BYD King é o novo carro da BYD que promete chegar ao mercado brasileiro em breve. Desempenho anunciado pela montadora destaca 1200 km de autonomia para competir diretamente com o Toyota Corolla, líder de vendas no país.
Desde que a BYD confirmou que investiria no mercado de veículos brasileiro, ainda em 2021, há rumores de que a marca chinesa apostará no segmento de sedãs médios para brigar com o Toyota Corolla. Primeiro, mera mencionado o Qin Plus, entretanto, a mídia agora fala do sucessor desse modelo, o produto que de fato chegará para brigar com o líder disparado do segmento no Brasil, provavelmente a partir de 2025. Trata-se do novo carro da BYD, o BYD King.
Conheça o BYD King, sedã hibrido que promete ser o rival do Toyota Corolla
O novo carro da BYD é uma evolução do próprio Qin Plus, também com motorização híbrida plug-in (PHEV), com recarga externa. Apesar da mudança de nome e do visual renovado, a silhueta da carroceria e a presença de componentes do antecessor, como toda a estamparia lateral, colunas e vidros, indicam que o BYD King não é tão diferente assim do Qin. O visual dianteiro é diferente, com uso de uma grade gigante, em formato de carretel, e com divisórias horizontalmente filetadas, além de novos faróis e para-choque.
A traseira também está diferente, apesar de forma menos radical: as lanternas, ainda interligadas, foram redesenhadas e agora contam com lentes escurecidas, enquanto o para-choque e tampa do porta-malas receberam novos vincos e recortes. As mudanças geraram um pequeno ganho de dimensões. Em relação ao Qin Plus, o novo carro da BYD, rival do Toyota Corolla, ganhou quase 2 cm em comprimento, para 4,78 metros.
- Nem elétrico, nem gasolina ou hidrogênio: Ferrari choca o mundo com este novo supercarro
- Os 10 piores carros para comprar no Brasil: Modelos cheios de problemas que podem virar um pesadelo
- Honda City hatch 2025: 17 km/l, 4 versões, 126 cv e preços entre R$ 117.500 e R$ 141.400! é o melhor da categoria?
- Nova lei do Detran impõe novas regras de validade para CNH, pode cancelar carteiras de habilitação com final 0 a 9 e tornar um pesadelo a vida dos motoristas
Contudo, os 1,84m de largura, 149m de altura e quase 2,72 de entre-eixos são medidas idênticas às do modelo antigo. entretanto, as medidas mostram que o BYD King ocupará o segmento de sedãs médios, para dar dor de cabeça ao Corolla.
Novo carro da BYD entrega 260 cavalos de potência
A BYD não divulgou qual será a motorização do King, entretanto, um dado importante na apresentação deixou escapar: 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos, o que indica o uso de uma variante mais potente do motor 1.5 DM-i híbrido plug-in do SUV Song Plus. O motor a combustão é o mesmo, 1.5 quatro-cilindros 16V aspirado de ciclo Atkinson, com 110 cavalos de potência e 13,8 kgfm de torque.
Contudo, o motor elétrico de 179 cavalos e 32,5 kgfm do Song Plus dá lugar a outro de 197 cavalos e 33,1 kgfm, superando assim os 260 cavalos de potência combinada. O conjunto de baterias do BYD King, rival do Toyota Corolla, fabricado pela própria BYD, pode chegar a 18,3 kWh de capacidade, superando os 100 km de autonomia em modo apenas elétrico, segundo o ciclo chin~es WLTC.
A autonomia combinada, de acordo com a chinesa, superaria os 1.200 km, com consumo de até 26,3 km/l nesse mesmo parâmetro.
BYD já registra rival do Toyota Corolla no Brasil
A mídia, inclusive, descobriu que o novo carro da BYD já foi registrado com o nome King no final do ano passado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Entretanto, o lançamento do modelo não deve acontecer tão cedo.
As prioridades da marca para este ano são o subcompacto elétrico Dolphin Mini e uma picape média híbrida plug-in, ainda sem nome, que virá para concorrer no segmento de Toyota Hilux e Ford Ranger. Esta, inclusive, foi vista nas ruas da Austrália com imagens se espalhando rapidamente pelas redes sociais, revelando o modelo sem camuflagem e causando impacto significativo na indústria automotiva.