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Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprova documentação para prorrogação da concessão ferroviária da Malha Sudeste para a operação da companhia MRS Logística

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 29/07/2022 às 11:08
O TCU concedeu o aval ao governo para a renovação antecipada do contrato de administração da ferrovia MG-RJ-SP para a MRS e a empresa terá o controle da malha pelos próximos 30 anos, com foco nos investimentos para o transporte de cargas
Fonte: Guia Marítimo

Visando garantir a continuidade da operação da Malha Sudeste pela companhia MRS Logística e proporcionar mais qualidade nas ferrovias da região, a ANTT aprovou a documentação e os estudos para a prorrogação do contrato de concessão ferroviária.

Durante essa última quarta-feira, (27/07), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou, na 74.ª Reunião Extraordinária de Diretoria, os estudos técnicos e a documentação necessária para a prorrogação antecipada da concessão ferroviária da Malha Sudeste à companhia MRS Logística. Dessa forma, a agência pretende dar continuidade à operação pela empresa nos próximos 30 anos para continuar com os serviços de qualidade da companhia logística nos transportes da região Sudeste.

Contrato de concessão ferroviária da Malha Sudeste com a MRS Logística será prorrogado por mais 30 anos após aprovação da documentação pela ANTT

A ANTT realizou a 74.ª Reunião Extraordinária de Diretoria nesta semana e aprovou uma série de estudos técnicos e documentações necessárias para a prorrogação antecipada de diversos contratos públicos, incluindo o contrato de concessão ferroviária da Malha Sudeste à companhia MRS Logística. Agora, a agência pretende realizar uma nova cerimônia para a assinatura da prorrogação antecipada do contrato já na próxima sexta-feira, visando acelerar o processo e finalizá-lo quanto antes. 

A companhia MRS Logística é a responsável pela operação da Malha Sudeste desde o ano de 1996 e o contrato de concessão ferroviária tem prazo de 30 anos. Mas a ANTT pretende antecipar a renovação do acordo, que deveria acontecer somente ao fim do prazo, no ano de 2026.

Toda a operação da Malha Sudeste inclui os serviços que se executam sobre a principal infraestrutura ferroviária do sudeste brasileiro, região mais populosa do país e de maximizada relevância à economia nacional, garantindo um escoamento de qualidade e com segurança das produções na região. 

Dessa forma, a empresa de logística atua fornecendo os serviços em mais de 1.643 km de extensão, perpassando os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, com operação nos portos de Santos, Itaguaí, Sudeste, Guaíba e Rio de Janeiro.

A MRS Logística então utiliza de mais de 800 locomotivas e de 18 mil vagões, correspondendo a 16% da frota ferroviária nacional, para garantir os serviços de operação da Malha Sudeste com a fiscalização da ANTT desde o ano de 1996. 

Prorrogação antecipada do contrato de concessão ferroviária da Malha Sudeste à companhia beneficiará escoamento de cargas na região 

A operação da MRS Logística na Malha Sudeste garante um ótimo escoamento produtivo da região e cerca de 30% de toda a carga ferroviária brasileira passa pelos trilhos operados pela empresa, de acordo com a ANTT. Dessa forma, garantir a continuidade do contrato de concessão ferroviária pelos próximos 30 anos é proporcionar ainda mais segurança nessas atividades e a continuidade de um serviço de alta qualidade prestado há décadas. 

Além disso, a ANTT afirma que a prorrogação antecipada do contrato também permitirá  diversificação de cargas, maior segurança e melhoria na mobilidade urbana, com um total de R$ 9,7 bilhões em investimentos (Capex) na capacitação da malha ferroviária, na aquisição de ativos e em projetos de interesse público. Ademais, também serão aplicados mais R$ 21 bilhões ao longo de todo o contrato de concessão ferroviária para a operação dos trilhos do Sudeste brasileiro. 

Saiba mais sobre a MRS Logística

A MRS Logística é uma empresa de operação ferroviária criada junto à ANTT durante o ano de 1996 e atua na região do Sudeste do país e conecta regiões produtoras de commodities minerais e agrícolas e alguns dos principais parques industriais do país aos maiores portos da região Sudeste, garantindo mais qualidade ao escoamento produtivo da área.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

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