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Alcance de 3.000 km e carga completa em 5 minutos: a nova patente da Huawei pode ser uma grande revolução nos veículos elétricos

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 20/06/2025 às 08:05
veículos elétricos, Huawei
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Nos últimos anos, o avanço das baterias de estado sólido se tornou um dos temas mais comentados no setor de tecnologia e mobilidade elétrica. Empresas de todo o mundo investem pesado nessa promessa, que pode transformar o futuro dos carros elétricos. Agora, um novo anúncio da Huawei movimenta ainda mais essa corrida global.

A Huawei anunciou um avanço que pode mudar o rumo da indústria de carros elétricos. A empresa chinesa apresentou uma nova arquitetura de bateria de estado sólido com alto potencial de autonomia e segurança.

A novidade reacendeu a disputa global por esse tipo de tecnologia, vista como o próximo grande salto no setor automotivo.

Corrida intensa pela nova geração de baterias

As baterias de estado sólido são tratadas como o futuro da mobilidade elétrica. Elas prometem viagens longas sem preocupações com recarga.

No entanto, ainda há obstáculos para a produção em larga escala. Nenhum fabricante oferece esse tipo de bateria nos veículos atuais, embora empresas como Toyota, Volkswagen e Mercedes estejam envolvidas em pesquisas ou parcerias.

Enquanto a Toyota prevê o uso comercial a partir de 2028, algumas marcas chinesas já fazem testes com bons resultados. A produção em massa, porém, segue como o maior desafio.

Patente da Huawei detalha ganhos expressivos

A Huawei apresentou uma patente com promessas ousadas. A nova bateria pode atingir densidades energéticas entre 400 e 500 Wh/kg, o que representa de duas a três vezes mais do que as baterias de íons de lítio atuais.

O diferencial técnico está na dopagem dos eletrólitos de sulfeto com nitrogênio, técnica usada para evitar reações secundárias na interface do lítio.

Esse sempre foi um obstáculo comum nas baterias de estado sólido. O projeto da Huawei busca melhorar a estabilidade eletroquímica, além de ampliar a segurança e prolongar a vida útil da bateria.

Números impressionam, mas ainda são teóricos

A Huawei afirma que sua nova tecnologia pode oferecer até 3.000 km de autonomia e permitir cargas completas em apenas cinco minutos.

Mas especialistas alertam: esses dados são teóricos e exigiriam uma infraestrutura de carregamento que ainda não está disponível comercialmente.

Mesmo assim, a proposta chamou a atenção de concorrentes em todo o mundo. O avanço da Huawei gerou preocupação entre empresas japonesas e sul-coreanas, que observam o crescimento chinês com cautela.

China lidera em número de patentes

O salto da Huawei reflete um movimento mais amplo no setor tecnológico e automotivo da China.

Com investimentos bilionários do governo, o país começa a dominar também a frente das baterias de estado sólido.

Hoje, empresas chinesas registram mais de 7.600 patentes desse tipo por ano, o equivalente a 36,7% das patentes globais.

A Huawei, mesmo sem fabricar baterias de energia diretamente, vem se aprofundando na pesquisa de novos materiais.

Além dela, outras marcas como Xiaomi também investem no setor. O objetivo é quebrar barreiras de autonomia. A Xiaomi, por exemplo, trabalha para que seu modelo SU7 ultrapasse os 1.200 km com uma só carga.

Apesar das promessas, ainda levará tempo para que baterias de estado sólido estejam presentes nos carros vendidos ao público.

A Huawei pode ter dado um passo importante, mas os próximos capítulos dessa corrida tecnológica ainda estão em aberto. A infraestrutura, os custos e a produção em larga escala seguem como grandes desafios.

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Abalen Abirached
Abalen Abirached
29/06/2025 14:52

Até 2030 só não terá carro elétrico quem quiser usar carros obsoletos. Os gargalos até 2030 vão acabar. As baterias de estado sólido acabam com o problema de ficar na estrada, os motores radiais ou usando fios de carbono vão aumentar o rendimento, o torque e a potência dos motores e o aumento de pontos de recarga vai dar tranquilidade nas viagens longas. Além disso as novas baterias vão durar muito mais, não vão pegar fogo 🔥 e diminuirão de preço, pois não usarão terras raras. Tudo a favor do carro elétrico que usa energia limpa, não polui o ar e tem custo de manutenção muito baixo…

DINN
DINN
22/06/2025 17:57

Chegando ao Brasil, a máfia da Anfavea vai triplicar o Preço para vender no CUSTO BRASIL, porque o brasileiro B…O PAGA😱

Última edição em 1 mês atrás por odivalgcruz
Renato
Renato
Em resposta a  DINN
24/06/2025 13:43

Falou pouco e falou tudo.

Ubiraci Costa
Ubiraci Costa
22/06/2025 09:12

Mesmo que essa tecnologia prospere teremos muita água pra navegar,estrutura pra carregamento,vida util dessas baterias e não se pode esquecer que o aumento da densidade das baterias aumenta o risco de explosão e incêndio, só o tempo dirá o que acontecerá.

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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