1. Início
  2. / Concursos Públicos e Federais
  3. / Concurso da Aeronáutica abre 242 novas vagas para candidatos de ensino médio completo
Localização PE, RJ, SP Tempo de leitura 3 min de leitura

Concurso da Aeronáutica abre 242 novas vagas para candidatos de ensino médio completo

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 02/01/2023 às 23:59
Atualizado em 04/01/2023 às 23:58
Aeronáutica abre 242 novas vagas para candidatos de ensino médio e técnico para atuar em diferentes áreas, incluindo mecânica e informática
Foto: Divulgação
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A Aeronáutica está com centenas de vagas abertas em seu novo concurso público para candidatos com ensino médio e técnico completo.

O Comando da Aeronáutica do Brasil anunciou a abertura de centenas de vagas em seu novo exame de admissão para o Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica para o ano de 2024. O objetivo do concurso público é contratar 242 novos oficiais de ambos os sexos, com ensino médio e técnico completos, para atuação em diversas áreas, incluindo informática e mecânica. As oportunidades são destinadas para sete distritos navais da Aeronáutica, entre eles Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

Vagas abertas pela Aeronáutica em seu concurso público com foco em candidatos de ensino médio e técnico

No total, a Aeronáutica oferece 242 vagas para o posto de sargento em vários setores da corporação. Os candidatos serão avaliados e admitidos primeiramente para o Curso de Formação de Sargentos e, em seguida, ocuparão o cargo de Terceiro Sargento. As vagas estão distribuídas entre as seguintes áreas para o ensino médio e técnico:

Mecânico de Aeronaves

Responsável pela manutenção preventiva e corretiva de aeronaves militares, o que inclui operação e testes de alguns sistemas.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Material Bélico

Responsável pelos serviços técnicos de manutenção, instalação e estocagem de material bélico aéreo e terrestre.

Eletricidade e Instrumentos

Realiza manutenção dos sistemas eletroeletrônicos e de instrumentos das aeronaves, sendo responsável pela operação e testes dos sistemas e dos instrumentos das aeronaves.

Estrutura e Pintura

Responsável por executar serviços de estrutura, manipulação e pintura de plásticos e similares tanto em aeronaves quanto seus componentes.

Equipamento de Voo

O sargento especialista em equipamento de voo é o militar responsável pelos serviços de manutenção e operação dos equipamentos de voo a bordo das aeronaves.

Suprimento

Responsável por coordenar os processos de recebimento, inspeção, conferência, armazenagem, embalagem, expedição e recolhimento de material aeronáutico.

Guarda e Segurança

Responsável por realizar serviços de segurança das instalações, defesa de pontos sensíveis, atividade de Polícia da Aeronáutica, participa de missões de busca e resgate, entre outros.

Controle de Tráfego Aéreo

Responsável por garantir a separação entre as aeronaves nos espaços aéreos controlados e fornecer informações aeronáuticas aos pilotos.

Saiba como se inscrever no concurso público da Aeronáutica

Para concorrer a uma das vagas abertas no concurso de ensino médio e técnico da Aeronáutica, o candidato deve fazer a inscrição no período de 23 de fevereiro a 15 de março de 2023, diretamente pelo site da Aeronáutica.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 80. Os candidatos inscritos no CadÚnico, ou que sejam doadores de medula óssea, possuem o direito de solicitar a isenção da taxa.

No ato da inscrição, o candidato deve optar pelo distrito de sua preferência, conforme a área escolhida:

  • Belém – PA;
  • Manaus – AM;
  • Rio de Janeiro – RJ;
  • Canoas – RS;
  • São Paulo – SP;
  • Recife – PE;
  • Brasília – DF.

Requisitos exigidos pela Aeronáutica em seu concurso público

Para concorrer a uma das vagas disponibilizadas no concurso público para ensino médio e técnico, os interessados devem atender alguns requisitos mínimos, tais como:

  • Ser brasileiro;
  • Ter mais de 17 anos;
  • Não ter completado 25 anos até a data de sua incorporação;
  • Estar em dia com suas obrigações eleitorais e militares;
  • Possuir a escolaridade exigida para o cargo;
  • Caso seja do sexo masculino, não ser detentor de Certificado de isenção do Serviço Militar motivado por incapacidade física, moral ou mental;
  • Não ter sido expulso ou julgado desertor, nos termos da legislação que regula o Serviço Militar;
  • Não estar cumprindo pena por crime comum, eleitoral ou militar, nem estar submetido a medida de segurança.

Para conferir os detalhes relacionados à inscrição, basta acessar o site oficial da FAB.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos