1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / Adeus, Netflix? Procon processa Netflix por taxa de compartilhamento de senha; usuários enfrentarão impacto negativo ?
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Adeus, Netflix? Procon processa Netflix por taxa de compartilhamento de senha; usuários enfrentarão impacto negativo ?

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 07/09/2024 às 20:11
“netflix”, “procon”, “multa”, “max”, “disney+”
foto/reprodução: Skorzewiak/ Shutterstock
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Para a tristeza de todos, outras gigantes do streaming, como Max e Disney+, também devem seguir a mesma estratégia ainda esse ano!

O Procon do Paraná decidiu ir contra uma das políticas mais polêmicas da Netflix: a cobrança de taxa pelo compartilhamento de senhas entre usuários. Em uma ação recente, a entidade classificou a medida como abusiva e ilegal, pedindo sua anulação. Mas, como se não bastasse a polêmica, outras plataformas como Max e Disney+ também estão se preparando para adotar a mesma estratégia, gerando ainda mais insatisfação entre os assinantes, de acordo com o site olhardigital.

Procon entra com ação contra Netflix

Em uma iniciativa inédita, o Procon do Paraná resolveu se posicionar contra a Netflix. A entidade registrou, na última segunda-feira (2), uma ação para derrubar as taxas de compartilhamento de senha que a gigante do streaming implementou. A medida, que começou a ser adotada no Brasil em maio, exige que os assinantes paguem uma taxa extra de R$ 12,90 por cada perfil compartilhado fora de sua residência.

Segundo o Procon, a cobrança é vista como ilegal e abusiva, ferindo os direitos dos consumidores. Além disso, o processo também se baseia em uma multa de R$ 11 milhões, já aplicada pelo Procon de Minas Gerais à Netflix em julho, pelos mesmos motivos. O caso está agora sendo julgado no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, e a expectativa é que essa batalha ainda se estenda.

Outras plataformas também vão adotar a medida

“netflix”, “procon”, “multa”, “max”, “disney+”
foto/reprodução: rafapress /Shutterstock

Se você achou que essa polêmica seria exclusiva da Netflix, melhor se preparar. Seguindo os mesmos passos, tanto o Max quanto o Disney+ já anunciaram que vão barrar o compartilhamento de senhas em suas plataformas em breve. O motivo? O prejuízo financeiro gerado pelos “espertinhos” que compartilham contas.

O presidente global de streaming da Warner Bros. Discovery, JB Perrette, confirmou que o Max começará a implementar a restrição de senhas já em 2024, como uma tentativa de reduzir as perdas registradas no último trimestre. E o Disney+? Bem, se você é assinante da plataforma da Disney, prepare-se, porque o fim do compartilhamento de senhas está marcado para setembro de 2024.

O impacto no bolso dos assinantes

Além das restrições de compartilhamento, os valores das assinaturas não estão escapando dessa onda de mudanças. No caso do Disney+, os preços das assinaturas da plataforma, do Hulu e do ESPN+ também vão aumentar. Ou seja, além de não poder dividir a conta com amigos, você ainda vai ter que desembolsar um pouco mais para continuar maratonando suas séries favoritas.

Netflix se mantém em silêncio

Até o momento, a Netflix não se pronunciou oficialmente sobre o processo movido pelo Procon do Paraná. No entanto, é de se esperar que a empresa, que enfrenta críticas constantes desde a implementação da medida, adote uma postura firme para defender sua estratégia. Afinal, o compartilhamento de senhas tem sido um tema polêmico no mundo do streaming, e parece que as plataformas estão dispostas a enfrentar a resistência dos usuários.

“netflix”, “procon”, “multa”, “max”, “disney+”
foto/reprodução: ia

Portanto, essa batalha entre as plataformas de streaming e os assinantes promete ainda muitos capítulos. O que resta saber é se, no final das contas, essas medidas vão realmente gerar o impacto financeiro esperado ou se a insatisfação dos consumidores levará a uma reviravolta.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x