1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Adeus Toyota Corolla: BYD King chega ao mercado com 260cv, fazendo 26 km/l e autonomia combinada de 1.200 km
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Adeus Toyota Corolla: BYD King chega ao mercado com 260cv, fazendo 26 km/l e autonomia combinada de 1.200 km

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 22/01/2024 às 22:17
Atualizado em 27/01/2024 às 10:43
BYD King chega ao mercado com 260cv, fazendo 26 kml e autonomia combinada de 1.200 km
Foto: Divulgação/BYD

BYD King é o novo carro da BYD que promete chegar ao mercado brasileiro em breve. Desempenho anunciado pela montadora destaca 1200 km de autonomia para competir diretamente com o Toyota Corolla, líder de vendas no país.

Desde que a BYD confirmou que investiria no mercado de veículos brasileiro, ainda em 2021, há rumores de que a marca chinesa apostará no segmento de sedãs médios para brigar com o Toyota Corolla. Primeiro, mera mencionado o Qin Plus, entretanto, a mídia agora fala do sucessor desse modelo, o produto que de fato chegará para brigar com o líder disparado do segmento no Brasil, provavelmente a partir de 2025. Trata-se do novo carro da BYD, o BYD King.

Conheça o BYD King, sedã hibrido que promete ser o rival do Toyota Corolla

O novo carro da BYD é uma evolução do próprio Qin Plus, também com motorização híbrida plug-in (PHEV), com recarga externa. Apesar da mudança de nome e do visual renovado, a silhueta da carroceria e a presença de componentes do antecessor, como toda a estamparia lateral, colunas e vidros, indicam que o BYD King não é tão diferente assim do Qin. O visual dianteiro é diferente, com uso de uma grade gigante, em formato de carretel, e com divisórias horizontalmente filetadas, além de novos faróis e para-choque.

A traseira também está diferente, apesar de forma menos radical: as lanternas, ainda interligadas, foram redesenhadas e agora contam com lentes escurecidas, enquanto o para-choque e tampa do porta-malas receberam novos vincos e recortes. As mudanças geraram um pequeno ganho de dimensões. Em relação ao Qin Plus, o novo carro da BYD, rival do Toyota Corolla, ganhou quase 2 cm em comprimento, para 4,78 metros.

Contudo, os 1,84m de largura, 149m de altura e quase 2,72 de entre-eixos são medidas idênticas às do modelo antigo. entretanto, as medidas mostram que o BYD King ocupará o segmento de sedãs médios, para dar dor de cabeça ao Corolla.

Novo carro da BYD entrega 260 cavalos de potência

A BYD não divulgou qual será a motorização do King, entretanto, um dado importante na apresentação deixou escapar: 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos, o que indica o uso de uma variante mais potente do motor 1.5 DM-i híbrido plug-in do SUV Song Plus. O motor a combustão é o mesmo, 1.5 quatro-cilindros 16V aspirado de ciclo Atkinson, com 110 cavalos de potência e 13,8 kgfm de torque. 

BYD King chega ao mercado com 260cv, fazendo 26 kml e autonomia combinada de 1.200 km
Foto: BYD/Divulgação

Contudo, o motor elétrico de 179 cavalos e 32,5 kgfm do Song Plus dá lugar a outro de 197 cavalos e 33,1 kgfm, superando assim os 260 cavalos de potência combinada. O conjunto de baterias do BYD King, rival do Toyota Corolla, fabricado pela própria BYD, pode chegar a 18,3 kWh de capacidade, superando os 100 km de autonomia em modo apenas elétrico, segundo o ciclo chin~es WLTC.

A autonomia combinada, de acordo com a chinesa, superaria os 1.200 km, com consumo de até 26,3 km/l nesse mesmo parâmetro.

BYD já registra rival do Toyota Corolla no Brasil

A mídia, inclusive, descobriu que o novo carro da BYD já foi registrado com o nome King no final do ano passado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Entretanto, o lançamento do modelo não deve acontecer tão cedo.

As prioridades da marca para este ano são o subcompacto elétrico Dolphin Mini e uma picape média híbrida plug-in, ainda sem nome, que virá para concorrer no segmento de Toyota Hilux e Ford Ranger. Esta, inclusive, foi vista nas ruas da Austrália com imagens se espalhando rapidamente pelas redes sociais, revelando o modelo sem camuflagem e causando impacto significativo na indústria automotiva.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x