Carro elétrico da GM-Wuling Air EV sairá da China e terá exportação para outros países ainda este ano. O modelo possui autonomia de até 300 km e estreará na Indonésia no terceiro trimestre.
A GM-Wuling, na esteira do sucesso do Mini EV, apresentou seu terceiro mini carro elétrico, o Air EV, na Indonésia. Este lançamento representa um marco essencial para a joint-venture da China, já que este é o primeiro modelo da empresa a ser exportado para outros países. Com base na plataforma Global Small Electric Vehicle (GSEV), compartilhada com o Hong Guang Mini EV e o Baojun KiWi EV, o carro elétrico da empresa estará à venda já no segundo semestre deste ano, na Indonésia.
Detalhes do carro elétrico GM Air EV
O novo modelo da empresa da China será produzido na fábrica de Cikarang, em Java Ocidental, para o mercado local. É importante ressaltar que o país do sudeste asiático é o único local onde a SGMW possui uma fábrica fora da China e possui uma forte presença.
Após o bem-sucedido Hong Guang Mini EV e o Nano EV, lançado no último ano, a empresa está adicionando o Air EV, um terceiro mini carro elétrico, que será o primeiro modelo elétrico da marca voltado para a exportação global.
- Novo BYD Z9 GT 2025: Wagon de 858 cavalos, 0 a 100 em 3,6 segundos e por metade do preço do concorrente!
- Novo Honda Civic Type R 2024: 297 cavalos, R$ 430 mil e 0-100 em 5,5 segundos: O esportivo MAIS insano da Honda!
- Multa vai rolar solta! Cidade implementa LOMBADAS ELETRÔNICAS e motoristas que descumprirem as regras sofrerão em dose dupla: perdendo dinheiro e com pontos na CNH
- Custando R$ 80 mil reais, SUV 4×4 Ford Ecosport Storm faz 11,4 km/l com autonomia de até 593 km com seus 180 cv
O Air EV utiliza uma nova linguagem de design da empresa da China, incluindo o logotipo global silver. As características do estilo incluem os faróis baixos, uma traseira vertical integrada a uma barra horizontal que vai de uma ponta a outra, e também DRLs integrados que se assemelham ao design do conjunto óptico visto na frente.
O modelo disponível para exportação é ainda um pouco maior que o Mini EV, medindo 1.506 mm de largura, 2.972 mm de comprimento e 1.630 mm de altura.
O carro elétrico conta com duas variantes de distância entre-eixos diferentes, uma com 2.009 mm para o modelo de quatro assentos, que adiciona janelas traseiras mais altas que as dianteiras, e outra mais curta, que mede 1.635 mm para dois passageiros.
Carro elétrico da GM disponível para exportação custará R$ 40 mil
Estando acima do Mini EV, o Air EV será equipado com um motor elétrico dianteiro de 40 cavalos, permitindo que o carro elétrico atinja uma velocidade máxima de 100 km/h. Além disso, o carro elétrico será alimentado por uma bateria de fosfato de ferro de lítio que conta com uma capacidade não revelada, mas que pode oferecer ao veículo uma autonomia de até 300 km em uso urbano.
Na China, os preços do carro elétrico começarão em pouco menos de 55 mil yuans (R$ 40.800) para o modelo SWB e 65 mil yuans (R$ 48.200) para o modelo LWB. O modelo será lançado em seu país de origem já no terceiro trimestre e ainda não há previsão de exportação.
Na Indonésia, o Wuling Air EV será o carro oficial da parceria para a Cúpula do G20 de 2022, que acontecerá em Bali, em novembro.
Mini EV fecha o último ano em alta
O Wuling Hongguang Mini EV fechou o ano de 2021 em alta na China como o carro elétrico mais vendido isoladamente, conseguindo superar o Tesla Model Y, que liderou a categoria SUV elétrico.
Segundo os dados da Associação Chinesa de Automóveis de Passageiros, em dezembro do último ano, foram vendidos 50.561 Wuling Hong Guang Mini EV’s, representando o recorde de vendas entre todos os carros elétricos atuais. Até então, nenhum outro modelo elétrico superou a venda de 50 mil unidades em apenas um mês.