A Aliança Energia, empresa brasileira com atuação no mercado energético, após investimentos milionários, deu início às suas atividades com a usina de energia eólica Gravier, localizada no Ceará.
A usina de energia eólica Gravier, situada em Icapuí, no Litoral Leste do Ceará, começou a geração de eletricidade utilizando todos os seus 17 aerogeradores na última semana de 2022. Com uma adição de 71,4 MW de capacidade instalada e investimentos de aproximadamente R$ 400 milhões, a chegada desta nova usina eólica da Aliança Energia foi finalizada com sucesso nos termos técnicos, ambientais, operacionais e de saúde e segurança.
Usina de energia eólica no Ceará pode gerar energia para 180 mil residências
Segundo Carlos Henrique Afonso, diretor administrativo de Gravier e gerente de Implantação da Aliança Energia, a central possui capacidade instalada equivalente ao consumo de 550 mil pessoas, isto é, 180 mil residências, com o objetivo de gerar energia renovável e limpa rumo ao desenvolvimento de um futuro mais sustentável.
A eletricidade produzida pela planta no Ceará será ligada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), através de uma subestação (SE) da Chesf, a Mossoró IV, via linha de transmissão de 230 kV de 9 km de extensão.
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Maior turbina eólica do mundo é chinesa: turbina eólica da China bate recorde de 15 MW e gera energia para 160.000 residências
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
Marcos Liberato do Nascimento, gerente de Engenharia da Aliança Energia, ressalta que a materialização da usina de energia eólica representa um marco essencial na história da empresa. Segundo o gerente, o projeto foi idealizado, construído e estruturado por meio da equipe própria da empresa, o que traz ainda mais orgulho.
A engenharia da Aliança, em todas as áreas, trabalhou de forma consolidada desde o começo do projeto, sempre visando capturar o máximo de sinergia com o Complexo Eólico Santo Inácio e agregar maior atratividade econômica e técnica do empreendimento no Ceará.
Município do Ceará já conta com 170 MW instalados
A empresa já opera em Icapuí o Complexo Eólico Santo Inácio (Cesi), que completou 5 anos de atividades em dezembro do último ano. Com a entrada em operação da usina de energia eólica, a Aliança Energia soma 1.328 MW de potência instalada, onde 170 MW deste total estão em Icapuí, expandindo ainda mais a participação da energia eólica na matriz energética nacional e seu compromisso em contribuir para a qualidade de vida da população local.
Segundo a gerente de Usinas Eólicas e Solares, Christina Maciel Luz, na fase de instalação da usina eólica foram gerados mais de 600 empregos diretos, sendo grande parte deles com colaboradores da região.
Também foram feitos investimentos em programas sociais e ambientais, reforçando o compromisso da Aliança Energia com a população do Ceará. Christian ressalta que a empresa continua gerando oportunidades e rendas para famílias da região, atuando de forma sustentável.
Conheça a Aliança Energia
A Aliança Energia é uma empresa brasileira que atua no mercado de geração e venda de eletricidade, sediada em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. A empresa está entre as maiores privadas de geração de energia elétrica do país, com capacidade total instalada de 1.257 MW por meio de sete usinas hidrelétricas em operação no estado, entre elas Funil e Aimorés, e um complexo eólico no Ceará. A empresa também está prosseguindo com as obras de instalação do projeto de energia eólica Acauã, no Rio Grande do Norte (109,20 MW).
A companhia foi fundada em 2015, e já surge no mercado entre as maiores companhias privadas de geração do Brasil, contribuindo com o parque gerador privado do país. A Aliança Energia também foca seus investimentos futuros na geração de energia em diversas fontes, como energia eólica, solar e muitas outras, para assegurar a diversificação e sustentabilidade de suas atividades.