1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Além da queda na produção da Petrobras, ANP informa que produção de petróleo no Brasil caiu 6%
Tempo de leitura 3 min de leitura

Além da queda na produção da Petrobras, ANP informa que produção de petróleo no Brasil caiu 6%

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 27/04/2021 às 18:23
ANP – petróleo – Petrobras
Plataforma de petróleo/ Fonte: Exame
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Reuters disponibiliza dados da ANP sobre a produção de petróleo no 1º tri; resultados apontaram que tal queda teve forte influência da Petrobras

Os dados da ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, divulgados nesta segunda-feira (26/04) através da Reuters, mostram que a produção de petróleo do Brasil teve uma queda no 1º trimestre de 6% comparado ao mesmo período do ano passado. Tal diminuição na produção de petróleo teve grande influência da Petrobras, devido a recuo na produção.

ANP mostra dados da produção de petróleo e gás natural do 1° tri

No 1º trimestre de 2021, a média da produção de petróleo do Brasil foi de 2,8 milhões barris por dia e a produção de gás natural no período foi de 131,2 milhões m³/d. Em comparação com o mesmo período do ano passado, a produção de petróleo foi de 3 milhões de barris por dia; a produção de gás natural neste ano teve um aumento de 1%, segundo dados da ANP.

A Petrobras obteve produção de petróleo de 2,1 milhões de barris por dia no período de janeiro a março deste ano. Segundo a ANP, houve queda de 5%. A estatal, que é responsável por 75% da produção no Brasil, em termos de produção de gás natural, também obteve uma queda de 1%, produzindo 96,5 milhões de metros cúbicos por dia, mostram dados da ANP.

A Petrobras informou que irá divulgar hoje (27/04) o seu relatório de produção de petróleo e gás natural no 1º trimestre. A ANP não apontou os motivos por tal recuo na produção da estatal, o relatório que será divulgado deve mostrar tais informações.

A Shell, petrolífera anglo-holandesa, que é a segunda maior em termos de produção no Brasil e a principal sócia da Petrobras, correspondeu por 12% da produção de petróleo no 1º trimestre. A ANP mostrou que a empresa que atua na extração e refino, produziu cerca de 343,7 mil barris de petróleo por dia – um recuo de 8% quando comparado ao mesmo período do ano de 2020.

Produção de petróleo no último mês do 1º trimestre

No mês de março, a ANP mostrou que a produção de petróleo brasileira foi de 2,84 milhões de barris por dia e a produção de gás natural foi de 126 milhões de metros cúbicos. Tais dados mostram, de forma respectiva, um recuo de 4,3% na produção de petróleo e um aumento de 3,5% de gás natural, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Já a Petrobras teve uma produção de petróleo de 2 milhões de barris por dia e de gás natural um total de 95,45 milhões de metros cúbicos por dia – dados da ANP mostram uma queda de 5% e 0,2% respectivamente.

Petrobras faz devolução de bloco exploratório à ANP

Arrematado em 2017 durante o 3º leilão do pré-sal, o bloco exploratório Peroba foi devolvido para a ANP pelo consórcio feito pela Petrobras, BP e CNODC – respectivamente 40%, 40% e 20% de controle da área. O local é o primeiro insucesso de aquisição em partilha de produção, trazido de volta pelo ex-presidente Michel Temer.

A ANP divulgou que no bloco exploratório foi furado somente um poço, em lâmina d’água de 2,1 mil metros e 300 km ao sul do Rio de Janeiro. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, disse que no local foi identificado uma acumulação de gás, tendo o CO2 como fluido principal. Petrobras, BP e CNODC devolveram à ANP toda a área em janeiro.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos