Adeus SUV da Citroën? Montadora vai mal das pernas no quesito de vendas no mercado brasileiro, totalizando apenas 463 unidades vendidas, ficando atrás de concorrentes como Pulse, Tracker e Creta
O Citroën C4 Cactus estreou no mercado brasileiro, trazendo um design revolucionário e uma abordagem única. No entanto, as vendas do SUV da Citroën estão abaixo do esperado. Até agora, apenas 463 unidades foram vendidas em 2024 (de janeiro a março), o que sugere uma performance de vendas desapontadora comparada aos rivais Fiat Pulse, Hyundai Creta e Chevrolet Tracker.
Ainda não há confirmações sobre o destino do modelo SUV C4 Cactur, e qualquer previsão é apenas especulação, incluindo a nossa.
Novo C4 Cactus
Citroën C4 Cactus é mais caro que rivais Fiat Pulse, Hyundai Creta e Chevrolet Tracker
Recentemente, a Citroën tem se concentrado no lançamento de seus dois novos modelos, o C3 e o C3 AirCross, que têm se saído bem até agora. Confira abaixo algumas razões para as vendas do SUV C4 Cactus terem sido um desastre:
- É por isso que o motor do carro vibra na partida?
- Ford reduz preços de seus veículos em até 18% na Argentina após medida do presidente Milei
- General Motors cria sistema de demissão peculiar: os 5% piores saem! Modelo tem gerado polêmica
- Montadora dona da Fiat, Citroen, Jeep e outras vai abrir 1500 vagas de emprego no Brasil e lançar marca chinesa no país
- Concorrência Intensa: O mercado de SUVs compactos no Brasil é extremamente competitivo. Existem vários modelos, alguns mais acessíveis ou mais equipados, que lutam pela preferência dos consumidores.
- Preço Alto: A versão mais acessível do SUV C4 Cactus é vendida por R$ 111.990, segundo o configurador no site oficial da marca. Isso é mais caro que o Fiat Pulse, quase o mesmo preço do Nissan Kicks e um pouco mais barato que o Hyundai Creta e o GM Tracker. Competir nessa faixa de preço é desafiador.
- Falta de Atualizações: Desde seu lançamento em 2018, o SUV não recebeu atualizações significativas, o que pode afastar alguns compradores em potencial.
Pontos Fortes do C4 Cactus: Apesar das baixas vendas, o SUV da Citroën possui várias qualidades:
- Design Inovador: O estilo único do C4 Cactus ainda é um de seus maiores atrativos.
- Conforto: O veículo tem dimensões generosas para um SUV compacto, com 1,71 metros de largura, 1,48 metros de altura, 4,17 metros de comprimento e um entre-eixos de 2,60 metros, oferecendo um bom espaço interno.
- Tecnologia Avançada: O SUV vem equipado com central multimídia touchscreen de 10 polegadas, lanternas traseiras com efeito 3D e recursos de segurança como acionamento automático das luzes de emergência em frenagens bruscas, travamento automático das portas e porta-malas em movimento, ESP (controle dinâmico de estabilidade) e ASR (sistema antipatinagem).
A despeito dessas características, as vendas continuam a não atender às expectativas, embora o veículo apresente boas especificações. É prematuro definir o futuro do C4 Cactus no Brasil.
Finalmente, é importante notar que a Citroën confirmou o lançamento de um novo SUV, o Bassalt, para o mercado brasileiro ainda este ano, já anunciado na página inicial do site oficial da montadora.
Adoraria saber se você tem ou já teve um Citroën. Conte para nós na seção de comentários a sua experiência com a marca. Não se esqueça de ativar as notificações do CPG para acompanhar todas as novidades do mundo automobilístico. Até a próxima!
Ótimo carro… mecânica excelente… conforto espetacular…lindo estilo…um carro show
Estou no terceiro Citroen Xsara Picasso , o primeiro ano 2003 2.0 118cv , o segundo ano 2008 2.0 automático 143cv e o atual ano 2007 1.6 Flex , adoro o carro pois tem um conforto sem igual pra todos os passageiros , não é de dar problema, excelente marca Citroen, só quem nunca teve é que fala mal , ou é desinformado.
Já tive 05 Citroens zero km desde 2015 e todos só me deram muito prazer em dirigir, economia de combustível nas viagens longas de SP para Goiás, Tocantins e Maranhão. Mas o C4 Lounge motor THP com teto solar foi o mais empolgante e atrevido frente a Jetta, Honda Civic, Virtus, TCross, Sandero RS dentre outros. Esse carro tinha uma aceleração nervosa, grudava no chão e era bom de curva com apenas meio acelerador já chegava a velocidades surpreendentes.