Adeus SUV da Citroën? Montadora vai mal das pernas no quesito de vendas no mercado brasileiro, totalizando apenas 463 unidades vendidas, ficando atrás de concorrentes como Pulse, Tracker e Creta
O Citroën C4 Cactus estreou no mercado brasileiro, trazendo um design revolucionário e uma abordagem única. No entanto, as vendas do SUV da Citroën estão abaixo do esperado. Até agora, apenas 463 unidades foram vendidas em 2024 (de janeiro a março), o que sugere uma performance de vendas desapontadora comparada aos rivais Fiat Pulse, Hyundai Creta e Chevrolet Tracker.
Ainda não há confirmações sobre o destino do modelo SUV C4 Cactur, e qualquer previsão é apenas especulação, incluindo a nossa.
Novo C4 Cactus
Citroën C4 Cactus é mais caro que rivais Fiat Pulse, Hyundai Creta e Chevrolet Tracker
Recentemente, a Citroën tem se concentrado no lançamento de seus dois novos modelos, o C3 e o C3 AirCross, que têm se saído bem até agora. Confira abaixo algumas razões para as vendas do SUV C4 Cactus terem sido um desastre:
-
Novo SUV brasileiro é mais potente que Toyota Corolla Cross, mais barato que um mini SUV, faz 705 km com um único tanque e promete fazer inveja ao Hyundai Kona e Kia Niro
-
Toyota Yaris Cross: novo mini SUV mais barato do Brasil, chega ao mercado em outubro fazendo 32 km/l, com nota máxima em segurança no ASEAN NCAP e surpreende consumidores
-
Nova Toyota Hilux 2027 surpreende com motor híbrido turbodiesel de 204 cv, câmbio de 8 marchas e pacote Adas completo: o que muda no visual, interior e tecnologia?
-
Novo Chevrolet Tracker 2026: central multimídia conectada, Wi-Fi nativo, motor 1.2 turbo com 141 cv e cinco anos de garantia resolvem as críticas do passado? Veja o que mudou no SUV
- Concorrência Intensa: O mercado de SUVs compactos no Brasil é extremamente competitivo. Existem vários modelos, alguns mais acessíveis ou mais equipados, que lutam pela preferência dos consumidores.
- Preço Alto: A versão mais acessível do SUV C4 Cactus é vendida por R$ 111.990, segundo o configurador no site oficial da marca. Isso é mais caro que o Fiat Pulse, quase o mesmo preço do Nissan Kicks e um pouco mais barato que o Hyundai Creta e o GM Tracker. Competir nessa faixa de preço é desafiador.
- Falta de Atualizações: Desde seu lançamento em 2018, o SUV não recebeu atualizações significativas, o que pode afastar alguns compradores em potencial.
Pontos Fortes do C4 Cactus: Apesar das baixas vendas, o SUV da Citroën possui várias qualidades:
- Design Inovador: O estilo único do C4 Cactus ainda é um de seus maiores atrativos.
- Conforto: O veículo tem dimensões generosas para um SUV compacto, com 1,71 metros de largura, 1,48 metros de altura, 4,17 metros de comprimento e um entre-eixos de 2,60 metros, oferecendo um bom espaço interno.
- Tecnologia Avançada: O SUV vem equipado com central multimídia touchscreen de 10 polegadas, lanternas traseiras com efeito 3D e recursos de segurança como acionamento automático das luzes de emergência em frenagens bruscas, travamento automático das portas e porta-malas em movimento, ESP (controle dinâmico de estabilidade) e ASR (sistema antipatinagem).
A despeito dessas características, as vendas continuam a não atender às expectativas, embora o veículo apresente boas especificações. É prematuro definir o futuro do C4 Cactus no Brasil.
Finalmente, é importante notar que a Citroën confirmou o lançamento de um novo SUV, o Bassalt, para o mercado brasileiro ainda este ano, já anunciado na página inicial do site oficial da montadora.
Adoraria saber se você tem ou já teve um Citroën. Conte para nós na seção de comentários a sua experiência com a marca. Não se esqueça de ativar as notificações do CPG para acompanhar todas as novidades do mundo automobilístico. Até a próxima!
Preconceito contra a marca existe, no entanto, tenho um C4 Shine Pack THP 2019 há 2 anos e rodei 20.000km. O carro é ótimo, com desempenho extraordinário, confortável e seguro. A frenagem de emergência confere mais segurança. Consumo de 14km/l (G) e 10,5 (E) são compatíveis com o veículo e desempenho.
Com relação ao valor do carro, o zero km pode ser encontrado por valores bem abaixo da tabela. Muito satisfeito!
Tenho um C4 Cactus Shine Pack THP BiTon, a muito tempo que não tinha um Carro Tão Bom, a Cereja do Bolo chama -se THP da BMW e MiniCooper, Poucas Pessoas sabem desse Detalhe, além de Andar Muito, no caso de Leve Acelerador chega aos 14 Km/L na Rodovia e 11,5 Km/Lna Cidade com Gasolina,como o Desempenho dele Melhora Muito com o Etanol, ultimamente estou usando esse Biocombustivel que Não Polui e Anda Mais, o C 4 tem alguns detalhes que Faltam num Carro do Valor dele, mas a Compensação vem no Motor, na Altura do Solo, no Ângulo de Entrada e Saída, assim como o Controle de Tração Gripen onde melhora a condução Terra,Lama, Areia e Alerta de 💥 Colisão, Relação Custo/Benefício Muito Boa com Peso do Carro Abaixo dos Concorrentes e Torque Excelentes de Kgf/m 24,5 e Relação Peso Potência de Apenas 7kg/ CV, sem Falar no Design do Carro de um Porte que Impressionante, o meu é 21/22 e se Fabricar até o Fim do Ano compro outro com o Maior Prazer, esse Carro me Faz Lembrar do Audi A3 Turbo 2000 com 220 CV e também um GolGTI nos Anos 90 foram Marcantes pra mim, só não Entendo a Citroen querer Acabar com a Cereja do Bolo o Nosso Potente THP.
Tenho um C4 feel pack 2022 um ótimo carro, confortável,bom desempenho mesmo na versão aspirada,um câmbio AT muito bom, não tenho o que reclamar