1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Adeus Yamaha? Honda tornado 250 desbanca concorrente ao vender 10x mais
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Adeus Yamaha? Honda tornado 250 desbanca concorrente ao vender 10x mais

Escrito por Débora Araújo
Publicado em 24/07/2024 às 10:17
Nova Tornado chega em breve: Relembre a história da Honda Tornado 250, a moto que deu dor de cabeça à Yamaha.
Foto: Divulgação

Nova Tornado chega em breve: Relembre a história da Honda Tornado 250, a moto que deu dor de cabeça à Yamaha.

A Honda Tornado 250 está de volta ao mercado, agora equipada com um motor de 300 cilindradas e um impressionante pacote eletrônico. A nova XR promete fazer sucesso em diversos terrenos, seja nas estradas, nas cidades ou nas trilhas. A Honda superou sua principal concorrente, a Yamaha, vendendo dez vezes mais unidades. Originalmente lançada em 2001, a Tornado 250 baseou-se na então nova CBX 250 Twister, trazendo essa tecnologia para uma proposta on-off road.

Honda Tornado 250 entrega 23,3 cv de potência

Na época em que foi lançada, o modelo dividiu espaço nas lojas com a veterana XR 200, mas não havia como comparar, visto que a 250cc estava há vários degraus acima. A superioridade em relação à rival Yamaha começava no motor, visto que a Honda Tornado 250 era movida por um moderno DOHC de 249 cm³, com direito a radiador de óleo e câmbio de 6 velocidades. Entregava assim 23,3 cv de potência e 2,4 kgfm de torque.

Sendo alta, esguia, resistente e forte, a Tornado continuou à venda em países como a Argentina por muitos anos, além disso, o modelo da Honda se destacava na ciclística. Tinha balança traseira em alumínio, aros de 21 polegadas e 18 polegadas também em alumínio, chassi de berço duplo, pedaleiras off-road, suspensão traseira com link e quase 30 cm de vão livre do solo. Ainda era possível regular a altura do braço.

Na tecnologia, a Honda Tornado 250 apresentava freio a disco na dianteira e painel LCD. Com esta ficha técnica impressionante, o modelo não deu chances para a concorrente Yamaha. Foi lançada em 2001 e logo alcançou o topo das vendas da categoria, deixando opções como XR 200 para trás e, principalmente, a Yamaha.

Quantas unidades da Honda Tornado 250 foram vendidas?

Na época, a marca concorrente era representada no nicho pela XT 225. Contudo, o modelo não teve fôlego para fazer frente com a nova moto da Honda. Em 2003, por exemplo, a XR 250 vendeu 10 vezes mais a rival Yamaha, chegando a 18.287 unidades, contra 1.776 e este fenômeno se repetiu em muitos outros calendários.

Uma goleada sem precedentes. Desta forma, a XT 225 precisava de um ano inteiro para vender o mesmo que a Tornado emplacava em pouco mais de um mês. Essa diferença levou a Yamaha a reagir, lançando a Lander 250.

A empresa caprichou na nova XTZ 250 Lander, que compartilhava motor e outros itens com a nova Fazer 250. Apesar de não bater a Tornado em vendas, a Lander conseguiu devolver a Yamaha ao páreo. Fortalecida por inovações, como injeção eletrônica, a XTZ vendeu 13.900 unidades logo em seu primeiro ano completo nas lojas, 2007, ante 25.360 da XR 250.

Desta forma, a Honda Tornado 250 seguiu líder até sua aposentadoria, em 2008. Na época, saiu de linha para dar lugar à XRE 300. Já a Lander permanece no mercado desde seu lançamento, em 2006, recebendo atualização nos quesitos design, conforto e tecnologia em 2018.

Como é o novo modelo da Honda Tornado?

Uma nova moto Honda está chegando ao Brasil, visto que a marca lançou a aguardada XR Tornado 300 L, que busca reforçar seu elenco. O modelo será vendido em versão única e estará disponível apenas em uma única cor, sendo ela a vermelha.

A garantia é de 3 anos, as revisões regulares acontecem a cada 6 mil km, e algumas contam com trocas de óleo gratuitas. O novo modelo chega às lojas em agosto e tem preço sugerido de R$ 27.690. O valor tem como base o estado de São Paulo e não considera despesas como frete ou seguro.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Débora Araújo

Escrevo sobre energias renováveis, automóveis, ciência e tecnologia, indústria e as principais tendências do mercado de trabalho. Com um olhar atento às evoluções globais e atualizações diárias, dedico-me a compartilhar sempre informações relevantes.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x