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Antaq abre consulta pública para receber sugestões e contribuições a respeito da privatização do Porto de Santos, no estado de São Paulo

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 02/02/2022 às 10:29
São Paulo - Antaq - Porto de santos - Privatização
Vista aérea do canal do Porto de Santos, o mais movimentado da América Latina – créditos: Wikipédia

As opiniões e sugestões que os interessados derem a respeito da privatização do Porto de Santos, em São Paulo, servirá para análise feita pela Antaq. A consulta pública está disponível em formulário, no portal do órgão.    

No último dia 31 de janeiro, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Antaq, deu abertura a uma consulta pública como forma de receber sugestões e contribuições à respeito da privatização do Porto de Santos, localizado no estado de São Paulo. Os interessados ​​em contribuir com sua opinião têm até o dia 16 de março para isso. A consulta pública estará disponível no site da Antaq, através de formulário eletrônico.

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A Antaq resolveu instaurar essa consulta pública pois o prazo de concessão do terminal portuário Porto de Santos será de 35 anos, sendo renovável por mais 5 anos apenas.

Os investimentos que estão previstos para a realização de algumas adequações da infraestrutura portuária somam cerca de R$ 16 bilhões, e devem acontecer ao longo da vigência do contrato.

Com isso, a Antaq deseja saber a visão externa sobre a possível privatização do terminal portuário em São Paulo. Todas as opiniões e sugestões recebidas estarão disponíveis aos interessados ​​no portal da Antaq, assim que o período de consulta pública se encerrar, em março.

Valor de aporte e pagamento de taxas servirão para custear os trabalhos de fiscalização da Antaq

Segundo a Antaq, o valor do aporte inicial será de R$ 1,38 bilhão. Além disso, uma contribuição variável ao Poder Concedente, que equivale a 2,25% por ano sobre a receita bruta consolidada, deverá ser realizada.

Além do valor de aporte e a taxa sobre receita bruta consolidada, a futura concessionária também ficará responsável por realizar o pagamento de uma taxa anual de fiscalização, no valor de R$ 6,4 milhões, à Antaq. O valor dessa taxa servirá para custear os trabalhos de fiscalização e regulamentação do modelo de concessão.

O órgão também destacou que, de acordo com o modelo proposto pela agência, há uma previsão de um aporte financeiro cujo valor está em torno de R$ 3 bilhões, da futura concessionária, para que seja construído um túnel que servirá como uma ligação mais rápida e viável entre os municípios de Santos e Guarujá, em São Paulo.

Contratos para operação no Porto de Santos, em São Paulo

A Antaq também falou a respeito dos arrendatários, titulares de Contratos de Transição, dos armadores, transportadores marítimos e operadores portuários, dos Terminais de Uso Privado do complexo portuário, e das concessionárias ferroviárias que já operam no Porto de Santos, assim como também as empresas que pertencem ao grupo econômico, que poderão participar do processo licitatório a ser instaurado. Porém, há uma limitação para participação nesse processo, sendo 15% para participação individual e de 40% para quando fizerem parte dos consórcios de outros grupos, mas que sejam da mesma natureza.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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