A utilização de drones nas plantas de mineração da Alcoa está crescendo cada vez mais e, com isso, a empresa começa a investir ainda mais no uso da tecnologia para tornar a produção mais eficiente, com bons resultados no monitoramento da exploração mineral
Aderindo cada vez mais às novas soluções de inovação dentro dos processos produtivos na mineração, a companhia Alcoa amplia a utilização de drones em suas plantas e começa a verificar os benefícios da tecnologia. Assim, a empresa comentou na quinta-feira, (26/05), sobre os pontos positivos da utilização da tecnologia para o monitoramento da produção, visando mais controle de toda a cadeia de exploração dos minérios.
Companhia Alcoa avança no uso de drones para o monitoramento da produção em suas plantas de mineração e aproveita benefícios da tecnologia na exploração mineral
Os drones são equipamentos desenvolvidos por volta da década de 1980 com foco na utilização militar, mas foram se popularizando ao longo das décadas e, hoje, possuem diversas utilizações que vão desde o uso industrial até o entretenimento. Assim, diversas empresas começaram a utilizar essa tecnologia para ampliar as possibilidades de monitoramento da cadeia produtiva em segmentos diversos, mas principalmente dentro do ramo da exploração mineral no território nacional.
- Histórico! Peru fecha acordo para fabricar parte do KF-21 e pode operar caça de 5ª geração antes de toda a América Latina!
- Com investimento superior a R$ 20 BILHÕES, nova fábrica de celulose no Brasil irá gerar 10 mil empregos durante obra e terá uma produção astronômica de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano!
- 05 profissões que garantem Green Card nos Estados Unidos: Farmacêuticos, Professores e trabalhadores da indústria são prioridades!
- Investimento milionário: Grupo Olho D’Água anuncia nova fábrica de açúcar com R$ 150 milhões e cria centenas de vagas de emprego!
E, entre as companhias que aderiram ao uso dos drones na mineração, a empresa Alcoa é uma das maiores referências em todo o Brasil, uma vez que vem expandindo ainda mais a utilização da tecnologia em sua produção. A principal planta de exploração mineral da Alcoa que se beneficia atualmente desses equipamentos é a de Juruti, localizada no estado do Pará.
O projeto de utilização dos drones no local iniciou em 2019 e, aos poucos, a empresa conseguiu ampliar fortemente o uso dessa tecnologia para o monitoramento da cadeia de exploração mineral. A Alcoa afirmou que iniciou sua utilização apenas na produção de bauxita no local, mas que essa foi apenas a porta de entrada para novos usos da tecnologia na mineração.
Isso pois, atualmente, a empresa expandiu o uso dos drones e eles fazem parte de todo o processo de produção dos minérios, auxiliando na rotina de trabalho por meio do monitoramento de supressão vegetal, lagoas de rejeitos, áreas recuperadas, infraestrutura de mina e inspeção de bordas de platores. Com isso, a empresa se tornou referência nacional ao aderir essa tecnologia em toda a sua exploração mineral no território brasileiro.
Transformação digital e adesão à tecnologia são pilares da companhia e utilização de drones na produção é apenas um dos passos para a inovação na mineração
A companhia de mineração Alcoa reforça que a busca por novas inovações com tecnologia dentro do segmento da mineração é o principal pilar de crescimento da empresa atualmente. Isso pois a utilização dos drones comprovou a importância de processos automatizados e digitalizados para garantir mais eficiência na produção, uma vez que a empresa consegue um monitoramento mais eficiente e à longa distância da sua cadeia produtiva de forma mais simples e prática.
Dessa forma, Marco Martini, gerente Regional de Digital, comentou sobre o uso da tecnologia e a importância dos drones dentro da mineração da companhia e afirmou ainda que “A utilização de drones em nossas operações têm se tornado constante e acredito que, em breve, teremos mais oportunidades de alavancar esta tecnologia, mitigando os riscos e aumentando a nossa produtividade”.
Por fim, o presidente da Alcoa Brasil, Otávio Carvalheira, destacou a transformação digital como porta de entrada para novos caminhos em busca de um crescimento responsável e com muita eficiência, além de ressaltar como os drones foram importantes para a expansão na produção e o interesse da empresa em buscar ainda mais soluções para o futuro.