Nessa semana, a Volkswagen anunciou que não irá mais produzir carros para sua linha Gol e lança uma última edição que faz homenagem às demais
A Volkswagen deixará de produzir carros da linha Gol, após 42 anos de história. Como forma de despedida, a marca lançou um modelo que faz homenagem aos carros mais famosos que já fabricou para a Gol. Sua Last Edition terá apenas 1.000 unidades e homenageia até mesmo a roda orbital.
O Volkswagen Gol é o carro que foi mais vendido no Brasil, com mais de 8 milhões de unidades produzidas, foi líder de vendas por 27 anos. As 1.000 unidades da sua última edição já começaram a ser distribuídas para as concessionárias e a marca afirma que não fará uma tiragem maior, como fez com a Kombi Last Edition em 2013.
Quais os principais modelos homenageados e como o Volkswagen Gol Last Edition trará essa nostalgia?
A Volkswagen não tentou reproduzir o mesmo desempenho dos Gol GT, GTS e GTi, mas ativa a memória de seus amantes com elementos visuais. A faixa preta pintada na traseira interligando as lanternas teve início com o Gol GT em 1984, da mesma forma como os bancos Recaro, que inspiraram o tecido cinza que forra os bancos.
- Toyota vai parar de produzir modelo queridinho dos brasileiros, o Yaris, ainda NESTE mês
- Como dar tranco no carro? Aprenda a técnica de forma prática e segura para situações de emergência
- Nada de Volkswagen, Toyota ou BYD: fábrica automotiva mais moderna do Brasil pertence à companhia muitas vezes deixada de lado pelos brasileiros
- Fim do Tiguan, Nivus e Taos! SUV de médio porte Volkswagen Tayron chega no mercado automotivo desbancando rivais rivais com 850 km de autonomia!
A famosa roda orbital apareceu no Gol GTi, no início dos anos 90. Essa roda não está presente no Gol Last Edition, mas aparece nos logotipos que marcam a coluna C. Já o Gol G2, mais conhecido como “Gol Bolinha”, é homenageado pela fonte em que foi escrito “Gol” na tampa do porta-malas.
Volkswagen não dá especificações sobre o motor do Gol Last Edition
A Volkswagen não deu muitas informações técnicas sobre o carro. Mesmo assim, é provável que mantenha o motor 1.0 MPI flex de 3 cilindros e 12 válvulas, que gera 77 cv de potência e 9,6 mkgf de torque com gasolina. Com a utilização do etanol, os números sobem para 84 cv e 10,4 mkgf. O motor trabalha em conjunto com o câmbio manual de 5 marchas.
Já a sua lista de equipamentos não perde nada para o Gol Urban Completo. Ela possui ar-condicionado, direção hidráulica, retrovisores com ajuste elétrico, luzes de seta e tilt-down do lado direito, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro e central multimídia Composition Touch, de 6,5”, com Android Auto e Apple CarPlay. O preço dessa última edição ainda não foi divulgado.