com os adiamentos, o esperado retorno humano ao satélite se distancia, enquanto a NASA prioriza segurança e ajustes técnicos.

O tão aguardado retorno humano à Lua, que não acontece desde 1972, foi oficialmente adiado pela NASA. As missões Artemis 2 e Artemis 3, que marcarão o retorno histórico, sofreram atrasos significativos. A primeira equipe de novos astronautas na Lua agora tem previsão de decolar apenas em 2027.

Desde 19 de dezembro de 1972, nenhum humano pisou na superfície lunar. Os três astronautas da Apollo 17 encerraram uma era de exploração, mas a NASA tem planos ambiciosos para mudar isso. No entanto, na última semana, a agência confirmou que as missões Artemis, programadas para reescrever a história da exploração espacial, terão suas datas alteradas.

Nasa vai voar ao redor da Lua primeiro

Após 55 anos, a NASA prepara novos astronautas na Lua, mas primeiro pouso agora só em 2027
A tripulação da Artemis 2 inclui Reid Wiseman, Victor Glover, Christina Koch (todos da NASA) e Jeremy Hansen (da Agência Espacial Canadense).

A Artemis 2, que levará quatro astronautas em um voo ao redor da Lua, inicialmente planejada para setembro de 2025, foi adiada para abril de 2026. Já a Artemis 3, que finalmente levará novos astronautas na Lua, está prevista agora para o meio de 2027, sem uma data específica definida.

“O espaço é exigente”, disse Bill Nelson, administrador da NASA, em coletiva. Segundo ele, os ajustes são necessários para garantir que a cápsula Orion esteja plenamente preparada para levar os astronautas com segurança ao espaço profundo e trazê-los de volta.

O foco principal está no escudo térmico da cápsula Orion. Durante os testes da NASA na missão Artemis 1, realizada no final de 2022, foi observada uma degradação desigual do material ao reentrar na atmosfera terrestre. Embora a temperatura interna tenha permanecido estável, os engenheiros preferem prevenir qualquer falha, ajustando a trajetória de reentrada e aproximando o local de pouso da cápsula no oceano Pacífico de San Diego, na Califórnia.

Primeira missão de astronautas mulheres e pessoas negras para visitar a Lua

A Artemis 3 promete ser um marco histórico: será a primeira missão a levar astronautas mulheres e pessoas negras para visitar a Lua. Enquanto a tripulação desta missão ainda não foi definida, os nomes da Artemis 2 já foram anunciados. Reid Wiseman, Victor Glover, Christina Koch (todos da NASA) e Jeremy Hansen (do Canadá) estão treinando intensivamente, inclusive na Islândia, onde simulam condições do solo lunar para a jornada de 2026.

Mesmo com os atrasos, o retorno humano à Lua carrega uma emoção única e reforça a importância da segurança em cada detalhe. Afinal, quando os novos astronautas na Lua finalmente chegarem ao satélite, será um momento para ficar marcado na história da exploração espacial, e, claro, nos nossos corações. “Vamos marcar!” Pode demorar mais alguns anos, mas a NASA garante: a espera valerá a pena.

  • Reação
Uma pessoa reagiu a isso.
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Tags
Rafaela Fabris

Fala sobre inovação, energia renováveis, petróleo e gás. Com mais de 1.200 artigos publicados no CPG, atualiza diariamente sobre oportunidades no mercado de trabalho brasileiro.

Compartilhar em aplicativos
1
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x