Home > Sem categoria

Agora é oficial: A Petrobras resolve privatizar 4 refinarias

Paulo Nogueira
por
-
20-04-2018 16:30:03
em Sem categoria

Funcionários da Petrobras  prometem protestos implacáveis em resposta a este medida de Pedro Parente, saibam quais são as refinarias

A Petrobras apresentou ao mercado uma proposta para vender o controle acionário e a operação de quatro refinarias de petróleo, duas no Nordeste e duas no Sul. A proposta foi apresentada pelo presidente da estatal, Pedro Parente, mas ainda precisa ser aprovada pelo Conselho de Administração e a Diretoria Executiva da petroleira. A proposta prevê que a iniciativa privada ficaria com 60% das ações e a Petrobras com 40% das unidades.

As parcerias incluiriam, também, 12 terminais terrestres e aquaviários. No Nordeste, as unidades que podem ser privatizadas são a Refinaria Abreu e Lima e a Landulpho Alves. No Sul, a Petrobras quer transferir o controle acionário da Refinaria Presidente Getúlio Vargas e da Alberto Pasqualini. Juntas, as quatro refinarias têm capacidade de processar 846 mil barris por dia. Ao todo, a estatal tem 13 refinarias e detém 99% da capacidade de refino do país. O presidente da estatal, Pedro Parente, comentou que a venda deve começar neste ano e pode ser concluída no ano que vem. Fonte EBC.

Petroleiros prometem protestos

Movimentos sindicais e petroleiros da Petrobras já estão se organizando na tentativa de frear o processo de privatização. Representantes da categoria afirmam que este manobra de vender seu poder acionário em forma de parceria, é apenas um caminho para entregar a empresa a iniciativa privada e todo o tesouro brasileiro pelos caminhos “legais”. Segundo a Data Folha, 70% dos brasileiros é contra a privatização, será que você está incluso neste porcentagem?

Tags:
Paulo Nogueira
Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.