1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Após 42 anos de história, Volkswagen Gol não será mais fabricado e marca se despede com sua Last Edition
Tempo de leitura 2 min de leitura

Após 42 anos de história, Volkswagen Gol não será mais fabricado e marca se despede com sua Last Edition

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 14/11/2022 às 13:40
Volkswagen, Gol, Volks
Foto: reprodução assets.volkswagen.com
Smartphone Motorola Edge 50 PRO 5G 256GB 24GB Ram Boost Tela 6,7 pOLED Gorilla Glass IP68 - Preto

Nessa semana, a Volkswagen anunciou que não irá mais produzir carros para sua linha Gol e lança uma última edição que faz homenagem às demais

A Volkswagen deixará de produzir carros da linha Gol, após 42 anos de história. Como forma de despedida, a marca lançou um modelo que faz homenagem aos carros mais famosos que já fabricou para a Gol. Sua Last Edition terá apenas 1.000 unidades e homenageia até mesmo a roda orbital.

O Volkswagen Gol é o carro que foi mais vendido no Brasil, com mais de 8 milhões de unidades produzidas, foi líder de vendas por 27 anos. As 1.000 unidades da sua última edição já começaram a ser distribuídas para as concessionárias e a marca afirma que não fará uma tiragem maior, como fez com a Kombi Last Edition em 2013.

Quais os principais modelos homenageados e como o Volkswagen Gol Last Edition trará essa nostalgia?

A Volkswagen não tentou reproduzir o mesmo desempenho dos Gol GT, GTS e GTi, mas ativa a memória de seus amantes com elementos visuais. A faixa preta pintada na traseira interligando as lanternas teve início com o Gol GT em 1984, da mesma forma como os bancos Recaro, que inspiraram o tecido cinza que forra os bancos.

A famosa roda orbital  apareceu no Gol GTi, no início dos anos 90. Essa roda não está presente no Gol Last Edition, mas aparece nos logotipos que marcam a coluna C. Já o Gol G2, mais conhecido como “Gol Bolinha”, é homenageado pela fonte em que foi escrito “Gol” na tampa do porta-malas.

Volkswagen não dá especificações sobre o motor do Gol Last Edition

A Volkswagen não deu muitas informações técnicas sobre o carro. Mesmo assim, é provável que mantenha o motor 1.0 MPI flex de 3 cilindros e 12 válvulas, que gera 77 cv de potência e 9,6 mkgf de torque com gasolina. Com a utilização do etanol, os números sobem para 84 cv e 10,4 mkgf. O motor trabalha em conjunto com o câmbio manual de 5 marchas.

Já a sua lista de equipamentos não perde nada para o Gol Urban Completo. Ela possui ar-condicionado, direção hidráulica, retrovisores com ajuste elétrico, luzes de seta e tilt-down do lado direito, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro e central multimídia Composition Touch, de 6,5”, com Android Auto e Apple CarPlay. O preço dessa última edição ainda não foi divulgado.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos