Aliseo dará suporte às operações de carga, movimentação, transporte e armazenagem, entre outros, utilizados pela estatal nos campos do pré-sal
Centenas de vagas de emprego estão por vir em São João da Barra! A Aliseo, uma empresa brasileira de energia, engenharia, infraestrutura e serviços inserida nos mercados de logística e óleo e gás, investirá 500 milhões de reais (US$ 95 milhões) em uma base de logística offshore no porto do Açu, no Estado do Rio de Janeiro. Informou ontem (20/10) o governo fluminense.
Inicialmente, o projeto no maior complexo porto-indústria da América Latina, será focado nas operações de armazenamento, manuseio e carregamento de linhas flexíveis submarinas, que conectam poços de petróleo e gás às plataformas de produção.
Posteriormente a companhia pretende atender às demandas dos empreendimentos eólicos offshore, que devem entrar em operação na próxima década.
- Petrobras e Brasil boicotados pelo Ibama, diz ex-presidente do Senado! Estatal tenta explorar novo pré-sal, gerando 350 MIL novos empregos, mas esbarra na negativa do órgão
- Agora vai? Petrobras está otimista e espera explorar jazida de petróleo que vai gerar mais de 300 MIL empregos para os brasileiros
- Pré-sal: produção de petróleo e gás natural alcança recorde histórico no Brasil
- Governadora Fátima Bezerra impulsiona avanços nos investimentos da Brava Energia no Rio Grande do Norte.
O empreendimento está previsto para entrar em operação no primeiro semestre do ano que vem e promete gerar cerca de 500 vagas de emprego.
A base flexível de carregamento do Açu (Baçu) será instalada em uma área de 160 mil m², terá capacidade para armazenar mais de 500 carretéis de até 400 t e será equipada com quatro berços para embarcações de apoio.
BAÇU ocupa mais de 160 mil metros quadrados de área no Porto do Açu, e será a maior base logística de flexíveis do mundo!
Aliseo dará suporte às operações de carga, descarga, movimentação, controle, transporte e armazenagem de carretéis, bondes e acessórios flexíveis submarinos utilizados pela estatal nos campos do pré-sal.
As petroleiras renomadas TechnipFMC e NOV também possuem bases de linhas flexíveis no Açu, mas são unidades próprias, não disponíveis para outros fornecedores.
“Não somos fabricantes, mas prestadores de serviços logísticos. Queremos, então, fazer uma base aberta para o mercado geral que todos possam usar”, disse o diretor da Aliseo, Leandro Cariello.
“Outros players com projetos na bacia de Campos também precisarão de uma base de apoio para deixar as bobinas depositadas, fazer manutenção, descarte e limpeza. Nosso alvo são as empresas de petróleo e EPC, algumas das quais não possuem base própria”, disse Cariello.
Aliseo Empreendimentos e Participações S.A. é uma empresa brasileira de energia, engenharia, infraestrutura e serviços inserida nos mercados de logística e óleo e gás. Aliseo nasceu do Consórcio 3T, um consórcio criado pela Transdata e Splenda Offshore para participar do desenvolvimento da base de logística offshore no Porto do Açu (“BAÇU”) para a Petrobras.
A BAÇU ocupa mais de 160 mil metros quadrados de área com posição privilegiada na porção norte da área OSX Brasil – Porto do Açu, e será a maior base logística de flexíveis do mundo.