A Aker Solutions foi premiada com um contrato principal para apoiar a entrega de um sistema de compressão submarina para o campo Jansz-Io, operado pela Chevron Austrália na costa da Austrália.
A primeira ordem da Aker Solutions de serviço sob o contrato principal será para engenharia e projeto front-end de uma estação de compressão submarina que impulsionará a recuperação de gás do campo. O escopo FEED também cobrirá um flutuador de energia e controle não tripulado, bem como serviços gerais de engenharia de sistemas de campo. A estação de controle de campo distribuirá energia onshore para a estação de compressão submarina.
O sistema de compressão de gás impulsionará a recuperação do gás de maneira mais econômica e com menor impacto ambiental do que uma solução convencional de compressor semissubmersível. A Aker Solutions em 2015 entregou o primeiro sistema de compressão submarina do mundo para o campo Åsgard da Equinor, na costa da Noruega.
-
Trump e o comércio global: As 4 decisões de 2025 que afetam o Brasil e a economia, além das tarifas de café e cacau, impactando exportações
-
3 carros usados que são espaçosos, com motores potentes e robustos, manutenção conhecida e custam de R$ 30 a R$ 130 mil
-
Canhão eletromagnético japonês dispara a 7 vezes a velocidade do som
-
O julgamento do STJ sobre o PASEP pode facilitar a vida de milhares de servidores, transferindo para o Banco do Brasil a tarefa de provar tudo
“A Aker Solutions tem trabalhado em estreita colaboração com seus parceiros, a MAN Energy Solutions e a ABB, para reduzir o tamanho e o custo do sistema de compressão”, disse Luis Araujo, diretor executivo da Aker Solutions. “Estamos entusiasmados por trabalhar com a Chevron Australia em nossa tecnologia de compressores para impulsionar a recuperação no campo de Jansz-Io.”
A compressão ajudará a manter as taxas de produção de gás de platô à medida que a pressão do reservatório diminui ao longo do tempo. Embora tais compressores tenham sido tipicamente instalados em plataformas acima do nível do mar, colocá-los no fundo do mar e perto dos poços melhora as taxas de recuperação e reduz os custos operacionais e de capital.
O campo de Jansz-Io está localizado a cerca de 200 km da costa noroeste da Austrália Ocidental, a aproximadamente 1.350 metros abaixo da superfície. O campo de Jansz-Io faz parte do Projeto Gorgon, operado pela Chevron Austrália, um dos maiores desenvolvimentos de gás natural do mundo.
“A Austrália será o primeiro local fora da Noruega a usar a tecnologia de compressão submarina. A Aker Solutions está presente no Oeste da Austrália há mais de 20 anos e esperamos trabalhar de forma colaborativa com a indústria local neste desenvolvimento”, disse Araujo. Consulte a matéria original em inglês aqui.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.