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Aeroporto de Frankfurt dá passo histórico rumo ao “Net Zero” com inauguração de usina solar vertical

Escrito por Rannyson Moura
Publicado em 05/11/2025 às 09:46
O Aeroporto de Frankfurt inaugurou uma usina solar vertical com 37 mil módulos e capacidade para gerar 17,4 milhões de kWh por ano. O projeto, pioneiro na Alemanha, reforça a meta de operar com emissão zero de gases de efeito estufa até 2045.
O Aeroporto de Frankfurt inaugurou uma usina solar vertical com 37 mil módulos e capacidade para gerar 17,4 milhões de kWh por ano. O projeto, pioneiro na Alemanha, reforça a meta de operar com emissão zero de gases de efeito estufa até 2045.
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O Aeroporto de Frankfurt inaugurou uma usina solar vertical com 37 mil módulos e capacidade para gerar 17,4 milhões de kWh por ano. O projeto, pioneiro na Alemanha, reforça a meta de operar com emissão zero de gases de efeito estufa até 2045.

O Aeroporto de Frankfurt, um dos mais movimentados da Europa, acaba de inaugurar uma usina solar vertical inédita em sua estrutura. A instalação, com 37 mil módulos e 2.800 metros de comprimento, marca um passo decisivo rumo à neutralidade climática. A expectativa é que o sistema gere até 17,4 milhões de quilowatts-hora de eletricidade por ano, toda destinada ao consumo interno do complexo aeroportuário.

A energia gerada abastecerá não apenas as operações do aeroporto, mas também a frota de veículos elétricos e os sistemas de climatização dos terminais. Dessa forma, o projeto reforça a transição energética e o compromisso do grupo Fraport com o futuro sustentável do transporte aéreo.

Usina solar vertical se destaca pela eficiência e pelo respeito ambiental

De acordo com a Fraport, a usina solar vertical utiliza um formato inovador: módulos instalados em posição vertical, voltados para o leste e o oeste. Esse design garante captação solar contínua ao longo do dia, aproveitando tanto a luz da manhã quanto a da tarde, o que reduz as oscilações no fornecimento de energia.

Além disso, a disposição vertical permite que a vegetação local cresça livremente sob os painéis, já que a luz solar e a chuva não são bloqueadas. “Essas vantagens tornam as cercas fotovoltaicas atraentes não apenas para o nosso aeroporto, mas também para o espaço público”, explicou o presidente da Fraport, Dr. Stefan Schulte.

Expansão planejada e integração com outras usinas solares do aeroporto

A nova usina solar se soma às instalações fotovoltaicas já existentes sobre os telhados do aeroporto e nos estacionamentos. Outras unidades ainda serão instaladas no novo Terminal 3, fortalecendo a matriz energética renovável do complexo.

Segundo a operadora, o modelo vertical complementa as usinas tradicionais, que atingem o pico de geração ao meio-dia. Combinadas, as duas tecnologias oferecem fornecimento solar mais estável e eficiente durante todo o dia.

Durante a cerimônia de inauguração, o ministro da Economia, Energia e Transporte do estado de Hessen, Kaweh Mansoori, destacou o impacto positivo do projeto: “O Aeroporto de Frankfurt é o portal de Hessen para o mundo e um importante empregador na região. A inauguração de hoje é um marco para o fornecimento de energia sustentável e um compromisso com a inovação e o progresso.”

Meta ambiciosa: neutralizar emissões até 2045

O objetivo da Fraport é operar o aeroporto de Frankfurt com o status Net Zero até 2045, o que significa eliminar totalmente as emissões de gases de efeito estufa, não apenas o CO₂.

“Até, no máximo, 2045, a Fraport operará o Aeroporto de Frankfurt com o status Net Zero, ou seja, neutro em gases de efeito estufa e livre de CO₂. O fator central para isso é claro: nossa matriz elétrica será composta, em grande parte, por energias renováveis”, afirmou Schulte.

Ele lembrou ainda que o grupo já utiliza cotas de energia eólica desde 2021, atingindo cerca de 90% de energia renovável no total. A partir de 2026, entra em vigor o contrato de compra de energia (PPA) com a EnBW, garantindo 85 megawatts de eletricidade verde — o suficiente para cobrir 100% da demanda do aeroporto.

Projeto reforça liderança da Alemanha na transição energética

O desenvolvimento da usina solar vertical começou em 2022, após testes bem-sucedidos, e sua ampliação teve início na primavera de 2024. Durante o processo, foram considerados critérios ambientais rigorosos, respeitando os períodos de reprodução da fauna e preservando as áreas verdes próximas às pistas.

A instalação é vista como uma vitrine de inovação energética. “Nos últimos meses, muitos representantes da política regional, urbanistas e colegas de aeroportos internacionais puderam ver isso de perto. Dentro do sistema de pistas de Frankfurt, existem ainda várias possibilidades de expansão, que já estamos estudando”, revelou Schulte.

A ampla atenção internacional recebida pela tecnologia confirma a liderança alemã no uso de soluções sustentáveis para grandes infraestruturas. “A entrada em operação de hoje é um marco rumo à nossa meta climática Net Zero”, destacou o presidente da Fraport.

Enquanto isso, Mansoori reforçou o apoio do governo local: “Como principal acionista da Fraport AG, o governo de Hessen apoia integralmente a estratégia de sustentabilidade do grupo”, afirmou.

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Rannyson Moura

Graduado em Publicidade e Propaganda pela UERN; mestre em Comunicação Social pela UFMG e doutorando em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG. Atua como redator freelancer desde 2019, com textos publicados em sites como Baixaki, MinhaSérie e Letras.mus.br. Academicamente, tem trabalhos publicados em livros e apresentados em eventos da área. Entre os temas de pesquisa, destaca-se o interesse pelo mercado editorial a partir de um olhar que considera diferentes marcadores sociais.

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