Missão oficial do Mapa negocia abertura de mercados e cooperação técnica com países do Caribe e América Central.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) iniciou, em 8 de agosto, missão à América Central e Caribe para fortalecer o comércio agropecuário brasileiro com mais exportações.
A agenda inclui ampliar a cooperação técnica e articular a participação dos países na 23ª Junta Interamericana de Agricultura, que será sediada em Brasília, em novembro.
No Panamá, a delegação se reuniu com o vice-chanceler Carlos Hoyos e autoridades do Ministério de Desenvolvimento Agropecuário (Mida).
-
Recorde histórico: agro brasileiro fatura US$ 15,6 bilhões em julho
-
Gigante do leite: vaca mineira produz 343 litros em 3 dias e quebra marca histórica
-
Números gigantes da pecuária do Brasil: abate de bois, porcos e frangos dispara — e produção de ovos e leite alcança patamar histórico
-
China troca soja dos EUA pela brasileira e causa perdas bilionárias ao comércio agrícola norte-americano
Houve avanço nas tratativas para ampliar as exportações de proteína animal, frutas, alimentos para pet food e material genético. Também foram discutidos ajustes técnicos para acelerar protocolos sanitários em negociação.
Cooperação e abertura de mercado
O diálogo abriu espaço para cooperação técnica e científica, integração regional e novas parcerias entre Mapa, Embrapa e Mida. A expectativa é abrir o mercado panamenho para produtos brasileiros e assinar memorando sobre sanidade animal e vegetal. Em 2024, o comércio agropecuário com o Panamá somou US$ 89,6 milhões, com destaque para cereais, farinhas e preparações.
Etapa em Barbados
Em 11 de agosto, a missão esteve em Barbados. As conversas abordaram oportunidades para ampliar o comércio em carnes, material genético, frutas e grãos. Além disso, as delegações discutiram cooperação técnica e elaboração de memorando para abrir o mercado local a produtos brasileiros, como carne bovina e material genético avícola e bovino. A meta é assinar o documento e anunciar as aberturas de mercado no curto prazo.
Próximos destinos
A missão seguirá para São Vicente e Granadinas e Granada. O encerramento ocorrerá no Peru, durante a reunião do Comitê Executivo do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), reforçando a presença brasileira na agenda agropecuária regional.